Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet

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Transcrição da apresentação:

Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet Carine Campos Teixeira Orientador: Cairo L. Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe W. Barbosa

Índice Introdução Objetivo Desafio Histórico Laboratório Real Remoto - ITA Conclusões Perspectivas Futuras EE 301 - Seminário de Tese

Introdução O controle de sistemas à distância é uma necessidade do mundo atual. Laboratórios reais e com acesso remoto tem sido propostos como eficazes formas de auxílio ao ensino à distância. EE 301 - Seminário de Tese

Por que laboratório real remoto? O grande número de estudantes envolvidos na disciplina; Modelo de educação baseada na educação à distância; Recursos econômicos insuficientes. EE 301 - Seminário de Tese

Objetivo Desenvolvimento de ferramentas que possibilite a qualquer pessoa: o envio de comandos e; monitoração remota de experimentos de um laboratório real através de qualquer computador conectado à Internet. EE 301 - Seminário de Tese

Desafio Fornecer uma estrutura onde experimentos reais, e de acesso remoto, podem ser alterados e comandados sem dificuldades. EE 301 - Seminário de Tese

Histórico EE 301 - Seminário de Tese

iLab - MIT EE 301 - Seminário de Tese

iLab - MIT O Lab Server; O Lab Client; O Service Broker. O desenho do iLab é separado em três distintos módulos conectados por uma arquitetura de Web Service, tais como: O Lab Server; O Lab Client; O Service Broker. EE 301 - Seminário de Tese

iLab - MIT Experimentos monitorados via Web: Flagpole; The sensor experiment; Heat exchange; Microelectronic WebLab. http://weblab.mit.edu/ EE 301 - Seminário de Tese

ACT – Automatic Control Telelab EE 301 - Seminário de Tese

ACT – Automatic Control Telelab O laboratório da Universidade de Siena (Itália), possui as seguintes características: escolha de um controlador pré definido ou possibilidade de construção de um novo; ambiente do MatLab e Simulink; mudança de controladores e sinais de referência; Gráficos e vídeos online. EE 301 - Seminário de Tese

No ACT estão disponíveis atualmente 5 experimentos: Controle de Posição; Controle de Velocidade; Controle de Vazão; Levitação Magnética; Simulador de Helicóptero; Robô Lego Mindstorms. EE 301 - Seminário de Tese

GigaBOT WebLab- UNICAMP EE 301 - Seminário de Tese

GigaBot WebLab- UNICAMP A arquitetura para WebLab utiliza serviços de rede classificados em três categorias: serviços de acesso; de interação; e de comunicação. EE 301 - Seminário de Tese

GigaBOT WebLab- UNICAMP A estrutura do WebLab da UNICAMP pode utilizar ainda serviços oferecidos por outros WebLabs formando assim uma federação de laboratórios reais com acesso remoto através da Internet. EE 301 - Seminário de Tese

Outros Projetos no Mundo UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia), Espanha (Dormido Bencomo, 2003); Swiss Federal Institute Technology (Gillet, et. al., 2000); Universidade Nacional de Singapura, Oregon State University, Columbia University, etc. EE 301 - Seminário de Tese

Outros Projetos no Brasil GigaBot UNICAMP (Eleri, 2006); UFU-FACOM (Faina, 2006); PUCRS-GACS (Grupo de Automação Sistemas e Controle) (Pereira, 2006); GRACO (Grupo de Automação e Controle) (Álvares ,et. al., 2003 ), da UNB. EE 301 - Seminário de Tese

Laboratório Real Remoto - ITA Este trabalho propõe a criação de um laboratório com acesso remoto a experimentos reais existentes no ITA através da Internet. EE 301 - Seminário de Tese

Laboratório Real Remoto - ITA Componentes principais do sistema: três computadores conectados à Internet: Executa um programa “web browser” padrão (usuário); Executa um programa “web server local”; Está conectado com o experimento real “computador do experimento real” . EE 301 - Seminário de Tese

EE 301 - Seminário de Tese

EE 301 - Seminário de Tese

Experimentos LRR - ITA Romeo III; Kit de Levitação Magnética; Kit de Controle Térmico; Kit de Servomecanismos. EE 301 - Seminário de Tese

Romeo III EE 301 - Seminário de Tese

Configuração adotada para o controle via internet do robô ROMEO III. EE 301 - Seminário de Tese

Estratégia de Controle. EE 301 - Seminário de Tese

Página em HTML de controle do robô. EE 301 - Seminário de Tese

Status de comando enviado para o robô EE 301 - Seminário de Tese

Visão da câmera instalada no LRR mostrando o robô em tempo real EE 301 - Seminário de Tese

Maglev EE 301 - Seminário de Tese

Visão Geral EE 301 - Seminário de Tese

Maglev – Interface Gráfica EE 301 - Seminário de Tese

Maglev - Trajetória EE 301 - Seminário de Tese

Maglev – Coleta de Dados EE 301 - Seminário de Tese

Projeto Kyatera EE 301 - Seminário de Tese

Projeto KyaTera A rede óptica KyaTera é uma plataforma de testes: pesquisa novos conceitos em redes ópticas; desenvolve novas aplicações da internet avançada; demonstra experimentalmente a aplicação das tecnologias propostas; interliga os laboratórios participantes. EE 301 - Seminário de Tese

Projeto KyaTera EE 301 - Seminário de Tese

Projeto Kyatera Por que KyaTera para WebLabs? alta velocidade na transmissão de dados; robusta; segura. EE 301 - Seminário de Tese

Projeto KyaTera Programa TIDIA (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada); um programa financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Projeto KyaTera; Federação de WebLabs. EE 301 - Seminário de Tese

KyaTera Federação de WebLabs EE 301 - Seminário de Tese

Considerações Finais EE 301 - Seminário de Tese

Requisitos De fácil compreensão e de fácil uso; Adaptação de materiais didáticos ao novo contexto; Supervisão online do ambiente do experimento; Política de segurança do sistema físico e servidor apropriado; EE 301 - Seminário de Tese

Requisitos Múltiplas plataformas do software do cliente; Segurança do cliente; Software do cliente gratuito; Flexibilidade na formulação dos programas; Salvar os dados experimentais. EE 301 - Seminário de Tese

Desvantagens Ausência de contato físico com o experimento; Não aplicabilidade em alguns experimentos; Instabilidade das transmissões através da Internet. EE 301 - Seminário de Tese

Vantagens Laboratórios podem ser acessados 24 horas por dia; Estudantes não precisam se deslocar para realizar tarefas; Boa exploração dos recursos investidos; Acessibilidade à diferentes tipos de experimentos. EE 301 - Seminário de Tese

Vantagens Preparação antecipada do experimento pelos estudantes; Ganho no processo de aprendizagem; Adaptação e personalização do ambiente do laboratório para alunos com deficiência física. EE 301 - Seminário de Tese

Conclusões Os WebLabs são laboratórios de acesso remoto que viabilizam novas possibilidades para o ensino e a pesquisa; Os recursos materiais de um laboratório podem ser compartilhados.   Empresas também podem usar os WebLabs nos seus treinamentos. Cooperações científicas mais dinâmicas se viabilizam. EE 301 - Seminário de Tese

Perspectivas Futuras Adição de conteúdo teórico sobre cada um dos experimentos na página para o usuário; Separação do servidor em dois ou mais computadores; Adição de outros experimentos físicos com controle remoto via internet; Integração com a federação de WebLab. EE 301 - Seminário de Tese

Obrigada!!! EE 301 - Seminário de Tese