CEAP Prof.ª Erika Figueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Advertisements

Prof.ª Vilma Maria de Lima
Práticas Administrativas
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL, JUDICIAL E FALÊNCIA.
FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS
EMENTA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Educação Ambiental - GPEEA
A Importância da Educação Continuada
Unidade 9 – Direito Falimentar
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Falências e Recuperação Judicial e Extrajudicial Prof. Dr
PRIVILÉGIOS ou PREFERÊNCIAS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
CLASSIFICAÇÃO DOS CREDITOS E DECRETAÇÃO DA FALENCIA
APRESENTAÇÃO.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
EFEITOS DA FALÊNCIA.
FALÊNCIA.
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CEAP Prof.ª Erika Figueira
Procedimentos de Ensino
Hino Nacional (versão para canto)
CEAP Prof.ª Erika Figueira
Direito Empresarial 9ª Aula
Recuperação extrajudicial
PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013
Sabe-se que, a garantia dos credores é o
PRATICADOS ANTES DA FALENCIA
Direito EmpresariaL III UFT
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
DIREITO EMPRESARIAL II Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2011.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
DIREITO COMERCIAL CEAP Prof.ª Erika Figueira. 6º DIN - DIREITO COMERCIAL II Turno/Horário NOTURNO 2ª 20h50-22h30 3ª 20h50-22h30.
CEAP Prof.ª Erika Figueira
Plano de Gestão da Escola
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
PLANO DE ENSINO – 1° SEMESTRE/2013
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES) Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano.
DO PROCEDIMENTO PRÉ-FALIMENTAR
EMPRESARIAL I Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino.
O Direito Falimentar Brasileiro
Profº Carmênio Júnior
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
AUDITORIA Profa. Andréia.
Enunciados aprovados pelas Jornadas de Direito Comercial
Prof. Msc. Marielen A. C. da Silva Comercialização e Logística.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
DIREITO EMPRESARIAL II Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2012.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
Faculdade Piaget - Brasil
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
FIBRA – 2º SEMESTRE/2012 LULY FISCHER CURSO DE DIREITO URBANÍSTICO.
Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração.
INEFICÁCIA E REVOGAÇÃO DOS ATOS PRATICADOS ANTES DA FALÊNCIA Arts. 129 a 138.
Disciplina: PRATICA DE GESTÃO E RESULTADOS Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Transcrição da apresentação:

CEAP Prof.ª Erika Figueira DIREITO COMERCIAL CEAP Prof.ª Erika Figueira

3ª 19h00-20h40 6ª 19h00-20h40 7º DIN - DIREITO COMERCIAL III Turno/Horário NOTURNO 3ª 19h00-20h40 6ª 19h00-20h40

Ementa Os procedimentos concursais e suas fases evolutivas: critérios históricos e econômicos para sua fixação. A insolubilidade de empresa: reerguimento ou liquidação. A dissociação entre a sorte da empresa e a do empresário. O Direito Concursal Brasileiro. Caracterização da falência. A decretação da falência.

EMENTA Efeitos jurídicos da sentença de decretação quanto aos direitos dos credores. Efeitos jurídicos quanto à pessoa do falido. Efeitos jurídicos quanto aos bens do falido. Efeitos jurídicos quanto aos contratos do falido. Revogação de atos praticados pelo devedor antes da falência. Administração da falência. Deveres e atribuições do síndico. Arrecadação de bens, livros e documentos. Pedido de restituição e embargos de terceiro. Verificação e classificação dos créditos. Liquidação. Extinção das Obrigações. Concordatas: disposições gerias. Concordata Preventiva. Concordata Suspensiva. Crimes Falimentares.

COMPETÊNCIAS * A Disciplina Direito Comercial III do Curso de Direito do CEAP deve propiciar meios para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais dos seus alunos para que possam profissionalmente alcançar um perfil que lhes permitam: * Ler, compreender e elaborar textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas.

COMPETÊNCIAS Compreender, argumentar, interpretar teleologicamente para que possa aplicar o Direito voltado à consecução da Justiça Social. Pesquisar e utilizar a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito objetivando a integração da Justiça no âmbito nacional e internacional.

COMPETÊNCIAS Adequar a atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos aplicáveis no contexto empresarial e conjugado com os demais ramos do Direito e da consecução da Justiça Social. Desenvolver a capacidade quanto à utilização e a terminologia jurídica do Direito Empresarial Nacional e Internacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR UNIDADE * Entender a relação histórica do Direito Falimentar, envolvendo a etimologia, origem e a evolução histórica. * Compreender a nova sistemática da empresa em crise quanto à solução do mercado e a recuperação da empresa. * Detectar os pressupostos da falência para a instauração do processo falimentar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR UNIDADE * Estudar os efeitos da falência, a fim de que possa verificar a dissolução da sociedade falida, dos sócios, do patrimônio, dos atos, dos contratos em espécies, dos credores da sociedade e sua classificação. * Conhecer as regras determinantes para a instauração do processo falimentar, incluindo a fase de conhecimento, a liquidação e o encerramento da falência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR UNIDADE * Averiguar a viabilidade da aplicação da recuperação da empresa envolvendo os processos da recuperação judicial e extrajudicial. * Compreender a falência do empresário individual e de sua reabilitação * Estimular a interação entre os conhecimentos teóricos abordados e a praticidade no cotidiano dos educandos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL MÊS DE FEVEREIRO: 14 AULAS PROGRAMADAS 06-02 UNIDADE I. Abordagem Histórica. Aula expositiva dialogada. 09-02 Cont. UNID I. Etimologia. Origem e Evolução.Aula expositiva dialogada. 13-02 Cont. UNID I. Etimologia. Origem e Evolução.Aula expositiva dialogada. 16-02 UNIDADE II. A empresa em crise. Introdução.Leitura dinâmica de material impresso e posterior debate sobre tema. 23-02 Cont. UNID. II. Solução de Mercado e Recuperação da Empresa.Aula expositiva dialogada (retroprojetor). 24-02 Cont. UNID. II. Solução de Mercado e Recuperação da Empresa.Aula expositiva dialogada. 27-02 Cont. UNID. II. A Reforma do Direito Falimentar.Aula expositiva dialogada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL MÊS DE MARÇO: 18 AULAS PROGRAMADAS 02-02 UNIDADE III. A instauração da Falência: Pressupostos da Falência.Pesquisa na biblioteca e socialização do objeto pesquisado. 06- 02 1º Instrumento Avaliativo – valor 10 pontos. 09-02 Cont. UNID III. Pedido da Falência e Sentença Declaratória da Falência.Aula expositiva dialogada. 13-02 Cont. UNID III. Pedido da Falência e Sentença Declaratória da Falência.Aula expositiva dialogada. 16-02 CONT. UNID. III. A Denegação da Falência e a Administração da Falência.Aula expositiva dialogada. 20-02 CONT. UNID. III. A Denegação da Falência e a Administração da Falência.Aula expositiva dialogada. 23-02 UNIDADE IV. Efeitos da Falência: Dissolução da Sociedade Falida.Aula expositiva dialogada. 27-02 Cont. UNID. IV. Os Sócios da Sociedade Falida e o patrimônio da Sociedade Falida.Aula expositiva dialogada. 30- 02 Cont. UNID. IV. Os Sócios da Sociedade Falida e o patrimônio da Sociedade Falida.Aula expositiva dialogada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL MÊS DE ABRIL: 14 AULAS PROGRAMADAS 03-02 Cont. UNID. IV. Os atos da Sociedade Falida.Aula expositiva dialogada. 10-02 Cont. UNID. IV. Os contratos da Sociedade Falida.Aula expositiva dialogada. 13- 02 Cont. UNID. IV. Os credores da sociedade falida e a classificação dos credores.Aula expositiva dialogada. 17-02 Cont. UNID. IV. Os credores da sociedade falida e a classificação dos credores.Aula expositiva dialogada. 20-02 2º instrumento avaliativo – Orientações ao Trabalho de Pesquisa (grupo a grupo). Tema: UNIDADE V – Os órgãos da Falência. 24-02 2º instrumento avaliativo – Orientações ao Trabalho de Pesquisa (grupo a grupo). Tema: UNIDADE VI – Ação Revocatória. 27-02 Socialização das principais idéias produzidas.Dinâmica de socialização.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL MÊS DE MAIO: 18 AULAS PROGRAMADAS 04-02 Socialização das principais idéias produzidas.Dinâmica de socialização. 08-02 Aplicação do 3º Instrumento Avaliativo – Elaboração de um quadro comparativo entre a Lei 11.101-2005 e o Decreto n. 7661-45.Orientação grupo a grupo. 11-02 UNIDADE VI. A Falência do Empresário Individual: Introdução.Aula expositiva dialogada. 12-02 UNIDADE VI. A Pessoa e os bens do empresário individual falido.Aula expositiva dialogada. 15-02 UNIDADE VI. A Pessoa e os bens do empresário individual falido. Da Reabilitação do Falido.Aula expositiva dialogada. 18-02 - Aplicação do 4º instrumento de Avaliação – Prova oral. 22-02 - Aplicação do 4º instrumento de Avaliação – Prova oral. 25-02 Orientações sobre os Seminários – Grupo-a-Grupo. 29-02 Cont. UNID. VII. A Recuperação Judicial. Órgão de Recuperação Judicial.Seminários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL MÊS DE JUNHO: 8 AULAS PROGRAMADAS 01-02 Cont. UNID. VII. A Recuperação das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte.Seminários. 05-02 Cont. UNID. VII. Recuperação Extrajudicial e Liquidação Extrajudicial. Seminários. 12-02 Cont. UNID VII. Quadro Comparativo entre a Concordata e a Recuperação Judicial.Seminários. 15-02 Reavaliação dos Instrumentos avaliativos.Exposição Grupal.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS Durante o processo ensino-aprendizagem, serão utilizadas aulas expositivas dialogadas, estudos dirigidos, visitas, dinâmicas em grupo e Seminários. RECURSOS Serão utilizados para subsidiar na exposição os recursos retro-projetor, data-show, quadros magnéticos, mapas, cartazes, folder, referências, e outros disponíveis no CEAP, procurando correlacionar o conteúdo com a vivência profissional.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º instrumento avaliativo - Prova escrita individual - valor 10 pontos; 2º instrumento avaliativo – Trabalho de pesquisa sobre determinado ponto do conteúdo programático- Valor 20 pontos. 3º instrumento avaliativo – Elaboração de um quadro comparativo entre a Lei 11.101-2005 e o Decreto n. 7661-45- valor 10 pontos; 4º instrumento avaliativo – Prova oral – valor 10 pontos; 5º instrumento avaliativo – Seminários – valor 20 pontos.

REFERÊNCIAS ALMEIDA, Amador Paes. Curso de Falência e Recuperação de Empresa. São Paulo: Saraiva, 2006. REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Falimentar. São Paulo: Saraiva, 2005. PAES, P. R. Tavares. Curso de Falência e Concordata. São Paulo: LED, 1999.

PEQUENAS OPORTUNIDADES PODEM SER O COMEÇO DE GRANDES OPORTUNIDADES´. DEMÓSTELES.