Processo Judicial Virtualizado: o caso da 10ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Campo Grande/MS Alexandre Golin Krammes - golin@softplan.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Previdência Social PLANO DE AÇÕES PRIORITÁRIAS INSS Agosto de 2007.
Advertisements

Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo Eletrônico e
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Trabalho 6 Fernando Baliani da Silva. Certificação digital Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança.
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
Certificação Digital na CAIXA
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Módulo Iniciante.
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Certificação Eletrônica e Assinatura Digital ANVISA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
CONVIAS CGVias Departamento de Controle de Uso das Vias Públicas
Selos Eletrônicos Estado do Amazonas.
Segurança em documentos eletrônicos Softplan/Poligraph
Implantação das Tabelas Padronizadas do Conselho Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Fundação Aplicações de Tecnologias Críticas - Atech
Nota Fiscal Eletrônica
CONTRATOS ELETRÔNICOS: EFICÁCIA PROBANTE
Prefeitura de Santo André
CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO.
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
Certificação Digital.
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CENÁRIO FISCAL ?
DISTRITO FEDERAL.
Certificação Digital Assinatura Digital.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Julho de 2007.
Gestão de Processos e Tecnologia da Informação
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Benefícios.
QUALIDADE DO JUDICIÁRIO
GEO-OBRAS Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
1 III Jornada de Trabalhos Lei Maria da Penha Conselheira Andréa Pachá.
Resultados da Prova de Conceito para Implantação de Solução CAS – TJMS
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Tribunal de Justiça de Santa Catarina Agosto | 2014 CONTRATO SOFTPLAN IV ENCONTRO DOS GESTORES SAJ.
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
O SISTEMA DE SEGURANÇA NO CITIUS/HABILUS
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 39 Emissão da Análise Preliminar de Risco no PDA (Assistente Pessoal Digital)
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
EQUIPE AGLAIA P. SANTANA LILIAN L. MORAES LUCIANE M. MARQUES.
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
VIRTUALIZAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
Do processo eletrônico
Documentos Eletrônicos
Informatização do Processo Judicial
AUTOMAÇÃO BANCÁRIA As instituições financeiras passaram, nos últimos trinta anos ou mais, investindo pesado em tecnologia avançada capaz de viabilizar.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Garantia Disponibilidade Redução no tempo Agilize seus processos internos, eliminando entradas paralelas de NF-e ao digitar o DANFE. Agilidade.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
De Olho nas Metas Relatório de acompanhamento das 5 Metas do Todos Pela Educação.
Transcrição da apresentação:

Processo Judicial Virtualizado: o caso da 10ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Campo Grande/MS Alexandre Golin Krammes - golin@softplan.com.br Daniele Bittencourt - danieleb@tj.ms.gov.br Samuel Fernandes Ribeiro - samuel@softplan.com.br Welington Leite Serapião - welingto@softplan.com.br

Estrutura do Trabalho Introdução Visão Geral sobre o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) Fluxos de Trabalho (Workflow) Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) Segurança da Informação A 10ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande Conclusão

SAJ nas Justiças Estaduais Acre Alagoas Amazonas Mato Grosso do Sul Rio Grande do Norte Santa Catarina São Paulo

Fluxos de Trabalho (Workflow) “Ferramentas que têm por finalidade automatizar processos, racionalizando-os e, conseqüentemente, aumentando sua produtividade por meio de dois componentes implícitos: organização e tecnologia”. Tadeu Cruz, 2000 Na 10ª Vara existem 2 fluxos, um para processos cíveis e outro para processos criminais.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) Não é objetivo do GED eliminar totalmente a manipulação de papéis, mas propor modos alternativos para a utilização de informações documentárias, permitindo, dentre outras coisas, evitar a duplicação abusiva de documentos; classificar documentos segundo critérios diversos e autorizar o acesso a informação e conhecimentos pertinentes aos interessados, além de melhorar a segurança e a perenidade dos arquivos. Maria Terezinha Angeloni, 2002

Segurança da Informação Garantir a integridade e a validade jurídica dos dados inseridos nas pastas digitais, através do uso de protocolos criptográficos seguros, infra-estrutura de chave pública e protocolização digital com fundamento em quatro princípios. Integridade Autenticidade Não-repúdio Irretroatividade

A 10ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Campo Grande/MS Criada através da Resolução n. 454, de 27 de outubro de 2004, a Vara não possui processos físicos. Todos são originalmente virtuais. Primeiro processo em 10 de fevereiro de 2005.

No presente trabalho foram considerados 110 dias de funcionamento do sistema. Nesse período foram distribuídos 976 processos. 18.055 era o número de páginas de processos até 30 de maio de 2005. 27 dias de tempo médio entre a distribuição e a sentença.

Em dados atualizados no dia 10 de agosto já são: 2165 processos distribuídos 763 Cíveis 1402 Criminais 830 processos arquivados

CONCLUSÕES INICIAIS Melhora sensível no tempo necessário para efetivar a prestação jurisdicional. Melhora do ambiente de trabalho. Ampliação do acesso à Justiça. Agilidade no processamento dos feitos. Fato que causou maior procura no Juizado (!). Questões de ergonomia.

Resta dizer, ao mesmo tempo em que já é possível notar a modernização e a racionalização dos trabalhos de órgãos públicos com a aplicação de avanços tecnológicos, ainda não se pode garantir um acesso igualitário aos serviços estatais. Ao contrário, a introdução de novas tecnologias e a conseqüente mudança nos meios de acesso às informações públicas podem levar a uma segregação social de pessoas sem acesso ao mundo digital. Dessa forma, uma política forte de inclusão digital deve ser constante para que sejam alcançadas todas as vantagens de um verdadeiro governo eletrônico.

Alexandre Golin Krammes golin@softplan.com.br http://www.softplan.com.br/Saj/quidNovi.jsp