Divulgação e disseminação de conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS, PRODUZIDOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA BASE DO URUCU, NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA EXPLORAÇÃO.
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fator Humano Desenvolver capacitação e estimular a aplicação de conhecimento das pessoas da IAP em Piedade 1.
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Silvana Amaral Divisão de Processamento de Imagem – INPE
Gerenciando e Integrando Banco de Dados e Repositórios na Rede CTPetro Amazônia Laurindo Campos INPA II Workshop da Rede CTPetro Amazônia – de Novembro.
ESTIMATIVA DOS PROCESSOS EROSIVOS NA
OCORRÊNCIA DE BACTÉRIAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO EM RAÍZES DE PLANTAS UTILIZADAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA PROVÍNCIA PETROLÍFERA DE URUCU.
Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,
“Análise ambiental, modelagem e previsão de impactos”
RIO URUCU – AMAZONAS Maria de Fátima Vieira, Dra.
PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Educação Ambiental - GPEEA
CEDIPETRO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INCLUSÃO SÓCIO- ECONÔMICA PELA INTERAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E O SETOR DE PETRÓLEO E GÁS.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Tecnologia e Educação.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
PIBID Total de custeio do projeto ,00
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Eduardo Góes Neves (USP-MAE)
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO:
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Rede Temática de Modelagem Ambiental da Amazônia INPA, MPEG, LNCC, INPE, INPA, CBPF, Mamirauá Apresentação para MCT Fevereiro de 2003.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
vídeo
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO.
Transcrição da apresentação:

Divulgação e disseminação de conhecimento Maria de Fátima Vieira Tecnologias para a recuperação de ecossistemas e conservação da biodiversidade na Amazônia brasileira. Criada em atendimento ao Edital da FINEP – Redes N/NE - 2001

Província Petrolífera do Urucu Amazonas – Brasil (4º53´S e 65º11´SW).

Estrutura da rede consolidada: Tecnologia de regeneração artificial em clareiras abertas pela exploração e transporte de petróleo e gás natural. Coordenador: Gil Vieira INPA Caracterização e análise da dinâmica do solo. Coordenadora: Maria do Rosário L. Rodrigues CPAA / Embrapa Dinâmica de clareiras sob impacto da exploração petroleira. Coordenadora: Ana L.C. Prudente MPEG ADMINISTRAÇÃO DA REDE Coordenador Geral: Luiz Antonio de Oliveira INPA Malária: dinâmica de transmissão, vetores e estratégias de controle em áreas de exploração de petróleo Coordenador: Wanderli Pedro Tadei INPA Análise de sensibilidade ambiental, modelagem e previsão de impactos. Coordenador: Bruce R. Forsberg INPA

É necessário sair da academia. Inserir a educação científica ainda no ensino fundamental ou médio, onde os escolares possam participar do processo científico.

Divulgação e disseminação de conhecimento. Ações realizadas: PALESTRAS ISOLADAS Ações futuras: OFICINAS PARA PROFESSORES FORMAÇÃO DE JOVENS CIENTISTAS

PALESTRAS: Previsão: Uma apresentação padrão. - Escolas públicas. - Escolas particulares. - Funcionários da Petrobrás e empresas prestadoras de serviço. - Outros. Previsão: 2 palestras por mês = 24 no ano.

OFICINAS PARA PROFESSORES - Fortalecimento da equipe - Uma Pedagoga (bolsista a ser contratada) - Comprometimento dos integrantes dos projetos temáticos.

Conteúdo das oficinas = Projetos da Rede Locais: Manaus, Coari e Belém (condicionado a disponibilidade de recursos e envolvimento dos integrantes residentes em Belém).

Formação de Jovens Cientistas Programa: JOVEM CIENTISTA AMAZÔNIDA (FAPEAM) 6 estudantes do ensino médio. 2 pesquisadores da rede 1 professor tutor 1 técnico (bolsista) 1 escola pública. Duração: 24 meses Bolsas: FAPEAM