Entre a ignorância e a sapiência

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Entre a ignorância e a sapiência Projeto de pesquisa Entre a ignorância e a sapiência

Modelo PIBIC UFSCar-CNPQ Introdução ao Problema Objetivos Metodologia Resultados Esperados Forma de Análise dos Resultados Cronograma de Trabalho Referências Bibliográficas

Exemplo: A avaliação da educação brasileira segundo a Folha de S. Paulo:1999-2006 Projeto apresentado a FAPESP por Aryane Paula Prado

Introdução ao Problema O que é avaliação da educação superior A expansão da educação e a avaliação O papel da imprensa

2 Objetivo Geral Identificar a influência da imprensa na implantação das políticas de avaliação de políticas de educação superior no Brasil

2 Objetivos Especificos · Identificar e comparar as concepções de avaliação da educação presentes na “Folha de S. Paulo” durante o Governo Fernando Henrique Cardoso e no governo Luís Ignácio Lula da Silva. · Identificar as continuidades e rupturas na forma do jornal divulgar os resultados da avaliação da educação nos dois períodos estudados. · Explicitar o posicionamento do jornal sobre as políticas de avaliação da educação · Explicitar os vínculos ou não das matérias com as políticas públicas de avaliação. · Identificar, no período estudado, a linha histórica que pontuou a elaboração e implantação das políticas públicas de avaliação da educação brasileira.

3 Metodologia Pressupostos epistemológicos Tipo de pesquisa a ser realizada Procedimentos metodológicos 1a fase Revisão bibliográfica sobre avaliação da educação; tendo como temas prioritários os seguintes: a) concepções de avaliação; b) política e história da avaliação da educação superior, c) legislação/atos normativos, d) agências e atores e e) as implicações dos aspectos técnicos da avaliação na constituição de modelos de Instituições Escolares.

2a fase Para cada um dos períodos (Segundo Governo FHC, Primeiro Governo Lula) serão realizadas as seguintes atividades: · Identificação dos textos publicados no Jornal Folha de S. Paulo que versem sobre a avaliação da educação. · Relacionar as matérias com os acontecimentos relativos à política de avaliação. · Seleção das matérias. · Leitura, classificação das matérias e elaboração de fichas de leitura. 3a fase Análise das concepções expressas nas matérias divulgadas. Construção de uma linha histórica das concepções de avaliação da educação expressas no Jornal Folha de S. Paulo.

4 Resultados Esperados Contribuir para a compreensão a influência da imprensa na implantação das políticas de avaliação de educação superior no Brasil Oferecer dados que constituirão pano de fundo para o projeto intitulado “Avaliação e Regulação da Educação Superior brasileira: história e políticas”. Com os resultados da pesquisa serão elaborados artigos para serem apresentados em eventos científicos da área de educação, no Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CIC/UFSCar) e em um periódico da área.

5 Forma de Análise dos Resultados identificar os grupos que constituem os “nós” da rede de poderes/saberes em relação à avaliação da educação; b) identificar o regime de verdade que regula a distribuição dos enunciados; c) explicitar as aproximações e distanciamentos entre os regimes de verdade dos grupos que constituem os “nós” da rede de poderes/saberes;

6 Cronograma de Trabalho Atividades a Serem desenvolvidas 1 mês 2 mês 3 mês 4 mês 5 mês 6 mês 7 mês 8 mês 9 mês 10 mês 11 mês 12 mês Levantamento Bibliográfico e leitura x   Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 1999 X Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2000 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2001 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2002 Redação do relatório parcial apresentando os resultados da pesqusia relativos ao Governo FHC Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2003 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2004 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2005 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2006 Elaboração do Relatório Final Atividades a Serem desenvolvidas 1 mês 2 mês 3 mês 4 mês 5 mês 6 mês 7 mês 8 mês 9 mês 10 mês 11 mês 12 mês Levantamento Bibliográfico e leitura x   Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 1999 X Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2000 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2001 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2002 Redação do relatório parcial apresentando os resultados da pesqusia relativos ao Governo FHC Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2003 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2004 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2005 Identificação, seleção e leitura das matérias no jornal Folha de São Paulo ano de 2006 Elaboração do Relatório Final