Blocos Econômicos OPEP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda.
Conjuntura Brasileira Antonio Licha Perspectivas para 2010.
A Crise Internacional e os Efeitos no Brasil e no Mundo
O Cenário Econômico Atual
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Cenários para a Silvicultura: A borracha natural
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
Após a recuperação económica do final da década de 70 proporcionada pela aplicação do primeiro acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), Portugal.
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações.
Em time que está ganhando se mexe...
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS EVOLUÇÃO RECENTE E PERSPECTIVAS
Mercado de Trabalho no Brasil
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
Geopolítica, Regionalização e Integração
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
FUP – Federação Única dos Petroleiros
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Instituto de Economia – UFRJ
Relatório de Política Monetária Novembro de 2010.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Ensino Médio 3ª Série..
Fontes de Energia.
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
Cenário econômico mundial Condições FavoráveisCondições Desfavoráveis Economia mundial aquecida, influenciada pelo crescimento contínuo do BRIC – Brasil,
PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES CADEIA SUÍNA Novembro de 2003.
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO FPM. FPM Apesar da recuperação que a economia brasileira tem apresentado no pós- crise, o comportamento do FPM, desde o.
Comemoração dos 25 anos do Programa de Planejamento Energético da COPPE Dos choques do petróleo e dos contratos de risco à abertura de mercado Paulo Metri.
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
PANORAMA E EXPECTATIVAS PARA O MERCADO DE ARROZ
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
G-20.
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
CENÁRIOS DO MERCADO DE LÁCTEOS. ÚLTIMOS 10 ANOS AUMENTO MÉDIO DE 2,3%
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira.
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
MÓDULO 21 - ENERGIA.
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
Crise global, fragilidades competitivas da Industria Brasileira e a ameaça Chinesa.
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Complementação do capítulo 8
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) O Panorama da Economia Brasileira Denísio Liberato Secretaria.
O BRASIL QUE ACELERA Reportagem da Revista EXAME nos Informa Que o País Vive o Melhor Momento Econômico das Últimas Três Décadas Conforme a Revista Está.
Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP)
Desafios do financiamento à Educação no Brasil Vitória-ES, 06 de maio de Secretaria de Estado da Fazenda.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Trabalho realizado por: Priyal Ramesh nº 16 Rodrigo Souto nº 17 Tamara Marques nº 24 Tiago Pereira nº 26.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
Daniel F. Gustavo P. Neriano E. Mohamed
OPEP ( Organização de países Produtores e Exportadores de Petróleo)
Transcrição da apresentação:

Blocos Econômicos OPEP Elaine Silva Jackeline Ramirez Marcos Miquelini Ricardo Jantsch Walter Nihei Gestão Internacional de Negócios – Professor Romeu Telma

Criada entre 10 e 14 de setembro de 1960 pelo Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela. Organização internacional formada por países que retêm algumas das maiores reservas de petróleo do mundo

Criada com o objetivo de fortalecer os países produtores de petróleo frente aos compradores do produto,que exigiam cada vez mais a redução dos preços deste produto. Uma de suas funções é conceber formas e meios de garantir a estabilização dos preços nos mercados internacionais do petróleo com vista a eliminar flutuações nocivas e desnecessárias.

Qualquer país com uma rede de exportação importante de petróleo bruto, que tem interessantes semelhantes aos dos países membros, pode se tornar membro pleno da Organização. A OPEP não tem controle sobre o mercado de petróleo. Ela produz cerca de 42% do petróleo bruto mundial. No entanto, as exportações de petróleo bruto representam cerca de 58% do petróleo comercializado internacionalmente. Forte influência sobre o mercado de petróleo, especialmente se ele decidir reduzir ou aumentar o seu nível de produção.

Objetivos · Estabelecer uma politica petrolifera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros); · Definir estratégias de produção; · Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial;. · Analisar e gerar conhecimento para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial; · Controlar o volume de produção de petróleo da organização

Estrutura 1.      Conferência; 2.      Conselho Superior; 3.      Secretaria.

Membros Irã – 1960 Iraque – 1960 Kuwait – 1960 Arábia Saudita – 1960 Venezuela – 1960 Catar – 1961 Líbia – 1962 Emirados Árabes – 1967 Argélia – 1969 Nigéria – 1971 Equador – 1973 até 1992, voltou em 2007.

Notícias Em janeiro deste ano, a OPEP divulgou que previsão da demanda por petróleo deve ser maior que a prevista anteriormente. Em seu relatório mensal, a Opep aumentou a previsão para a demanda por petróleo produzido pelos países membros do grupo em 200 mil barris por dia em 2011. A nova estimativa foi parcialmente resultado do aumento na projeção para a demanda mundial por petróleo em 50 mil barris, gerada pela recuperação global. Os membros da Opep já começaram a ampliar a oferta para atender à crescente demanda de mercados emergentes, como a China. Em dezembro, os membros elevaram a produção em 130 mil barris por dia, informou a Opep.

Notícias A recente crise política na Líbia, pais membro da OPEP, fez com que esta organização se manifestasse a respeito de realizar uma intervenção neste país. Segundo noticia publicada na versão online do Jornal Estadão, enquanto a OPEP não tiver clareza sobre a situação na Líbia, ela não poderá agir, segundo o representado do Irã na organização. A declaração ressalta as diferenças em relação ao maior exportador, a Arábia Saudita. Os sauditas indicaram a possibilidade de elevação da produção para compensar qualquer barril perdido devido aos tumultos na Líbia, depois que os preços do petróleo atingiram o maior nível em dois anos e meio.

Notícias Outro fato recente relacionado a OPEP, está relacionado com as descobertas das reversas de petróleo na camada pré-sal no Brasil, desde tal descoberta o país já recebeu convites para participar da organização. Segundo o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governo brasileiro precisa avaliar as condições impostas para compor este grupo.

Notícias A noticia mais recente envolvendo a OPEP, foi publicada ainda hoje, 04 de abril, divulga que a produção de petróleo do bloco foi menor no mês de março devido, a queda da produção da Líbia. A produção total dos 12 países membros da Opep recuou de 411 mil barris ao dia em março, para 29,343 milhões de barris, segundo a pesquisa realizada com autoridades de governos, analistas e fontes da indústria. Os países membros da Opep disseram, entretanto, que não há necessidade de aumento na produção do grupo, já que não há falta de petróleo no mercado. A produção estimada da Opep em março ainda é superior à demanda de 28,88 milhões de barris ao dia prevista para o segundo trimestre.

População economic ativa OPEP em Números   População subnutrida Taxa alfabetização PIB milhões PIB per capta População economic ativa Gastos com Educação Nigéria 9,00% 72,00% $ 173.766,00 $ 1.123,00 54,43% sem dados Líbia 5% 86,80% $ 58.762,00 $ 9.153,00 52,99% Kuwait 94,50% $ 109.457,00 $ 36.668,00 66,24% 5,10% Iraque não disponível 74,10% $ 25.531,00 $ 830,00 41,73% Irã 82,30% $ 360.840,00 $ 4.863,00 54,28% 4,70% Equador 15% 91,00% $ 57.303,00 $ 4.206,00 65,90% Emirados Árabes 90,00% $ 248.958,00 $ 54.138,00 77,38% 1,30% Catar 93,10% $ 98.313,00 $ 69.754,00 76,90% Argélia 5,00% 75,40% $ 140.601,00 $ 4.029,00 57,62% Venezuela 12% 95,20% $ 325.965,00 $ 11.404,00 67,03% Arábia Saudita 85,00% $ 369.178,00 $ 14.353,00 54,01% 6,80% Angola 46% 67,40% $ 34.991,00 $ 1.892,00 81,82% TOTAL $ 2.003.665,00

OPEP em Números

OPEP em Números