VI SBAI - Bauru Set/2003 APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: uma aplicação do tipo perceptron multilayer na identificação de impressões digitais Acadêmico: José Mário Pereira Dantas Orientador:
Advertisements

Sistema robótico baseado em controladores de redes neurais
João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
Métodos Iterativos.
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Sistemas Realimentados
Controle Digital - CDG Prof. Cesar da Costa
Controle de Processos por Computador
Redes Neurais Artificiais (RNA): Perceptron
Redes Neurais Artificiais (RNA): Aprendizado
Energia Potencial e Conservação da Energia
Aspectos de Implementação do Algoritmo Backpropagation
Resolução de Exercícios Peso e Resistência do Ar
Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes.
Problemas de Forma Não-padrão
Redes de Hopfield Redes Neurais COPIN
Reconhecimento de Padrões Segmentação
Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Estrutura e movimento a partir de imagens
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
Disparidades, Correspondências e Corte Mínimo para Estéreo
Inteligência Artificial
MÉTODOS MULTIGRID PARA DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL
Doutorando: Cosmo D. Santiago – MSc.
Orientando: Cosmo D. Santiago – MSc. Orientador: Carlos H. Marchi – Dr.Eng. 1º Seminário do projeto Multigrid - abril/2008 Otimização do método multigrid.
Prof. Rafael Stubs Parpinelli
MODELO DE EQUILÍBRIO EM OLIGOPÓLIOS
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
TESE DE MESTRADO APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS DE
INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Controle Automático de Geração (Regulação Secundária) - I
Escoamento em rios Modelo Muskingum
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Segmentação de Imagens
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Fernando Carvalho, João Manuel R. S. Tavares
Adpt. por Prof. Guilherme Amorim
Quadrados Mínimos.
Grandezas Escalares e Vetoriais
Redes Neurais Artificiais
Construção e Análise de Algoritmos
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Bacharelado em Engenharia Civil
ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES ELETRÔNICA BÁSICA
Criptografia em Circuitos Caóticos
Exercícios de Planos e Atritos
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Equações algébricas e transcendentais
Física.
Redes Neurais Artificiais. Introdução RNA são modelos matemáticos que se assemelham às estruturas neurais biológicas Capacidade computacional adquirida.
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Luis Filipe de F. P. Wiltgen Barbosa1, Francisco E. D. F
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
Prof. Anne Magály de Paula Canuto
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
Prof. Eng. Francisco Lemos Disciplina: Mecânica Geral
Clustering Algorithms for Gene Expression Analysis Pablo Viana Fagner Nascimento.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Estática Estática Histórico
Sistemas de Controle III N8SC3
Livro 1 - Capítulo Energia e Trabalho.
Sistemas de Controle III N8SC3
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

VI SBAI - Bauru Set/2003 APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS DE HOPFIELD PARA DETECÇÃO E ESTIMAÇÃO DE MOVIMENTO ENTRE DOIS QUADROS DE UM SINAL DE VÍDEO DIGITAL Eng. Carlos E. C. Santana (MSc.), EMBRAER Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr., ITA Prof. Dr. Fernando T. Sakane, ITA

Objetivo Estudo e aplicação de técnicas que utilizam redes neurais de Hopfield para detecção e estimação de movimento na codificação digital de sinais de vídeo.

Justificativa do Estudo em Questão Detecção e estimação de movimento permite melhorar a eficiência do codificador digital de sinais de vídeo. Métodos atuais de detecção de movimento, como casamento de blocos, métodos recursivos e métodos bayesianos, requerem grande capacidade de processamento.

Justificativa do Estudo em Questão A pesquisa de técnicas de detecção e estimação de movimento ainda é um campo aberto de pesquisa, e que pode ser colocado como um problema de otimização. Redes neurais de Hopfield é uma ferramenta que tem se mostrado eficiente para tal tipo de problema, particularmente pela possibilidade de processamento paralelo.

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield A rede neural de Hopfield é um sistema dinâmico não-linear. Determinam-se os parâmetros da rede neural utilizando-se o valor da luminância dos pixels dos quadros atual e referência. A rede parte de um estado inicial e atinge um estado final que define a solução do problema (o vetor movimento).

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Rede neural uni-dimensional:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield A rede converge para um ponto de equilíbrio estável se: 1) a atualização das suas unidades for assíncrona e usar a função “threshold”, 2) W simétrica e Wii  0.

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para problemas de otimização utilizando redes neurais de Hopfield: onde: Ej é a expressão da função pseudo-energia da restrição j; Rj é o peso da restrição j.

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Expressão da função pseudo-energia:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Expressão da função pseudo-energia da restrição 1: Temos então a expressão final da função pseudo-energia para a rede neural de Hopfield:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Igualando as expressões pseudo-energia: 1  c  M, 1  d  M e

Simulações e Resultados Obtidos Escolher o bloco do quadro atual, Determinar os parâmetros bias e W da rede neural, Inicializar as unidades da rede, Atualizar as unidades de maneira assíncrona (utilizando “simulated annealing”) até a rede convergir para um ponto de equilíbrio estável, Nesse caso o estado das unidades define o vetor movimento do bloco em relação ao quadro referência.

Simulações e Resultados Obtidos

Simulações e Resultados Obtidos Vetor movimento para o bloco (6, 16):

Simulações e Resultados Obtidos Parâmetro Valor M (número de blocos candidatos englobados pela área de busca) 49 blocos candidatos N (número de pixels do bloco F, igual a mxn, onde m = n = 8) 64 pixels Nit (número máximo de iterações da rede neural) 10000 iterações 0 (ganho da função sigmóide utilizado para definir o estado inicial das unidades da rede neural) 0,1 F (ganho da função sigmóide quando a iteração da rede for Nit) 25  (limiar que define a convergência da rede) 0,00001 q (ver Nota abaixo) 1

Simulações e Resultados Obtidos Custo fornecido pelo bloco candidato mais parecido com o bloco F Componente dh do vetor movimento, (deslocamento horizontal) 1 pixel para a esquerda Componente dv do vetor movimento, (deslocamento vertical) 1 pixel para cima Número de iterações para a rede convergir para a solução do problema 266 Componente dh do vetor movimento, (deslocamento horizontal) 1 pixel para a esquerda Componente dv do vetor movimento, (deslocamento vertical) 1 pixel para cima

Simulações e Resultados Obtidos

Conclusões Resultado utilizando rede neural foi correto. Verificou-se que os parâmetros da rede devem ser ajustados para cada bloco dentro de uma mesma imagem. Aumentando-se o número de unidades da rede verifica-se uma maior dificuldade no ajuste dos parâmetros que definem a dinâmica da rede neural. É possível diminuir o número de iterações da rede, mas isso requer novo ajuste dos parâmetros que definem a dinâmica da rede neural.

Perspectivas Futuras Desenvolver método para melhor ajustar os parâmetros das redes neurais visando menor dependência dos blocos e maior velocidade de convergência. Comparação da eficiência (em número de operações) entre as técnicas utilizando redes neurais e da busca exaustiva.