REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Orações Subordinadas Substantivas.
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Termos Integrantes da Oração
REGÊNCIA.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Orações Subordinadas Substantivas
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Sintaxe de Regência Nominal.
Regência verbal.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
REGÊNCIA Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
TRANSITIVIDADE VERBAL
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Sintaxe.
REGÊNCIA Regência nominal e Regência verbal.
Profª.: EDILAINE PEREIRA DE SOUSA
OS VERBOS E O PREDICADO.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Predicação Verbal e Complementos Verbais
PREDICADO * MARTA DUWE.
Regência Verbal.
REGÊNCIA   A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência.
Análise Sintática Parte 2.
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
PORTUGUÊS.
Transitividade Verbal
Professora: Vilma Paixão
Profª Adriana Paula Chaves
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Regência nominal e verbal
REGÊNCIA VERBAL, NOMINAL E CRASE
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Definição. Principais casos de regência nominal.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
Dito e Feito, 6.º ano Constituintes da frase Porto Editora.
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
LÍNGUA PORTUGUESA IV: SINTAXE: TERMOS DA ORAÇÃO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
PREDICADO VERBAL, NOMINAL E VERBO-NOMINAL
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Ele admitiu que foi derrotado .
Resumo Assuntos estudados
REGÊNCIA NOMINAL. REGÊNCIA NOMINAL Dá-se o nome de regência à relação em que uma palavra funciona como complemento de outra.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
Transcrição da apresentação:

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL   Professora: Elizabete Biedacha

REGÊNCIA   A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal.

Regência nominal   Estuda as relações em que os nomes – substantivos, adjetivos e advérbio – exigem complemento para completar-lhes o sentido. Geralmente, essa relação entre o nome e seus complementos é estabelecida pela presença de preposição. Exemplo: Joana é capaz de fazer qualquer coisa pela mãe.                   Ana sempre foi amorosa com os filhos.                    Carlos é entendido em informática.                      

Ana sempre foi amorosa com os filhos. Predicativo do sujeito (adjetivo) TERMO REGENTE VL Complemento Nominal. TERMO REGIDO Quando o termo regente é um nome – substantivo, adjetivo ou advérbio - ocorre a regência nominal.

A seguir veremos a relação de alguns nomes e as suas preposições mais usuais: Acostumado com, a. Alheio a. Ansioso para, por. Apto a, para. Contente com, por, de, em. Falta a, com, para com. Inofensivo a, para. Preferível a, para. Próximo a, de. Situado a, em, entre.  

O presidente apresentou um parecer desfavorável a nosso projeto. Apresentamos, a seguir, uma relação de nomes com suas regências mais comuns.   °Acessível, adequado, apto, desfavorável, equivalente, insensível, obediente –– a : O presidente apresentou um parecer desfavorável a nosso projeto. °Capaz, incapaz, digno, indigno, ansioso, passível, contemporâneo –– de: Sou capaz de resolver rapidamente essa questão.  

Ele ficou descontente com o resultado de sua avaliação de inglês.  °Entendido, indeciso, lento, morador, hábil –– em:  Meu amigo é entendido em Informática.  °Apto, inútil, incapaz, bom, ansioso –– para:  Estes pães estão bons para consumo somente até amanhã.  ° Ansioso, responsável –– por:  Nossa classe é responsável pela horta comunitária.

Nada de ideais ao alcance das mãos Gosto de pássaros que se enamoram das estrelas e caem de cansaço ao voarem em busca da luz... D. Hélder Câmara, Mil razões para viver, São Paulo: Civilização Brasileira.)

Eu gosto de pássaros ...em busca da luz VTI OI Termo REGENTE Termo REGIDO NOME ...em busca da luz Compl.nominal TERMO REGIDO Adj.adverbial TERMO REGENTE Quando o termo regente é um verbo, ocorre a regência verbal. Quando o termo regente é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), ocorre a regência nominal.

Há verbos que admitem mais de uma regência: REGÊNCIA VERBAL   É o modo pelo qual o verbo se relaciona com os seus complementos. Exemplo: Todos criticaram a professora.                                 Há verbos que admitem mais de uma regência: Ela não esquecia as flores recebidas. Ela não se esquecia das flores recebidas.

A voluntária distribuía leite às crianças. OBSERVE: A voluntária distribuía leite às crianças. para VTDI OD OI Prep a + art. a = à A voluntária distribuía leite com as crianças. VTD OD Adj. adverbial

A mãe, comovida, agradava o filho choroso. VTD OD Pred. do objeto Suas palavras agradaram ao público. VTI OI preposição Este caso carece de importância. (carecer = não ter) VTI OI preposição