FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Tipos de sujeito.
Batismo no Espírito Santo (parte V)
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
Profª Cláudia Rodrigues
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Vícios de Linguagem.
Vícios de Linguagem estudo.
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa.
MEU ANIVERSÁRIO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Uma linda ideia a ser imitada...
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Tipos de sujeito.
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Frase-Oração-Período
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Vícios de Linguagem São deformações das regras gramaticais, ou por descuido ou por desconhecimento. São eles...
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
Termos essenciais da oração
Figuras de sintaxe EXERCÍCIOS.
* Figuras de sintaxe *.
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
REVISÃO FINAL DE GRAMÁTICA
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
VÍCIOS DE LINGUAGEM Vícios de linguagem são desvios das normas da língua que ocorrem por desconhecimento dessas normas ou por descuido do emissor.
Vícios de linguagem São defeitos que devem ser evitados e representam desvios das normas gramaticais. São eles:
Vícios de linguagem São defeitos que devem ser evitados e representam desvios das normas gramaticais. São eles:
O Pai guia: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” Provérbios 20:24.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Figuras de Linguagem.
Jesus escolheu todos Jesus não é um professor. É alguém que não tem vergonha de estar próximo do povo. Em Santa Marta, o Papa indica três momentos da vida.
Figuras de Construção ou sintaxe
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
A vitória em Cristo nos traz a paz...
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Vícios de Linguagem.
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Quatro Meses Clique para avançar.
Comunicação e Redação Empresarial
Seja Bem-Vindo !.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Construção do sentido do texto
Figuras de linguagem.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
Disciplina: Leitura e Produção de textos Prof. Andréa Ulisses
Figuras de Linguagem.
Transcrição da apresentação:

FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil

Elipse Exemplos: Sobre a mesa, apenas uma garrafa.     É a omissão de um termo ou de uma oração inteira que já foi dita ou escrita antes, sendo que esta omissão fica subentendida pelo contexto.   Exemplos: Sobre a mesa, apenas uma garrafa. (omissão do verbo haver.) Esta garota veio sem pinturas, uma saia rosa, um moletom, sapatos vermelhos. (omissão da palavra sem.)

Curiosidade: Em diálogos também é usual a elipse: na bilheteria de um teatro, apenas perguntamos "- Quanto custa?". O contexto, a situação em que foi feita a pergunta leva-nos ao termo omitido - "a entrada".  

Pleonasmo Exemplos: - Estou vendo terra com meus próprios olhos!!!     É uma repetição que envolve uma redundância, isto é, repetição desnecessária que ocorre para dar ênfase.   Exemplos: - Estou vendo terra com meus próprios olhos!!! A mim ninguém me engana. Observação: O pleonasmo vicioso ("entrar para dentro", "subir para cima") é um defeito de linguagem.

- Aves, Desisti de ter! Ordem direta: Desisti de ter aves ! Inversão ou Hipérbato     É a inversão da ordem natural e direta dos termos da oração.   Exemplos: Dança, à noite, o casal de apaixonados no clube. Ordem direta: O casal de apaixonados dança no clube à noite. - Aves, Desisti de ter! Ordem direta: Desisti de ter aves !

Silepse Podemos ter silepse de número, de gênero e de pessoa.     É uma figura de sintaxe e ocorre quando a concordância é feita pelo sentido e não pela forma gramatical, como a própria etimologia da palavra explica.     Podemos ter silepse de número, de gênero e de pessoa. Silepse de número: O caso mais comum ocorre quando o sujeito é um coletivo ou uma palavra que, apesar de estar no singular, indica mais de um ser. Exemplos: - "O povo lhe pediram que se chamasse Regedor." (Fernão Lopes) povo = singular pediram = plural  

". e o casal esqueceram que havia mundo "...e o casal esqueceram que havia mundo." (Mário de Andrade) casal = singular esqueceram = plural - O quarteto cantaram velhos sucessos. quarteto = singular cantaram = plural

b) Silepse de gênero: Os casos mais comuns são os de predicativos que concordam com a ideia que está implícita, e não com a forma gramatical. Exemplos: São Paulo é muito fria. (fria concorda com a palavra cidade) Fulano é um criança. Fulano = masculino criança = feminino - Vossa Alteza é muito bondoso. Vossa Alteza = feminino bondoso = masculino

c) Silepse de pessoa: Ocorre principalmente quando o sujeito expresso aparece na terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural; a idéia é que o narrador integra o sujeito. Exemplos: Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins público. cariocas = 3ª pessoa somos = 1ª pessoa - Os jogadores somos incompetentes jogadores = 3ª pessoa somos = 1ª pessoa

Figuras de Pensamentos

Ironia Exemplos: - Como ele está apaixonado!!     Consiste em sugerir, pela entonação, o contrário do que as palavras ou orações parecem exprimir.   Exemplos: - Como ele está apaixonado!!   - O ministro foi sutil como uma jamanta e fino como um hipopótamo...

Eufemismo     É a atenuação ou suavização de ideias consideradas desagradáveis, cruéis, imorais, obscenas ou ofensivas.   Exemplos: - Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu) Ela é minha ajudante (Em lugar de empregada doméstica) - "...Trata-se de um usurpador do bem alheio..." (Em lugar de ladrão)

- Quase morri de estudar! Hipérbole Consiste no exagero de uma ideia.   Exemplos: - Eu já lhe disse um bilhão de vezes para não exagerar quando falar! - Este anel deve ter custado os olhos da cara. - Quase morri de estudar!

Prosopopeia Consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações de seres humanos a seres inanimados ou irracionais. Exemplos: O galo cantou às quatro da manhã... (Cantar é humano) - O Morro dos Ventos Uivantes... (Os ventos não uivam)     - O longo braço do Sol impele os ventos.

A estrela d ‘alva no céu desponta E a lua anda tonta com tamanho esplendor...   - Em um belo céu de anil, os urubus, fazendo ronda, discutem, em mesa redonda, os destinos do Brasil.

VICIOS DE LINGUAGEM

A gramática é um conjunto de regras que estabelecem um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas pelo falante. Quando o falante se desvia do padrão para alcançar uma maior expressividade, ocorrem as figuras de linguagem. Quando o desvio se dá pelo não-conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem.

a) Barbarismo: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. pesquiza (em vez de pesquisa) prototipo (em vez de protótipo) b) Solecismo: consiste em desviar-se da norma culta na construção sintática. Fazem dois meses que ele não aparece. (em vez de faz; desvio na sintaxe de concordância)

c) Ambiguidade ou anfibologia: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) d) Cacófato: consiste no mau som produzido pela junção de palavras. Paguei cinco mil reais por cada. e) Pleonasmo: consiste na repetição desnecessária de uma ideia. A brisa matinal da manhã deixava-o satisfeito.

ATIVIDADES Identifique e classifique os vícios de linguagem: Quando eu pôr o vestido, saberei se engordei. Na boca dela estava a marca da agressão que sofrera. Ele comprimentou o amigo. O principal protagonista da novela é um bom ator. Desceu para o quarto de baixo, assim que o pai surgiu no corredor. Esteje aqui amanhã no mesmo horário. Ela é uma ótima atriz. Na última peça fez um monólogo falando sozinha. O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo. Má mão a sua, o bolo sempre fica encruado. Nós advinhamos o resultado do jogo. Quero meias para senhoras claras. Eu assisti o programa em que foi denunciado o desmatamento da Amazônia.

2) Reconheça as figuras de linguagem: Tanta toada eu trago na viola. “A gente não sabemos escolher presidente” Vossa senhoria está belo hoje. A natureza pode estar chorando. e) Eu já lhe disse um bilhão de vezes para não exagerar quando falar! Este anel deve ter custado os olhos da cara. O céu está mostrando sua face mais bela. Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. Que alunos inteligentes, não sabem nem somar. Após a queda, nenhuma fratura.