INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INCIDÊNCIA DOS TIPOS HISTOPATOLÓGICOS DE PÓLIPOS ENDOMETRIAIS EM PACIENTES SUBMETIDAS À VÍDEO-HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA Canelas, Ana Clara de Novaes; Andrade.
Advertisements

Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Justificativa e objetivos
RUPTURA DO TENDÃO FIBULAR TERCEIRO DURANTE MONTA NATURAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE VETERINÁRIA
XI CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ – 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Bello, C. A. 1; Sales, J. V. F. 2; Rajão, M. D. 3; Maranhão, R. P. A
Contato: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO SÊMEN DE EQUINOS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR   Camila Hamond1, Júlio Jacob2, Gabriel Martins 1,
PARASITISMO EM EQUINO POR Strongylus spp e Anoplocephala perfoliata :
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE VETERINÁRIA
XI CONFERÊNCIA ANUAL DA ABRAVEQ – 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
PITIOSE NASAL EM EQUINO : RELATO DE CASO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:
Mastocitomas em cães M.V. Vívian Rocha de Freitas
CEPEM- Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher. Rio de Janeiro, Brasil
VEIA PORTA HEPÁTICA EM SUÍNOS DA LINHAGEM (C40 + TEMPO) Aluna: Mariana Leocádia Magro Pibic-Jr/F.A. Orientador: Arlei José Birck.
Estudos retrospectivos de zoonoses no Estado do Paraná e municípios da Região Metropolitana de Curitiba Nathalia Terra Ferreira e Souza Iniciação Científica.
MICROBIOTA DA ORELHA DE CÃES SEM OTITE DA REGIÃO DE CURITIBA/PR Lucas Lubasinski Daniel IC Voluntária Prof. Luiz Felipe Caron; Isabela Dall’Agnol Canto.
Perfil das mulheres em uma unidade de diagnóstico complementar de pequeno porte na cidade do Rio de Janeiro sobre HPV MARTINS, Keitt¹ RESULTADOS INTRODUÇÃO.
Adenocarcinoma de Colo Uterino
João Luiz Barbosa Nunes
Projeto de Monitoria Fisiologia Veterinária ll Fisiologia Animal ll
AVALIAÇÃO DA SOROPREVALÊNCIA DE ERLIQUIOSE EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFPR-CAMPUS PALOTINA Evelyn Regina Marchioro Iniciação Científica.
Efeitos ambientais sobre o crescimento pré e pós-desmama
The Role of Fine-Needle Aspiration Biopsy in the Rapid Diagnosis and Management of Thyroid Neoplasm O Papel da Biópsia de Aspiração com Agulha Fina no.
TERAPIA OCUPACIONAL NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES
COMPARAÇÃO ENTRE O LAVADO BRONCOALVEOLAR E O ASPIRADO TRAQUEAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À VENTILAÇÃO MECÂNICA Andrea M. Marchesini, Salomón S. O. Rojas,
Estado Nutricional de crianças do ensino fundamental de escolas públicas de Curitiba BOGASZ, V1; AMORIM, STSP 2 1 Acadêmica do Curso de Nutrição da.
O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CURSO TÉNICO DE HEMOTERAPIA COMO UMA ESTRATÉGIA PARA APROXIMAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO Autores: Rosiane Mello Zibetti, Loriley.
Luís Madeira Martins Júnior. , Amilton Paulo Raposo Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA CRUZAMENTO E SELEÇÃO DE FRANGOS DE CORTES Alunos:
Utilização de Fitoterápicos no controle de patógenos para Jundiá (Rhamdia quellen) Maria Luiza Ruiz Iniciação Científica (PIBIC/Fundação Araucária) Leandro.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
PSEUDOTÍNEA AMIANTÁCEA: estudo de 7 casos
EFEITO DO LASERTERAPIA NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA ACNE
Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - II
Desempenho do sujeito com epilepsia em uma perspectiva biopsicossocial: Perspectivas relacionadas fatores de funcionalidade e incapacidade e fatores contextuais.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A PARTIR DE AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA. Bolsista: Larissa Daniella Andretta Socachewsky.
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DE AIDS DIVISÃO DE DST/AIDS NO ESTADO DO PARANÁ
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Levantamento epidemiológico da incidência de DA em bovinos leiteiros na região dos campos gerais do Estado do Paraná Hugo Richard Dÿck Fundação Araucária.
Estudo da prevalência de infecções bacterianas em animais de laboratório em um período de 5 anos ( ) Clarice Yukari Minagawa, Silvio Rogério Cardozo.
Autores: Lília Paula de Souza Santos Fábio Silva de Carvalho
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
Controle Social, Saúde Mental e Cidadania: Estudo dos relatos de usuários e familiares participantes de um curso de controle social Bolsista: Aline da.
São Paulo – SP/ Dias 6 e 7 de março de 2009 Hotel Sonesta 7º Curso Nacional de Doenças Pulmonares Intersticiais.
1º Caminhada Passos que Salvam
Projeto APE Mamografia Cuide de sua Saúde! O Câncer de Mama
COMPLEMENTAÇÃO MAMOGRAFIA - ULTRA-SONOGRAFIA Complementação adequada Nódulo palpável não identificado na mamografia (alta densidade do parênquima.
Obstetrics and Gynecology2008 (september);112(3):516-23
TÍTULO DO PROJETO FONTE: CALIBRI 65 NEGRITO NOME DOS AUTORES; CALIBRI 57 1 Acadêmica da Faculdade de XXXXX/UFAM – Indicar fonte da Bolsa IC – Calibri 40.
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
Qual a doutrina do SUS.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA CORREÇÃO DE PÉ TORTO NO SERVIÇO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL.
SARCOMA DE ÍNTIMA CARDÍACO EM PACIENTE PEDIÁTRICO Oliveira JM 1,2, Cunha IW 2, Torres FAL 2,Araujo NCFD 1,2, Favaro MG 1,2,Netto-Montemor MR 1,2, Merlini.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE TUMORES EM CÃES ATENDIDOS EM UMA POPULAÇÃO HOSPITALAR DA REGIÃO DE PALOTINA-PR Karin Regina Gabriel/Elton Rodrigues dos Santos Iniciação Cientifica Voluntária Orientador: Flavio Shigueru Jojima Colaboradores: Aline de Marco Viott/Alcides Branco INTRODUÇÃO E OBJETIVOS A prevalência de neoplasias em animais de estimação está aumentando consideravelmente, o que pode ser explicado por várias razões, mas em parte está relacionada aos animais estarem vivendo até idades cada vez mais avançadas. Estudos recentes mostram que 45% dos cães com 10 anos ou mais morreram devido a neoplasias e suas complicações. Este trabalho realizou a avaliação de 26 cães que apresentavam tumores, atendidos no HV-UFPR Setor Palotina no período de junho de 2012 a junho de 2013. O objetivo do presente trabalho consiste em avaliar a prevalência de tumores em cães atendidos no HV-UFPR Setor Palotina, Palotina – PR e correlacionar o tipo de tumor diagnosticado a partir da citologia e histopatologia. RESULTADOS Nos resultados dos exames de citologia, que podem ser vizualizados na TABELA 1, o tumor mais frequentemente encontrado foi o lipoma (11,54%), seguido do mastocitoma (7,69%). Na histopatologia, os diagnósticos mais encontrados foram o hemangiossarcoma (11,54%) e o adenoma de glândula mamária (11,54%). Foi possível perceber que em apenas 4 casos (13,79%) os resultados dos laudos citológico e histopatólogico tiveram concordância. Dentre os 26 casos do estudo, 18 eram fêmeas (69,23%) e apenas 8 eram machos (30,77%), o que pode explicar a alta prevalência do adenoma de glândula mamária nos resultados dos exames histopatológicos. Cães sem raça definida foram os atendidos com maior frequencia, somando 11 casos (42,30%). Quanto a idade, a maioria dos cães atendidos (61,53%) tem entre 5 e 10 anos de idade. Dentre os 26 animais atendidos, 5 (19,23%) apresentavam mais de um nódulo e, dentre estes, 3 (11,53%) eram nódulos de glândula mamária. MATERIAL E MÉTODOS Os dados foram coletados com base nas informações obtidas nas fichas clínicas dos cães atendidos no HV-UFPR Setor Palotina, Palotina – PR, que apresentavam tumores, onde foram avaliados dados como a raça, o sexo, a idade e o resultado dos exames citopatológico e laudos histopatológicos. Foram coletados dados de 26 cães, no período de junho de 2012 a junho de 2013. REFERÊNCIAS WITHROW, S. J.; MACEWEN, E. G. Small animal clinical oncology. 4. ed. Philadelphia: W. B. Saunders Company, 2007. p. 15-17. DE NARDI, A.B. et al. Prevalência de neoplasias e modalidades de tratamentos em cães, atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná. Archives of Veterinary Science, v.7, n.2, p.15-26, 2002. CONCLUSÃO Com este estudo podemos concluir que as neoplasias mamárias em cães tem grande importância devido sua elevada casuística e que o conhecimento e o domínio na área da oncologia vem se tornando uma exigência dentro da Medicina Veterinária, já que é alto o número de cães diagnosticados com afecções oncóticas. Os resultados desse estudo poderão servir de parâmetro para novos casos que venham a aparecer na mesma região.