Linguagem de Programação

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Linguagem de Programação Prof. Paulo 1 1 1

Diagrama de Atividades Diagrama de Componentes Sumário da 3ª Aula Diagrama de Classe Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades Diagrama de Componentes Diagrama de Implementação

Diagrama de Classes O diagrama de classes lista todos os conceitos do domínio que serão implementados no sistema e as relações entre os conceitos. Ele é muito importante pois define a estrutura do sistema a desenvolver. O diagrama de classes não surge do nada ele é consequência do prévio levantamento de requisitos, definição de casos de usos e classes. No exemplo a seguir supoẽ-se que você tivesse que desenvolver um sistema para automatizar um consultório dentário. As etapas básicas envolvidas seriam:

Exemplo de Diagrama de Classe * Levantamento e análise de requisitos do sistema a ser desenvolvido. Entrevista com o dentista(s) e com as pessoas que trabalham no consultório * Definição dos objetos do sistema : Paciente , agenda , dentista , serviço , contrato , consulta , pagamento , etc.. * Definição dos atores do sistema : paciente, dentista , secretária * Definição e detalhamento dos casos de uso: marcar consulta , confirmar consulta , cadastrar paciente , cadastrar serviços , etc. * Definição das classes : paciente , dentista , exame , agenda , serviço * Definir os atributos e métodos das classes :

Após toda esta análise você chega no diagrama de classes do sistema

Exemplo: Considere um objeto que represente uma disciplina Matemática. A identidade: pode ser “Cálculo Numérico” Seus Atributos: “Carga-horária”,”Pré- requisitos”,”Ementa”. Seu Comportamento: “Calcular a Media da Turma, “Inscrever novo aluno”,

Visão de Implementação → Objeto é como um pequeno módulo de SW → Na OO, constrói módulo (objetos) com alto grau de moduralidade. Cada um com suas responsabilidade e atribuição → Um objeto pode interagir (comunicar) com outros, através de chamada de funções (métodos). → A execução de um SW OO será feita através da execução de um objeto ou vários. → A identidade será nomeada pelo programador: objMat → Os atributos: “nome” c/30 caracteres, “sexo” c/01 carctere. → O comportamento: “CalculaMediaNotas”. CARACTERÍSTICAS:

Representação UML do Objeto Na UML, a representação de um objeto é um retangulo. A identificação do objeto é composta pelo nome do objeto, seguida de dois pontos (:) e a idicação da classe do objeto. O nome do objeto é opcional, neste caso, refer-se a quaisquer objeto da classe. É opcional o 2º compartimento

Classe Classe: É uma abstração de um conjunto de objetos com as mesmas características (atributos, operações, relacionamentos e semântica). Uma classe define os atributos de seus objetos e métodos. Exemplo de classe: Os seres humanos, Professores, Funcionários,etc. Represntação UML OBS: As classes não se traduzem em elementos executores de código de implementação, ao contrário, dos objetos.

Visão Conceitual de Classe → As classes são descrições genéricas ou coletivas do mundo real. → Uma classe é um MODELO genérico que estabelece um formato padrão para representação de objetos.

Visão de Implementação de Classe → A implemetações de classes se faz através de criação de tipos, de maneira semelhante aos tipos de dados. → As classes são também tipos, então, pode-se criar instâncias das mesmas (objetos). → Todo objeto é criado apartir de uma classe. Compartimento da Identificação Compartimento de Definição de atributos Compartimento de Definição de Métodos

Levantamento de Classes → Uma vez identificados os ATORES e CASOS DE USO, pode-se iniciar o projeto do sistema. → Em um sistema OO, os componentes estruturais são as CLASSES. → Cabe ao Projetista determinar quais classes irão compor o sistema. → A definição das classes envolve um processo de síntese ou de criação. → Existem três técnicas básicas para definir classes.

Técnicas para Definir Classes 1. Definição por Caso de Uso 2. Definição por Refinamentos 3. Definição através de Estereótipos para as classes

Regras Gerais para Definir Classes 1. Definir uma classe do tipo fronteira para cada ator que participe do Caso de Uso. 2. Definir pelo menos uma classe do tipo controle para cada caso de uso. 3. Definir Classes de Controle auxiliares. 4. Definir uma Classe do tipo entidade para cada grupo de dados.