Prefeitura Municipal de Santo André

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

Apresentação Institucional
EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR Educar para a justiça ambiental
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Levantamento, construção e diagnóstico
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
CADCAMP = CADASTRO SUS CAMPINAS
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Quem é o jovem brasileiro?
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Porque investir em São Carlos
Quem somos O que fazemos Slide 1
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Coordenadoria do Orçamento Participativo
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Histórico do Crescimento Populacional
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO
Nosso pacto com o futuro sustentável
Urbanização Brasileira
Alunas:Bruna Cristina,Juracy Ribeiro,Laryssa Paula,Milena Silva e Rayra Keithielly 3º ano B Periferias de Várzea Grande e Cuiabá.
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Bagé – RS.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
Desenvolvimento Metropolitano “Campinas 2020”
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
V S E M I N Á R O L A 2005 Fone: (011) Site:
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
II Seminário Internacional do Projeto URBAL "Potencialização do uso de sistemas de informação georreferenciados nos projetos de combate à pobreza de jovens.
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2007
Projeto Modernização BH - Sabará Gestão Fundiária Diretoria de Projetos Ferrosos Sudeste 05/2014.
TECIDO URBANO – REGIÃO METROPOLITANA DE PARIS
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Conceição do Araguaia – 2015
Urbanização mundial e brasileira
Política de Gestão e Saneamento Ambiental Município de Santo André
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
MAUÁ CENTRO DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA, CULTURA E LAZER
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
Rede Urbana.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Estudo de Atratividade das Sub-regiões do Estado de São Paulo SindusCon-SP & Deloitte Abril, 2016.
Urbanização Brasileira
ANÁLISE PRELIMINAR: A AGRICULTURA URBANA E O CONTEXTO SÓCIO-AMBIENTAL DO LOCAL Disciplina População, Espaço e Ambiente Docente: Prof. Drª Silvana Amaral.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Diagnóstico do Déficit Habitacional para os Municípios do estado do Espírito Santo Coordenação de Estudos Sociais.
PPCAAM/SP PERFIL BÁSICO DO ATENDIMENTO ENTRE 01/JANEIRO A 31/DEZEMBRO DE 2015 Samaritano São Francisco de Assis.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Envelhecimento e seus fatores determinantes na sociedade moderna: uma análise regional.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Prefeitura Municipal de Santo André SOPP – Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo O Orçamento Participativo como Instrumento de Combate a Exclusão Social e como Escola de Cidadania www.santoandre.sp.gov.br

Santo André Santo André se localiza na Região Metropolitana de São Paulo é uma das 7 cidades que constituem a Região do Grande ABC, área de maior concentração de industrias da Região, depois da cidade de São Paulo. 649.331 habitantes 174,38 km2 45% área urbana 55% área de proteção ambiental São 88 bairros na área urbana e 29 na área de mananciais 98% rede de água 95% rede de esgoto 139 favelas: 18,5% da população Atividades econômicas: indústria petroquímica, metalúrgica e de plástico, comércio e serviços.

A CONCEPÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ Em função do caráter multidimensional da exclusão social, o município evita adotar definição formal para qualificá-la. Quaisquer grupos sociais ou pessoas que enfrentem dificuldades, em função de sua condição socioeconômica ou de outras formas de discriminação, para o pleno acesso aos direitos de cidadania, podem ser enquadradas como público-alvo preferencial de políticas, programas e projetos voltados à construção de trajetórias necessárias à inclusão social.

A CONCEPÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ Como decorrência das acentuadas desigualdades da sociedade brasileira, há uma forte correlação entre a exclusão social e a baixa renda monetária, que atingem de forma mais dramática as mulheres, os negros, os jovens, os deficientes, e os residentes em núcleos de favelas, que encontram maiores barreiras de acesso ao mercado protegido de força de trabalho.

A CONCEPÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ Do ponto de vista da renda monetária, por exemplo, o número de pessoas com renda familiar per capita inferior a 1/2 salário mínimo é estimado, para o ano de 2005, em aproximadamente 69 mil, correspondendo a 10,3% dos habitantes do município.

Dados do Censo Demográfico- IBGE; CRITÉRIOS E INDICADORES UTILIZADOS PARA IDENTIFICAR E QUALIFICAR A POPULAÇÃO EXCLUÍDA. Dados do Censo Demográfico- IBGE; Fundação João Pinheiro – FJP, que consideram um conjunto de indicadores relativos à educação, renda monetária, habitação, e vulnerabilidade familiar com base no censo 2000; Cadastro de Favelas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação;

CRITÉRIOS E INDICADORES UTILIZADOS PARA IDENTIFICAR E QUALIFICAR A POPULAÇÃO EXCLUÍDA. Dados construídos pelo Departamento de Indicadores Sócio Econômicos através de dados das diversas áreas da PMSA. O trabalho de sistematização dos dados colhidos pelas diversas áreas da adminsitração vem sendo realizado considerando a divisão territorial do OP.

A população excluída está mais fortemente concentrada em áreas urbanas de ocupação mais recente, localizadas principalmente na região sul da cidade e em áreas de mananciais. RODOVIA SP 31 SÃO BERNARDO DO CAMPO MAUÁ RIBEIRÃO PIRES RIO GRANDE DA SERRA CUBATÃO SANTOS SUZANO MOGI DAS CRUZES PARANAPIACABA ÁREA DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAL PARQUE DO PEDROSO E PQ. NASCENTES DE PARANAPIACABA REPRESA BILLINGS DIVISÕES DAS ÁREAS DO OP