Vida De Abelha Nayara N°17

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
Advertisements

O reino vegetal, seus grupos principais, características e reprodução
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
SERES VIVOS.
Ana Paula Franco de Souza
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
Como os frutos se formam?
Principais funções dos bichinhos!
MORFOLOGIA E BIOLOGIA DAS ABELHAS Apis mellifera
Grupo: Gabriel, Pedro, Rafael, Rômulo e Rodrigo.
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
Relações Ecológicas entre os Seres Vivos
As outras Classes dos artrópodes
Animais Invertebrados
REINO DAS PLANTAS.
Vida de abelha Lucas muniz Nº13 4º ano A.
Vida de abelha Marcos V. n16.
Vida de abelhas Alexya Moreiras Paes n 01.
Os Produtores Com duração até dezembro de 2014, a moratória contra o desmatamento na Amazônia acordada pelos produtores de soja junto com organizações.
Marcela Sorghi Mariano Nº 15
Vida de Abelha Gustavo Nº5.
Vida de abelha Anderson n°02.
Vida de abelha Rodrigo número 26
Vida de abelha Luciano Nº14 4ºano A.
Vida de abelha Nicoly n;24.
Vida de abelha Julia .A. N°11 4°Ano B.
Trabalho:“Cinema na escola”
CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.
Paulo Guilherme Souza Guimarães 4ºA Nº19 Colégio da Polícia Militar.
Vida de abelha Leonardo nº26.
Vida De Abelha Thalita Nº22.
nome:João Elias Nº9 4º ano –a.
Igor N25.
Lívia Campos Costa Nº13 4ºano B
Vida de Abelha Nicollas nº18 4ºA.
Vida de Abelha João Vitor Nº 10.
Vida de Abelha Mayara vitória Nº19.
Marcello Henrrique nº:16
Pedro Alvaro Souza Guimarães N° 21
Vida de abelha MARCELO nº14 4ºano A.
Gustavo Santos da Silva N 09 4 Ano B
Vida de abelha Gabriel Augusto nº05.
Vida de abelha Luiza Molina Marques nº 14. Por que os vegetais são produtores? Os vegetais são seres produtores porque produzem seu próprio alimento.
Gustavo Rodrigues Duarte N 08 4ANO B
Vida de abelha Aalyiah marques laurindo Nº01. Por que os vegetais são produtores? Por que os vegetais produzem seu próprio alimento.
Vida de abelha Flávia Beatriz nº04.
Vida de abelha Daniel número 2 – 4º A
Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A
Giovanni de Melo Gabriele N:7
Vida de abelha . Rhauan nº24.
Relações harmônicas A relação é harmônica ocorre quando não há disputa entre as espécies, não havendo desvantagem para nenhuma das espécies. As relações.
Vida de abelha Giovanna nº06.
Vida de Abelha Denis – Nº3 4º Ano A.
Trabalho elaborado pelos “Cientistas em Metamorfose” - Turma 5º B - Escola B. 2,3 Cunha Rivara de Arraiolos.
Isabella Marçal de Souza Nº6
Vida de abelha Kauã 4ºANO A.
Júlia Vieira Duarte Nº12 4ºano B
Vida de abelha Raiane n°22.
Vida de abelha Marcos Felipe Nº17 4ºano B. Por que os vegetais são produtores São organismos capazes de fabricar próprio alimento.
Curiosidades sobre o figo 22 de Maio de 2015.
Patrick Ferreira dos santos N° 20
Desaparecimento das abelhas – mitos e impacto ambiental
Rebecca Pereira de Oliveira Nº23
VIDA DE ABELHA Geovana n°27. Os produtores porque os vegetais são produtores  São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento.
PLATELMINTOS Platyhelminthes Animais Invertebrados
Vida de abelha Andrey n°03.
Colégio Maria Imaculada CIÊNCIAS 6º S anos Profª. Celi.
Vida de Abelha Giulia nº4. Os produtores As plantas são seres produtores porque não consomem energia já produzida, elas é que a produzem. Em última.
Mel de Abelhas “Eu quero expressar fraternidade e identidade não apenas com os seres chamados humanos, mas com toda as formas de vida, até mesmo com.
Transcrição da apresentação:

Vida De Abelha Nayara N°17 Conheça a abelha, foto, informações, colméia, produção de mel, picada de abelha, polén, polinização, néctar,  apicultura, alimentação, colônias, reprodução, habitat, geléia real.

Os produtores São classificados como produtores por produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese, que é a transformação da matéria inorgânica em orgânica. São qualificados como produtores pois não precisam buscar alimento, já que produzem seu próprio. Na fotossíntese, realizada por todos os vegetais, eles transformam CO² em energia e liberam O² na atmosfera. Por serem produtores, eles estão na base da cadeia alimentar, servindo de alimento para muitos animais, herbívoros ou onívoros.

A polinização Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos)através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor espermatozóides das plantas,o receptor feminino (estigma) de outra flor(da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.

Como vivem as abelhas Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis. As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas pertence à tribo Meliponini.

De que maneira fabricam o mel No reino animal, a cera é produzida pelas abelhas na transformação do mel por elas ingerido com o auxílio de oito glândulas ceríngeas localizadas no lado ventral do abdômen das operárias. Também existem ceras químicas que são produtos usados para lustrar pisos, móveis, automóveis e sapatos. Ceras industriais e domésticas, líquidas, em pasta ou em pedra. Além é claro de algumas mucosas e fluidos corporais que são popularmente chamados dessa maneira (ver: cerúmen).

A defesa da abelha Como todo inseto, as abelhas possuem três pares de patas. Utiliza o primeiro para limpar as antenas, protegendo-as da poeira. O segundo serve de apoio para o seu corpo e o terceiro par é chamado depatas coletoras, serve para mover pólen. Na tuba das patas coletoras fica o lavatório para o óleo: corbícula, espécie de pote. Ainda no terceiro par fica o escorpião, com o qual a abelha recolhe o pólen e, trocando as patas, deposita-o com o centro na corbícula direita e com a direita na corbícula central.  Além disso, possui uma língua, também chamada de lígula, que move-se num canal formado pelas maxilas e os palpos labiais, terminando num tufo de pêlos que, como uma esponja, absorve o nectar da flor. Sua mandíbula e seu maxilar São órgãos responsáveis por amassar as escamas de cera que a abelha expele do abdômen, utilizadas depois para construir os favos. Têm também a função de abrir as anteras das flores - para extrair o pólen; varrer a colméia; e mutilar os inimigos.  Como órgão do olfato e do tato, seu par de antenas é extremamente sensível. Podem com elas “farejar” na escuridão, sendo inclusive, capazes de construir favos com perfeição geométrica.  São animais voadores e suas asas são formadas por duas membranas superpostas, reforçadas por nervuras ramificadas. Os pares de trás são menores e munidos de “ganchinhos”, com os quais a abelha, durante o vôo, prende as duas asas formando uma só. 

A colméia As abelhas utilizam a colméia para abrigar sua progenitor, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colméias construídas em apiários. Uma colméia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colméias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha. Na colméia é perceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colmeia. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colmeia. A rainha é a única fêmea fértil da colméia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geléia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis por atrofia. A rainha põe cerca de mil ovos por dia e vive de cinco a dez anos. Os zangões, que são os machos possuem a única função de fecundação da rainha, após isso.

Porque o mel é benéfico a nossa saúde O mel é o único alimento doce que contém proteínas, vitaminas e sais minerais importantes para nossa saúde e que mesmo tendo alto valor calórico, pode ser consumido (com algumas restrições) por todos seja magrinho ou gordinho. Veja a seguir mais alguns dos benefícios do mel para a saúde de todos e não deixe de se alimentar com essa delícia divina e muito saudável.

O que podemos fazer com o mel? Para mim o mel é remédio. O meu calcanhar de aquiles é a garganta e, como tal, sumo de limão com mel, chá com mel, leite com mel, ... faziam parte do tratamento quando, em miúda, ficava doente... Mas- ironicamente - adorava, nas férias do Verão na aldeia, chupar os favos de mel, depois do apicultor retirar o mel das colmeias do meu tio. Ficávamos, os primos todos, à volta dele, pacientemente à espera que terminasse e nos desse, a cada um, um "bocado de cera" que nos proporcionava umas horas deliciosas, sentados ao sol a saborear um pedaço de céu...

Quem cuida das abelhas? Abelha cuida melhor das filhas caçulas do que das mais velhas Pesquisadores suíços descobriram que uma espécie de abelhas do Norte da África e do centro da Europa, alimenta menos suas filhas mais velhas, o que as leva à morte no inverno. Para que as irmãs mais novas se desenvolvam melhor .

As flores são o elo de ligação do Céu com a Terra As flores são o elo de ligação do Céu com a Terra. Através da contemplação das flores, da inalação consciente do seu perfume, da relação estreita com o ser de cada planta e através do cultivo de belos jardins, o ser humano pode curar-se e regenerar toda a sua natureza física, emocional e mental. O brilhante médico Edward Bach brindou a humanidade ao criar a terapia dos florais. Ele percebeu que antes de uma doença surgir no corpo físico, aparecem distúrbios nos corpos do pensamento e do sentimento. E criou os florais, essência obtida das flores, como agentes de cura. No entanto, ao oferecer gratuitamente sua descoberta a quem quisesse, Edward Bach certamente não imaginava que o seu presente viria a transformar-se em objeto comercial