Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crise Mundial -Inflação- dos Alimentos.
Advertisements

Evolução da Produção Mundial
A matriz energética brasileira, o etanol e o gás natural veicular
ENEM, uma prova diferente!
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Produção de Álcool Combustível no Brasil
PIB- Produto Interno Bruto
Energias Químicas no Cotidiano
Combustível Alternativo
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Nova Tecnologia: E- Flex
PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Mercado de Etanol Carros Flex, alto preço petróleo, Aquecimento global
Perspectivas para o Biodiesel no Brasil
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Universidade Federal de Campina Grande
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
A INDÚSTRIA DE ÓLEOS VEGETAIS E O BIODIESEL NO BRASIL
Clica com o Rato sobre os pontos de interesse
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Feira das Energias.
Workshop de Co-produtos do Biodiesel - MCT
Grupo 4- Energia de Biomassa
Biomassa.
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
O Setor Sucroalcooleiro
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Antonio José de Figueiredo
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Carmen LimaAMBIURBE, Lisboa, 11 de Novembro 2006 Apostar no Biodiesel, Preservar o Ambiente.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Agronegócio no Brasil e no mundo
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Professores: Aline De Bona e Humberto Oliveira
Receita Federal 1 Bebidas Frias Receita Federal do Brasil Brasília DF – Junho 2007.
BIOCOMBUSTÍVEIS COMO ALTERNATIVA VIÁVEL PARA COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
BIODIESEL ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ – USP
Energia Renovável Biomassa.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Etanol: do Proálcool ao Flex Fuel
BIODIESEL.
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
Rotas Tecnológicas e Novos Mercados para o Álcool
Mudanças Climáticas e o Papel dos Biocombustíveis Prof. José Goldemberg São Paulo, 03 de dezembro de 2007.
O Setor Sucro-alcooleiro
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Agronegócio no Brasil e no mundo
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
1 Programa de Biodiesel do Maranhão MA-BIODIESEL Brasília Março 2005.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE AGROCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL, BASE DO IMPÉRIO DAS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE.
Programa Nacional de Produção e do Uso de Biodiesel (PNPB); Histórico, Situação Atual e Perspectivas J. H. Accarini Casa Civil da Presidência da República.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
ESTRATEGIA DA EMBRAPA PARA O PROGRAMA DE AGROENERGIA São Paulo, 09/11/2006 Evandro C. Mantovani Secretaria de Gestão e Estratégia.
Evolução das Regulamentações dos Combustíveis
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Trajetória histórica da Logística Curso de Administração Prof.° Paulo Alencar.
Ângelo Bressan Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply) Agosto de 2007 Os Biocombustíveis.
Transcrição da apresentação:

Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo

Biocombustíveis 2 A História  Início (até década de 50) Antes da disseminação dos combustíveis fósseis, várias experiências foram feitas com combustíveis a base de óleo vegetal: Motores diesel eram alimentados por mistura de petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo óleos de peixe; Motores diesel eram alimentados por mistura de petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo óleos de peixe; Exposição Mundial de Paris (1900): Motor diesel funcionando com óleo de amendoim; Exposição Mundial de Paris (1900): Motor diesel funcionando com óleo de amendoim; Instituto Nacional de Tecnologia investia no uso de óleos de ouricuri, mamona, e algodão em motores diesel (1950). Instituto Nacional de Tecnologia investia no uso de óleos de ouricuri, mamona, e algodão em motores diesel (1950).

Biocombustíveis 3 A História  Crise de 1973/4 Contexto: Contexto: Estoques de petróleo começam a cair, percebe-se que o petróleo é um bem não-renovável e irá acabar; Apoio dos EUA e da Europa à Israel durante a guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão). Conseqüências: Conseqüências: Vendas para os EUA e para Europa embargadas; Elevação do preço do barril em mais de 300% em três meses (U$2,90 à U$11,65).

Biocombustíveis 4 A História  Resposta Brasileira Pró-óleo – Programa Nacional de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos: Pró-óleo – Programa Nacional de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos: Visava gerar um excedente de óleo vegetal capaz de tornar seus custos de produção competitivos com os do petróleo. Pró-álcool: Pró-álcool: Visava substituir os motores a gasolina por motores a etanol obtidos por via fermentativa a partir da cana-de-açúcar.

Biocombustíveis 5 A História  Resposta Brasileira  O governo chegava a financiar até 80% dos investimentos fixos de destilarias à base de cana-de-açúcar e até 90% para destilarias à base de outras matérias-primas, como mandioca e babaçu.  Em 1979, 80% da frota de veículos eram produzidos com motores a álcool. O Brasil passou a produzir álcool em larga escala.

Biocombustíveis 6 A História  O Biodiesel  Universidade Federal do Ceará – UFCE chegou a desenvolver um combustível a base de óleos vegetais e com propriedades semelhantes ao óleo diesel, o biodiesel.  No mundo, alternativas similares ganharam espaço. A Europa investia, com sucesso, na produção de biodiesel a partir de óleo de canola, enquanto que na Malásia e nos Estados Unidos surgiam experimentos bem sucedidos em biodieseis a base de palma e soja, respectivamente.

Biocombustíveis 7 A História  O Biodiesel  Problema: A viabilidade econômica da produção destes óleos. Em valores para 1980, a relação de preços internacionais de óleos vegetais em relação ao petróleo: Dendê: 3,30 Girassol: 3,54 Dendê: 3,30 Girassol: 3,54 Soja: 3,85 Amendoim: 4,54

Biocombustíveis 8 A História  Época Atual  Aumento da demanda energética mundial;  Redução dos estoques de petróleo;  Altos aumentos no valor do barril de Petróleo.  Avanços Tecnológicos e investimentos em pesquisa estão reduzindo os preços dos Biocombustíveis;  Preocupação mundial com o meio-ambiente e com a poluição dos combustíveis fósseis.

Biocombustíveis 9 A História  Preço Internacional do Petróleo: