Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – 27-30 de Novembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Plano Diretor de Sistemas de Informação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Sistema Web para Departamentos
Divulgação e disseminação de conhecimento
Sistema Gerenciador de Repositórios de arquivos. Objetivos principais: –Compartilhar arquivos entre pesquisadores; –Gerenciar acessos a estes arquivos;
Portal Capes
Planejamento Estratégico
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
PEAV – PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE VISUAL
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – Site da Eletronorte
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Eng. Luiz Francisco Bozo
Sistema de Informações da Biodiversidade Amazônica Consultoria: Experto em Sistemas de Informação e Bases de Dados.
Estratégia de Planejamento do Projeto
Programação WEB Apresentação.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA (RCIpea)
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Arquitetura Cliente /Servidor
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Tecnologia da Informação
Business Intelligence:
Programação WEB Apresentação.
Christien Lana Rachid6.1d.1 Técnica de BD - Dicionarização UNIPAC 2º SEMESTRE 2007.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
WS Final Resultados e Recomendações
2005 Cin - Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Iniciação Científica Visual # Tool Bolsista: Rodrigo Cavalcante Mendes Orientadores:
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Normas para Gestão de Metadados: Norma ISO/IEC 11179
Aspectos na implementação de sistemas de registro informatizados em Jardins Botânicos.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO WEB Apresentação. Prof. Norton Glaser  Professor universitário desde 2005  Ministra aulas na Fatec Ipiranga e Fatec SC.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
E-commerce e E-business
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
GESTÃO DO CONHECIMENTO
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
POLITICAS DE SEGURANÇA
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
GT Governança de TI Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação CPTI.
Atividades do LBA DIS Laurindo Campos MCTI/INPA/LBA XXVI REUNIÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO DO LBA – 22 e 23 de agosto de 2011.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Comunicação Científica
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Transcrição da apresentação:

Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – 27-30 de Novembro de 2006 – Manaus – AM - Brasil

Roteiro da Apresentação A Rede CTPetro Amazônia Governância de Dados e Informação Comissão Mista de Informática Ações do CMI Integração de Base de Dados Plano de Gerenciamento de Publicações Considerações Finais

A Rede CTPetro Amazônia Formar uma Rede Temática Cooperativa entre instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia na Região Amazônica, que intensifique a troca de informações, conhecimentos, intercâmbio de profissionais, treinamento e capacitação; obtenção e divulgação de novos conhecimentos que permitam identificar, avaliar, eliminar ou minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente, das atividades de prospecção e transporte do gás natural e petróleo na Amazônia Brasileira - NO UNIVERSO DA COMPUTAÇÃO - O que fazer para atingir tais objetivos?

Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso - O que é? Processo pelo qual se gerencia a qualidade, consistência, usabilidade, segurança e diaponibilidade de dados de uma organização É um assunto critico que deve ser tratado o quanto antes. Cenário Arquitetura da informação consiste de muitos sistemas e banco de dados que podem ou não estarem integrados conforme as necessidades da organização. “Governância de dados é ESSENCIAL”

Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont. Compromisso é a fundação de qualquer estratégia de Governância de dados – Compromisso inclui recursos e tempo. Governância de Dados, infelizmente, não é grátis. Padrões desenvolvidos devem ser adotados no cenário dos dados. Nenhum sistema de informação deve desprezar padrões de governância existente.

Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont. Gerenciamento e Disseminação de Dados É fundamental o uso de melhores tecnologias disponíveis (ferramentas DBMS, EAI (enterprise application integration) and ETL (extract, transform and load), e produtos para garantir a qualidade dos dados.

Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont. Tecnologias: Servidor WEB: Apache, Tomcat Linguagem de programação: PHP, Python, Java, etc Banco de dados: PostgreSQL, MySql, etc Navegador WEB (browser): Internet Explorer; Mozilla Firefox; Suportem sessões, CSS, Java e JavaScript.

Governância de Dados e Informação - Uma estratégia para o sucesso – cont. Também, desenvolver planos de integração das ferramentas e dos dados. Responsabilidade começa e termina com liderança - Comissão Mista de Informática

Comissão Mista de Informática: Peopleware, Hardware e Software Formação: Área técnica e científica da computação e dos projetos de pesquisa (escopo do CTPetro); Participação das instituições envolvidas na Rede Temática CTPetro Amazônia.

Comissão Mista de Informática: Peopleware, Hardware e Software cont. Objetivo: estabelecer políticas na área de Informática e também analisar as necessidades da rede, realizar atividades como desenvolvimento e manutenção do site Web, onde ocorre divulgação de notícias, atividades e eventos da rede, implantação/integração de banco de dados para o armazenamento das informações coletadas durante as pesquisas dos projetos que compõem a Rede CTPetro Amazônia.

Ações da CMI Reuniões (2005-2006): 2 Realizadas em Manaus e 1 em Belém. Atividades: Conhecer a infra-estrutura de informática do MPEG; Planejamento do Espelhamento do Website da Rede CTPetro no MPEG; Identificação de demandas dos projetos de pesquisa com relação a infra-estrutura e desenvolvimentos de sistema de suporte; Dimensionamento de recursos para atender a novas demandas;

Ações da CMI cont. Atividades: Definindo agenda de reuniões da CMI do CTPetro (2006-2007) Integração da Rede CTPetro a outras iniciativas na Amazônia Participação da ASCOM do CTPetro no MMA/BCDAM Disseminação do Sistema Mo Porá – Gerenciamento do Repositório de Dados Elaboração de Cronograma de Treinamento Discussão sobre o Plano de Gerenciamento de Publicações

Plano de Gerenciamento de Publicações Entrada de dados do CT-Petro (indexada e literatura cinza - formato PDF) Captura de dados de bases de referencias externas CT-Petro FTP Site Recomendações para o tratamento dos dados (1...7) Cópias de Segurança Web Site do INPA (Bibliopac) http://biblioteca.inpa.gov.br/ internet Banco de Dados Usuários Web Solicitação de Material Biblioteca INPA

Plano de Gerenciamento de Publicações cont. PASSOS: Solicitação de autorização dos autores referente a questões de Copywrite; Indexar material com identificação da biblioteca do INPA; Selecionar/Identificar as palavras-chaves da publicaçãp; Adotar o AACR2 (Anglo American Cataloging Rules) na catalogação dos dados da publicação; Adotar o DDC (Dewey Decimal Code) para classificar o dado (Permitirá a localização do material na biblioteca”); Inserir o dado no banco de dados da biblioteca central do INPA, incluindo o resumo e um arquivo PDF associado, se disponível; Toda publicação autorizada do CT-Petro poderá ser impressa e distribuída via Web ou Correio normal.

Integração de Base de Dados Piatam – BD Malária CTPetro – BD Malária internet Usuário Camada de Integração Esquema Integrado BD Piatam BD CTPetro *** EM DESENVOLVIMENTO ***

Considerações Finais Experiências/soluções positivas de Projetos (LBA, PPBio, Team, PDBFF, etc) podem ser incorporados de forma rápida e com baixo custo (R$ 0,00); Política de Dados deve ser enfatizada sempre; Segurança dos Dados; Implementar uma Base de Metadados Fortalecer a CMI e subsidiar reuniões para trocas de experiências com maior freqüência

Muito Obrigado !