Para o mundo profano este dia representa um instante negativo, mas os cristãos sabem que não é verdade. Tanto que este dia lembra um momento histórico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA IGREJA.
Advertisements

Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
HISTÓRIA DA IGREJA Início; Expansão; Perseguições; Decadência;
As epístolas de Tiago e de Pedro
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
HISTÓRIA DA IGREJA.
Arte Paleocristã.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Reformas religiosas.
Cerimonial e Protocolo
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
A Controvérsia ariana, passo a passo Pablo Nogueira Ilustrações: Ezê
CRISTIANISMO PRIMITIVO, CRISE DE ROMA E ANTIGUIDADE TARDIA
Arte Cristã Primitiva.
Cristianismo unidade e diversidade
Santo André, Apóstolo.
Solenidade de São Pedro e São Paulo
São Judas Tadeu.
Comemoramos também o dia do Papa
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
A eucaristia Começar.
Toda Igreja unida celebra
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
CIPRIANO DE CARTAGENA EE DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS INDAIATUBA DISCIPLINA DE FILOSOFIA `´ TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” GRUPO_1_1H ANA.
Cipriano de Cartagena 1º I GRUPO 1 Alison nº1 Bárbara n°03
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Era São Lourenço um dos sete diáconos da Igreja de Roma, cargo de grande responsabilidade, já que consistia no cuidado dos bens da Igreja e na distribuição.
Pessoas que se amam não conseguem viver longe, separadas, distantes, por muito tempo. O amor cria a necessidade de ficar junto com a pessoa amada.
São Benedito, o Negro.
VIVER EM COMUNIDADE Que Comunidade? Por onde entrar?
Ecumenismo e confissões cristãs.
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
O Viver Cristão Uma Introdução ao Viver Cristão
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
BATISMO Na Bíblia e na História.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Algumas considerações
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
O Rosário.
FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Batismo de Jesus.
DECLÍNIO E QUEDA Do IMPÉRIO romano
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
A Contra-Reforma Em 1534, frei Inácio de Loyola, fun­dou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi con­cebida para.
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
A CASA DE DEUS SENDO CONSTRUÍDA
DO HORIZONTE UMA GRANDE LUZ, VIAJA NA HISTÓRIA E AO LONGO DOS ANOS
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
O MAIOR INIMIGO DA ESPERANÇA
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins.
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
Poder da Igreja na Idade Média
VATICANO II Um desejo de reforma que vinha de longe.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

Para o mundo profano este dia representa um instante negativo, mas os cristãos sabem que não é verdade. Tanto que este dia lembra um momento histórico muito positivo para o cristianismo, protagonizado pelo gesto humilde e solidário de Ponciano e Hipólito, papa e sacerdote, que viveram em Roma no século III.

Tudo começou sob o governo do imperador Alexandre Severo, que, condescendente, aceitou a diversidade religiosa, não perseguiu os cristãos e permitiu que a Igreja se reorganizasse. Durante essa trégua externa, a batalha foi travada internamente, no meio do clero católico, ocasionando a primeira ruptura na Igreja de Roma, que contrapôs ao legítimo pontífice um antipapa, no caso o próprio Hipólito.

Hipólito era um sacerdote culto, austero, pouco tolerante e indulgente, sempre enxergando, ou mesmo temendo, que cada reforma pudesse violar a verdadeira doutrina cristã. Por esse extremado cuidado acusou de heresia o papa São Zeferino e o diácono Calisto. Seu ímpeto de guardião culminou quando este último foi eleito papa. Hipólito rebelou-se e acabou sendo indevidamente eleito papa pelos bispos seus partidários.

Esse cisma manteve-se na Igreja até mesmo nos pontificados de Ubaldo I e Ponciano, que foi eleito em 231. Na ocasião, morrera em combate o imperador Alexandre Severo, sendo sucedido por Maximino, tirano que retomou a perseguição aos cristãos. E começou de forma singular: deparando-se com a existência de dois papas, deportou ambos.

Ponciano foi o primeiro papa a ser deportado. Era um fato novo para a Igreja, que ele administrou com sabedoria, sagacidade e muita humildade. Para que seu rebanho não ficasse sem pastor, renunciou ao trono de Pedro, tornando-se, também, o primeiro papa da Igreja a usar este recurso extremo.

O Martirológio Romano ainda conserva para este dia a memória de Santo Hipólito e São Ponciano, mártires. O primeiro, carcereiro do mártir Lourenço, foi convertido e batizado pelo mesmo Lourenço, junto com sua família. Ele teria morrido mártir com um suplicio muito cruel: o de ser arrastado por cavalos bravos por entre espinhos e sobre pedras.

Ponciano era preceptor em Ímola e, recusando-se a sacrificar aos ídolos, foi morto a golpes de estilete. Contudo a liturgia renovada colocou neste dia a memória de dois santos contemporâneos que, embora um tanto adversários em vida, sofreram o mesmo exílio e martírio pela mesma causa, tornando-se amigos na morte e sendo igualmente glorificados no céu. São eles Ponciano, papa e Hipólito, presbítero.

Ponciano, denunciado como chefe de uma religião ilegal, foi exilado pelo imperador Maximino, na insalubre ilha de Sardenha e condenado aos trabalhos forçados nas minas de ferro. A mesma sorte tocou ao presbítero Hipólito. Juntos sofreram o martírio no ano 235 e dois anos mais tarde o Papa Fabiano conseguiu resgatar aqueles corpos e transportá-los a Roma dando-lhes honrosa sepultura.

O Papa Ponciano foi colocado nas catacumbas de São Calisto. Uma antiga tradição muito incerta diz que Ponciano, ao ser deportado para a ilha de Sardenha, a fim de não privar a Igreja do pastor, teria renunciado em favor de Antero, seu sucessor na Cátedra de Pedro. Com seu martírio, Ponciano lavrou o documento de sua profunda e firme fé e fidelidade a Cristo.

Durante o pontificado do Papa Ponciano, perdurava na Igreja Romana um perigo de cisma promovido, em boa-fé, pelo sacerdote Hipólito, homem de elevada cultura, mas de linha moral um tanto rigorista. Condenado junto com Ponciano ao desterro, os dois homens de Deus se reconciliaram, dando o bom exemplo de fidelidade ao mesmo Cristo que ambos amavam.

13/08/2010