Avaliação da Alfabetização

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Transcrição da apresentação:

Avaliação da Alfabetização Texto Ditado

Dificuldades da língua: Dígrafos (lh, ch, ss, rr) – falado junto; Encontros consonantais; Compostas (dra, tra, gra) Sílabas complexas – formas diferentes para escrever os mesmos sons (s, z, ç, ss, etc.)

Na avaliação, usar 3 folhas: Uma com todas as palavras; Uma com todas as palavras difíceis, por tipo de dificuldade; Uma com todas as letras.

Ritmo – o ditado necessita de ritmo, de acordo com o tempo necessário para escrever a palavra. Falar a palavra e então pensar a palavra novamente, escandindo as sílabas vagarosamente. Após repetir a última sílaba mentalmente, falar a próxima palavra.

Falar como se escreve (a não ser o “L” no final – mal, varal, etc.). Falar a pontuação (ponto, vírgula, parágrafo, etc.).

Critérios de correção do ditado: Cada palavra foi considerada uma unidade; Foram contados os erros de ortografia, as ausências de palavras, acentuação errada, uso indevido de maiúsculas e minúsculas; A pontuação corresponde à soma dos erros cometidos.