A União Ibérica e A Invasão Holandesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Invasões Holandesas João Mauricio de Nassau (Johann Maurits van Nassau) Fonte:
Advertisements

A presença estrangeira no Período Colonial
DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
O INFERNO PORTUGUÊS.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Economia e Sociedade Açucareira
Brasil Colônia Capitanias Hereditárias Governo Geral
Restauração da Independência
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS INVASÕES HOLANDESAS E A INS.
A presença estrangeira no Período Colonial
3.1- Colônias no contexto mercantilista
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Professor Bruno Barreira
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
POLÍTICA COLONIZADORA NA AMÉRICA PORTUGUESA
POLÍTICA COLONIZADORA NA AMÉRICA PORTUGUESA
Restauração da Independência
A formação do território brasileiro
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS
Invasões Estrangeiras – Brasil Colonial Colégio Militar de Belo Horizonte História – 6º ano – Maj Edmundo 05/2012.
COMPONENTE CURRICULAR, 2ª Série
Aula 4 – União Ibérica ( ) História do Brasil Aula 4 – União Ibérica ( )
O NEGRO NO ENGENHO ۩ A solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. Os portugueses já exploravam o mercado.
Brasil Colonial.
A Presença Estrangeira no Período Colonial.
A Crise da economia portuguesa
OS HOLANDESES NO BRASIL.
Brasil Holandês.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
As Invasões Holandesas no Brasil:
Brasil Colônia.
Brasil Holandês e Expansão Territorial Colonial
COLONIZAÇÃO DO BRASIL Segundo relatos históricos, a colonização do Brasil iniciou quando os portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, aportaram.
A MORTE DE D. SEBASTIÃO E A SUCESSÃO AO TRONO
A expansão portuguesa na América
em finais do século XVI, quando era rei em Portugal
História do Brasil.
UNIÃO IBÉRICA.
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I
UNIÃO IBÉRICA ( ) Colégio da Polícia Militar – Unidade Centro
Portugal e Brasil no século XVII
Professor Edley
CALABAR, O ELOGIO DA TRAIÇÃO
 O que hoje conhecemos como Países Baixos (Bélgica e Holanda) formavam, no final da Idade Média, duas regiões socioeconômicas distintas: Países Baixos.
Conteúdos: Capítulo 16 Capítulo 17 Avaliação Mensal Datas: 7º A/B/C/D
As Invasões Holandesas
INVASÕES HOLANDESAS ANTECEDENTES Financiamento Distribuição
Economia Agroexportadora Brasileira
União Ibérica e invasões holandesas
Colonização Portuguesa na América
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
Invasões Estrangeiras e a Interiorização no Brasil
A União Ibérica e a Nova Holanda
 O que hoje conhecemos como Países Baixos (Bélgica e Holanda) formavam, no final da Idade Média, duas regiões socioeconômicas distintas : Países Baixos.
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
União Ibérica e Brasil Holandês
A Economia Colonial. A Economia Colonial Proibição de manufaturas na colônia Mercantilismo Pacto Colonial Proibição de manufaturas na colônia Monopólio.
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
Restauração da Independência
A presença holandesa no Nordeste açucareiro
GUERRA E ACOMODAÇÃO: os ataques estrangeiros no Brasil (I)
Brasil Colônia União Ibérica. União Ibérica (1580 – 1640) Fatores: Império colonial em todo mundo Poderio espanhol (Domínio dos mares) Desaparecimento.
Transcrição da apresentação:

A União Ibérica e A Invasão Holandesa

União Ibérica (1580-1640) Com a morte do rei de Portugal, D. Sebastião, em 1578, o trono português ficou vago. Felipe II, rei da Espanha e neto de D. Manuel rei de Portugal, reivindicou o trono português e conquistou à força; Portugal era da Espanha ( União Ibérica ) Holanda X Espanha Holanda pertencia a Espanha ( era uma região desenvolvida por causa do comércio ); A partir de 1572, começa a luta pela independência da Holanda e dos reinos adjacentes; Em 1581, a Holanda torna-se independente Como represália: Espanha faz um embargo econômico que afeta a economia de Portugal, Holanda e Brasil; Em 1621, é criada a Cia das Índias Ocidentais (pela Holanda) para enfrentar o embargo; Os holandeses planejaram a invasão de Salvador em 1624.

Holandeses na Bahia Em 1624, a Holanda invade Salvador e aprisiona o governador Diogo de Mendonça Furtado colonos organizam a resistência ( guerra de guerrilha) Em 1625, a Espanha envia a Bahia uma esquadra com 50 navios e 12mil homens. Foi comandado pelo Fradique Toledo Osório.

Holandeses em Pernambuco Em 1630, holandeses voltam a atacar o Brasil ( PE)= Olinda e Recife A chegada dos holandeses levou parte da população para o interior, criando focos de resistência  em PE ( o maior foi o arraial do Bom Jesus  e seu chefe era Mathias de Albuquerque ) Tática militar era a guerra de guerrilhas Em 1632, Domingos Jorge Calabar ajuda os holandeses a destruir o Arraial, destruição 1635.

Resultado das conquistas holandesas até esse período (1630-1635) Engenhos destruídos Olinda incendiada e destruída Fuga de negros ( cresce o Quilombo dos Palmares) Plantações destruídas Holandeses dominam o litoral nordestino.

Nassau chega ao Recife (1637-1644) Período de relativa "paz" por adotar algumas medidas, tais como:              * Aliança com Senhores de Engenho              * Reativa a produção açucareira              * Faz empréstimos aos Senhores de Engenho               * Garante o abastecimento de escravos               * Faz o saneamento e modernização do Recife               * Recife passou a se chamar Mauritzstad ou Maurícia               * criou o Jardim Botânico               * Fez pontes               * pratica a tolerância religiosa               * trouxe os pintores Albert Echout e Frans Post Trouxe cientistas como: Jorge Marcgrave ( naturalista ) e Wiliam Piso ( Médico)

                                                                                                  

Assume o trono português D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança  Restauração Portuguesa Em 1640, Portugal com ajuda da Inglaterra e da Holanda tornou-se independente da Espanha Assume o trono português D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança Nassau retorna em 1644 a Holanda Começa o processo de Insurreição Pernambucana

Terceira fase do domínio holandês em Pernambuco (1645-1654) Os holandeses começam a cobrar os empréstimos feitos aos Senhores de Engenho Intolerância religiosa Inicia um sentimento de revolta No dia 03/08/1645, Batalha dos Montes das Tabocas

João Fernandes Vieira (branco) Henrique Dias (negro)  Líderes : João Fernandes Vieira (branco) Henrique Dias (negro) Felipe Camarão (índio)         * representação das três raças do Brasil.

19/04/1648 e em 11/1649 - Batalha dos Guararapes

Tratado de paz com a Holanda foi firmado em 08/1661, em Haia Pontos do acordo: Holanda renuncia qualquer pretensão sobre o Brasil Portugal paga uma indenização de 4 milhões de cruzados Portugal cede o Ceilão ( Sri Lanka, na Ásia) e Molucas na Indonésia. No dia 26/01/1654 , os holandeses são expulsos definitivamente de Recife