JADE Java Agent DEvelopment Framework

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Interface entre Processadores e Periféricos
Advertisements

Engenharia de Software
Noções de Sistemas Operacionais
UML Visões – Parte 2.
Informática Aplicada Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
1 ZEUS Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-agente Ferramentas de Contrução de Agentes IST- 2003/2004 Ana Paiva.
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Linguagens de Modelagem (cont.) (IV)
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Viviane Torres da Silva
Linguagens de Modelagem para SMA
Sistema para Gerenciamento de Redes Baseado em Agentes Móveis
Chapter 4: Threads.
Modelos Baseados em Agentes
Andrew's File System1 Equipe: Allyson André Gustavo Antônio Neto Marcone Andrews File System.
Alexandre Parra Site: Linguagem Java Alexandre Parra Site:
Segundo a Microsoft, este novo sistema é ideal para os amantes de Músicas, Vídeos e Fotos. Compartilhamento: A idéia deste novo sistema é simplificar.
Ambiente Colaborativo Aplicado à Medicina em Câncer Infantil André L. M. Rosa, Thiago T. Lopes, Adilson Y. Hira, Marcelo K. Zuffo Laboratório de Sistemas.
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Threads.
Classes e objetos Modelagem
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Middleware e Sistemas Distribuídos
Desenvolvendo Sistemas Multiagentes com JADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO cin.ufpe.br P2Middleware Equipe:Matheus Garcez Reichow.
Padrões de projeto detalhados Factory Method, Abstract Factory
Arquiteturas de Referência
Exame de Defesa de Mestrado
Tópicos de Sistemas de Informação A
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
MapReduce Conceitos e Aplicações
Metodologias para construção de SMA
Cristiano Soares Rafael di Lego Roberto Nemirovsky Thiago Nascimento
Plataforma JADE Mauricio S Freitas.
Professor: Márcio Amador
FIPA THE FOUNDATION FOR INTELLIGENT PHYSICAL AGENTS
Orientação a Objetos Parte I
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Documentação de Software
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
X.400 Liane Tarouco. Sistemas de mensagens Sistemas e serviços de tratamento de mensagens habilitam os usuários a trocar mensagens na base do armazena-e-envia.
MINI CURSO J2ME Vinícius Maran SEMINÁRIO REGIONAL DE INFORMÁTICA 2008.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Programação
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução JAVA Faculdade Mauricio de Nassau
Integração de Ferramentas CASE
JADE: Java Agent Development Environment Framework
© 2007 by Pearson Education ©Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide 1 Reuso de Software.
Mini Curso.
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte II Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro.
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Equipe Danilo Miguel Elias Lacerda Felipe Riguete Henderson Garcia
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
MDA na Prática Flávia Durans Pitta Marinho
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Transcrição da apresentação:

JADE Java Agent DEvelopment Framework Josenilson Furtado Ribeiro Marco Antonio Gera Mestrado em Informática Universidade Federal do Espírito Santo

O que é JADE ? Características: Implementado (completamente) em Java; É um framework que suporta a implementação de sistemas multiagentes, simplificando-a; Desenvolvido seguindo as especificações da FIPA (Foundation of Intelligent Physical Agents); Utiliza classes já definidas em Java. Usuários-alvo: Desenvolvedores de agentes para sistemas multiagentes; Testado com sucesso em ambientes: MAC/OS; Windows NT, 95, 98; Solaris e MKLinux.

O que é JADE ? Serviços: Gerenciador de projetos; Transporte de mensagens; Suporte às fases de desenvolvimento e depuração; Projetado para sustentar escalabilidade; Distribuído em código aberto pela LPGL (Lesser General Public License) a um custo de US$20,00 no site: http://sharon.cselt.it/projects/jade. Requisitos básicos para a execução do framework: versão 1.1x ou 1.2 de Java (JVM) com JDK instalado e 64 MB no mínimo.

Arquitetura Distribuída de uma Plataforma de Agentes JADE Host 1 Host 2 Host 3 Agente de Aplicação Agente de Aplicação Agente de Aplicação Agente de Aplicação Agente de Aplicação Agente de Aplicação Agente de Aplicação Agente de Aplicação Agente de Aplicação Esta plataforma pode ser distribuída por diversas máquinas independente do SO que cada uma utiliza. Container Principal JADE Container de Agentes JADE Container Agentes JADE JRE 1.2 JRE 1.2 JRE 1.2

Características dos Agentes em JADE Os agentes são objetos ativos; Permite a execução simultânea de agentes; Mensagens assíncronas podem ser usadas;

Subsistema de Comunicação JADE Todo agente tem uma fila privativa de mensagens criadas e armazenadas pelo subsistema de comunicação JADE; Este subsistema foi projetado para conseguir o menor custo na troca de mensagens.

Modelo de Comunicação JADE Biblioteca de protocolos de interação; O framework diretamente suporta “parsing”, isto é, um analisador gramatical; O framework pode ser estendido pelo usuário; Suporta definir/salvar/ler novas ontologias.

Modelo de Execução de Agentes O agente é autônomo, ou seja: Ele controla completamente sua linha de execução; Ele decide por si só quando ler as mensagens recebidas e quais mensagens serão lidas e úteis. O agente precisa de atividades simultâneas Pode empenhar-se em múltiplas conversações; Pode executar tarefas simultâneas.

Arquitetura Interna de um Agente JADE Caixa privativa de mensagens ACL Scheduler de comportamento Identif. de padrões Baseado em timeout Baseado em blocagem Baseado em polling Gerenciador do ciclo de vida Modo de acesso Recursos de Agentes Dependentes de Aplicação Convicções Capacidades Comport. 1 Comport. 2 Comport. n … Comportamentos de Agentes Ativos Biblioteca JADE de protocolos de interação e de comportamentos de agentes genéricos

Exemplos de projetos que estão utilizando JADE Entretenimento (TV) CSELT, NHK, Imperial College of London, IRST Assistente Pessoal de Viagem BT, France Telecom, Broadcom FILIGRANE - e-commerce de agentes móveis LiMe - Living Memory for connected communities ICL, Philips, Queen Margaret University College, DomusAcademy Universidade Helsinki, Parma, Bologna, Brescia

Facilidades de Utilização do JADE Não há necessidade de implementar a plataforma de agentes; Não há necessidade de implementar uma ontologia de gerenciamento de agentes e de funcionalidades; Não há necessidade de implementar o transporte de mensagens e “parsing”; O envio ou recebimento de mensagens é feito automaticamente pelo framework.

Integração com JESS Em alguns casos, os agentes podem necessitar raciocinar sobre fatos do mundo; JESS (Java Expert System Shell) é uma ferramenta de “raciocínio’ simbólica: Desenvolvida pelos laboratórios Sandia National Laboratories; Gratuito para uso não comercial; É escrito em Java e suporta integração simples dentro de aplicações Java; Um comportamento embutido está disponível na biblioteca JADE que, para cada mensagem recebida, afirma um fato na estrutura JESS que descreve a mensagem.

Modelo de Programação JADE As aplicações baseadas em JADE são feitas por um ou mais agentes: Um agente JADE é mapeado sobre uma classe Java definida por usuário como subclass Agent class in jade.core package; Atividades de Agentes são mapeadas sobre subclasses definidas por usuários como Behaviour class in jade.core.behaviours package.

JADE 2.0 Atualizado com o objetivo de complementar as novas recomendações da FIPA (FIPA2000); Melhoramentos gerais: Manual do programador e exemplos; Acerto de todos os “bugs” levantados na versão anterior; Melhoria na ontologia e no suporte da linguagem de conteúdo.