Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
COPROFAM EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR, CAMPESINA E INDÍGENA www
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional.
“Contra a fome e a violência sexista”
36ª Reunião Ordinária Brasília, 19 e 20 de março de 2009 Síntese das apresentações de experiências de formulação de Políticas Públicas. Trabalho resultante.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Segurança alimentar e mercados institucionais
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Psicologia e Segurança Pública
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
ATER MARCO LEGAL.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
1.
REUNIÕES REGIONAIS.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
CÁRITAS BRASILEIRA MISSÃO TESTEMUNHAR E ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO, DEFENDENDO E PROMOVENDO A VIDA E PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO SOLIDÁRIA DE.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Seminário Indicadores e Monitoramento da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil...no contexto do SISAN.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009

A Política Nacional A formulação da Política Nacional foi um deliberação da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (I CNDRSS), realizada de 25 a 28 de junho de 2008 que reuniu, em suas três etapas, um público de mais de 30 mil participantes.

A Política Nacional A Conferência criou as condições para o aprofundamento do debate sobre o desenvolvimento rural sustentável culminando na construção coletiva e aprovação em Plenário de um texto de caráter político, denominado Documento Final, que tem por finalidade subsidiar a elaboração da Política Nacional.

A Política Nacional A proposta de construção da Política é fruto de um conjunto de debates desencadeados tanto pelas instituições governamentais quanto pelos movimentos e organizações sociais e traduz o resultado dos debates e elaborações acumulados nos dez anos de existência do Condraf.

A Política Nacional Principais desafios: Afirmar um projeto estratégico que valorize o protagonismo político dos sujeitos sociais e afirme uma nova visão sobre o desenvolvimento indicando rumos, orientações e posicionamentos na construção de um projeto de futuro para o Brasil Rural que seja parte do desenvolvimento nacional, com sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade.

A Política Nacional Elementos centrais Redução das desigualdades sociais e regionais; Soberania e segurança alimentar e nutricional; Ampliação da participação social; Universalização dos direitos fundamentais; Distribuição de renda; Reforma Agrária; Conservação da biodiversidade e convivência com biomas Promoção de igualdade de gênero, geração, raça e etnia; Visão ampliada e crítica sobre o rural; Caráter intersetorial do desenvolvimento; Reconhecimento e garantia dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais

2009 Debate: Papel do Rural no Desenvolvimento Nacional Debate e aprovação dos capítulos da Política:apresentação; introdução; concepção do rural; princípios e objetivos Apresentação e debate dos capítulos: arranjos institucionais; marco legal e pacto federativo Apresentação e debate dos capítulos: diretrizes; eixos e política e programas de financiamento de DRS março dezembro maio junho Aprovação da estrutura do Documento Base da Política setembro A Política Nacional Cronograma

2010 Aprovação do Documento Base Lançamento da Política Debates Públicos fevereiro março abril a dezembro A Política Nacional Cronograma

A Política Nacional Estrutura Geral do Documento Base da Política 1. Apresentação 2. Introdução 3. Concepção de Rural 4. Princípios 5. Objetivo 6. Diretrizes 7. Eixos 8. Políticas e programas de financiamento de Desenvolvimento Rural Sustentável 9. Arranjos institucionais 10. Marco legal 11. Pacto federativo

Venha ajudar na construção da Política! VOCÊ É PARTE DESSA HISTÓRIA!

Mais informações: Secretaria do Condraf – SBN, Q.01, Bl D, Ed. Palácio do Desenvolvimento, 8ª andar – CEP: Brasília(DF) Telefones: (61) /9871 – Fax: (61) Visite o portal do Condraf:

CONDRAF 10 anos “POR UM BRASIL RURAL COM GENTE!