Seminário – Sistemas de Informação e Epidemiologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciando o Projeto de Pesquisa
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Qualidade de Software Artigo Final Prof. Dr. Luís Fernando Garcia
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
FTAD Formação Técnica em Administração
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Primeira Reunião Acadêmica
AULA 5: Formas de apresentação de textos: relatórios
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Monografia Formatação Regras para a nota
Estrutura do Artigo Científico
Trabalho final de curso
QUALIDADES DE UM PESQUISADOR
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Trabalho em grupo.
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
Formulado e editado por Régis Puppim.  Apresentação – 0 ~ 6 (Grupo)  Trabalho escrito – 0 ~ 2 (Grupo)  Participação – 0 ~ 1 (Individual)  Relatórios.
PAC - Apresentação Vanessa L Tuono Jardim.
Iniciação Científica º Série/EM.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Marcela Araujo Outubro TEMAS: 1. Indicadores de controle de infecções relacionadas aos serviços de saúde; 2. Indicadores de queda em instituições.
NOME TITULO DO SEU TRABALHO OURINHOS – SP
Normas para redação de TCC
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Universidade Federal do Amapá Curso de Graduação em Administração Disciplina: Administração Estratégica de Serviços Professor: M.Sc. Glauber Ruan B Pereira.
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Apresentação da Disciplina
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 06 Prof. Gabriel Silva.
Introdução a Engenharia Elétrica
Título do Relatório de Estágio
Título do trabalho; Nome do Acadêmico e Nome do Orientador.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Trabalho de IF11 Prof.: Adriano Cota. Trabalho de IF11 5 Grupos Data de Entrega da parte escrita: 29/03/2011 Data da Apresentação: 29/03/2011 Desenvolvimento.
Laboratório de Mecânica
SEMINÁRIOS III UNIDADE Fisiologia do Exercício
ORIENTAÇÕES QUANTO À APRESENTAÇÃO
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Título do trabalho Nome do aluno
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Informação em Saúde Informação em Saúde e informação na saúde suplementar. Relacionamento de banco de dados – técnicas de RECORD LINKAGE. Sistema de Informações.
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
TRABALHO FINAL - ANÁLISE AMBIENTAL DE PRODUTOS E DE SUAS RESPECTIVAS CADEIAS PRODUTIVAS E CICLOS DE VIDA Professora: Cinthia Versiani Scott Varella Disciplina:
VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO
TÍTULO DO TRABALHO - Trabalho de XXXX - Autores: XXXXXX Orientador: Profª xxxxx Santo Ângelo, xx de novembro de 2015.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Título Nome da UE: Nomes dos alunos: ___________________ ___________________ Curso (por exemplo, 3ª série C do Ensino Médio) Nome do Tutor(professor Orientador):
Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica.
Trabalho de Conclusão de Curso
1 MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS Prof a. Valdnéa Santos
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Apresentação do projeto de TCC
Transcrição da apresentação:

Seminário – Sistemas de Informação e Epidemiologia Dayane Clock Josiane S Siewert Vanessa L T Jardim

Objetivo Integrar as competências e habilidades das unidades curriculares de Sistemas de Informação e Epidemiologia Manipular os bancos de dados disponíveis na rede, coletar e analisar as informações Organizar e apresentar os dados epidemiológicos coletados Descrever as políticas vigentes para a situação epidemiológica apresentada

Metodologia Divisão da sala em 6 equipes Equipe 1 – CNES Equipe 2 – SIH – Internações por Câncer na pop idosa Equipe 3 – SIAB – Pré-Natal Equipe 4 - SIM – Mortalidade por Câncer pop Idosa Equipe 5 – SINAN – AIDS – na pop idosa Equipe 6 – SINASC – Proporção de Parto Natural e Cesárea Equipe 7 – SIS-PNI Equipe 8 – Vigitel – Apresentação do SI e principais relatórios Equipe 9 - ANS

Metodologia Descrever finalidade e histórico do sistema acessado (Documento normativo Josi) Acessar, no sistema solicitado os dados referentes ao tema que lhe foi designado (Documentos Disponíveis na pasta ~vanessal) Organização das informações Escolha das variáveis Apresentação dos dados Pesquisa e análise das ações, programas e políticas governamentais referentes ao tema

Trabalho Escrito O trabalho escrito deve conter: Capa, Sumario, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referencias e Anexos (se necessário). Todos os trabalhos devem ser entregues no primeiro dia das apresentações. (13/06/2012) – Quarta-feira!!!!!

Apresentação Oral Tempo de apresentação: 30 minutos + 10 de discussão. Todos devem apresentar Evitar ler Os slides não devem ser muito carregados de informações escritas Organizar a apresentação com Introdução, desenvolvimento e conclusão. A sequencia será definida por sorteio - HOJE

Avaliação Os critérios de avaliação consistirão análise das informações apresentadas fidedignidade dos dados processo adotado pelo grupo para busca e apresentação Presença nas aulas de elaboração dos seminários. Conhecimento e domínio dos principais sistemas de informação avaliados a partir da apresentação do grupo à sala Trabalho teórico escrito com as solicitações da unidade SIS e EPI.

Datas 09/05/12 – Apresentação do Projeto – Josi 16/05/12 – Elaboração do Seminário 22/05/2012 (terça) Elaboração e Orientações – Vanessa 29/05/2012 (terça) Elaboração do Seminário - Vanessa 05/06/12 – Elaboração do Seminário - Vanessa 06/06/12 – Elaboração do Seminário - Josi 12/06/12 – Elaboração do Seminário - Vanessa 13/06/12 – Elaboração do Seminário – Josi 19/06/2012 – Elaboração do Seminário - Vanessa 20/06, 25/06; 26/06 e 27/06 – Apresentações 02/07 – Avaliação Final do Seminário – Todos os SIS apresentados 03/07 – Avaliação Final da Disciplina - EPD 04/07 – Avaliação final da disciplina - SIS

Bibliografias de apoio Texto: Sistemas de informação em Saude (Josi) Livros dos Sistemas de Informação da Fiocruz (link na página da Josi) Pasta Seminário – link na pág da Vanessa.

AVALIAÇÃO FINAL Avaliação final Escrita Individual Com consulta (apenas se vocês estiverem bem bonzinhos e fizerem uma ótima apresentação....)