CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO
SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM AR COMPRIMIDO.
Funções Orgânicas Autor: Bernardo Maia.
RISCOS QUÍMICOS ÍNDICE GERAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Profª. MARCIA FUNÇÃO FENOL Profª. MARCIA
Proteção Respiratória
Professora Bruna Gratão
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
PROPRIEDADES DO AR.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Matéria com propriedades constantes e definidas.
QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica é a química dos compostos do carbono
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório Professora Helena.
PROPRIEDADES DE ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Sensor de Gás Combustível
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROFESSORA: JOANA BOLSI TURMA: 9O ANO
SISTEMA RESPIRATÓRIO – aula 2
REGRAS BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO
Quebra do Equilíbrio Ambiental
Conhecendo as principais as funções Orgânicas
Química Orgânica.
Professora: Ana Carolina Braz
Um olhar mais criterioso para a avaliação
Compostos Oxigenados Prof: Renê Machado.
Sistema Respiratorio FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
ÁLCOOIS.
“O amoníaco, a saúde e o ambiente.”
TRANSPORTE DE NUTRIENTES E OXIGÉNIO ATÉ ÀS CÉLULAS
Fatores que influem na Toxicidade
Poluição do ar EFA NS– Alfaiate
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Agentes tóxicos e seus efeitos
FUNÇÕES OXIGENADAS.
SISTEMA RESPIRATÓRIO - funções
Sistema Respiratório.
Toxicologia e Toxicidade
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Fisioterapia – FMRPUSP
João Victor Oliveira Bertolo Nº USP
GASES.
Riscos Químicos.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 06
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
Funções Orgânicas Oxigenadas
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Ciclos Biogeoquímicos
COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA
FISIOLOGIA CARDIORRESPIRATÓRIA Regulação da respiração
SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa. Debora S. Marini
AGENTES QUÍMICOS.
RISCOS QUÍMICOS.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
RÚBIA SILVA. Realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas.
EFEITO ESTUFA.
Transcrição da apresentação:

CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002 GASES E VAPORES CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002

Exemplo: Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Monóxido de Carbono GASES E VAPORES GÁS É UMA SUBSTÂNCIA QUE NAS CONDIÇÕES NORMAIS DE PRESSÃO E TEMPERATURA JÁ ESTÁ NO ESTADO GASOSO Exemplo: Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Monóxido de Carbono

GASES E VAPORES OS GASES NÃO POSSUEM FORMA DEFINIDA, SE ESPALHANDO POR TODA A ATMOSFERA, COMO NO CASO DO AR, QUE É UMA MISTURA DE GASES: Nitrogênio-78%, Oxigenio-21%, Diox. Carbono e Gases Nobres-1%

GASES E VAPORES NA INDÚSTRIA OS GASES PODEM SER ARMAZENADOS DE DUAS FORMAS 1) A Pressão Atmosférica (baixas temperaturas) 2) A Temperatura Ambiente (alta pressão)

GASES E VAPORES NA INDÚSTRIA OS GASES PODEM SER ARMAZENADOS DE DUAS FORMAS 1) A Pressão Atmosférica. São armazenados a baixíssimas temperaturas, em tanques com isolamento térmico e um sistema de refrigeração

GASES E VAPORES NA INDÚSTRIA OS GASES PODEM SER ARMAZENADOS DE DUAS FORMAS 2) A temperatura ambiente. São armazenados em altas pressões em recipientes pressurizados e geralmente na forma de charutos ou esferas.

Exemplos: vapores de gasolina, de álcool, de acetona e de água. GASES E VAPORES VAPORES VAPOR É O ESTADO GASOSO DE UMA SUBSTÂNCIA QUE NAS CONDIÇÕES NORMAIS DE PRESSÃO E TEMPERATURA ESTÁ NO ESTADO LÍQUIDO. Exemplos: vapores de gasolina, de álcool, de acetona e de água.

A PASSAGEM DE UM LÍQUIDO PARA A FASE GASOSA, DEPENDE DE DOIS FATORES: GASES E VAPORES VAPORES A PASSAGEM DE UM LÍQUIDO PARA A FASE GASOSA, DEPENDE DE DOIS FATORES: PRESSÃO DE VAPOR E TEMPERATURA

GASES E VAPORES VAPORES OS LÍQUIDOS QUE POSSUEM ALTA PRESSÃO DE VAPOR SÃO MAIS VOLÁTEIS E QUANTO MAIS ALTA A TEMPERATURA, MAIS LÍQUIDO SE VOLATILIZA.

GASES E VAPORES OS GASES PODEM OCUPAR O VOLUME TOTAL DO AMBIENTE EM QUE ESTÃO PODENDO CHEGAR À CONCENTRAÇÃO DE 100%. OS VAPORES TEM SUA CONCENTRAÇÃO LIMITADA PELO EQUILÍBRIO ENTRE A FASE LÍQUIDA E GASOSA.

GASES E VAPORES A CONCENTRAÇÃO DOS VAPORES EM UM AMBIENTE FECHADO É FUNÇÃO DA PRESSÃO DE VAPOR E DA TEMPERATURA.

GASES E VAPORES EM UMA MISTURA DE DOIS LÍQUIDOS EM UM AMBIENTE FECHADO, A CONCENTRAÇÃO DA FASE GASOSA É DIFERENTE DA FASE LÍQUIDA .

GASES E VAPORES EXEMPLO Em um recipiente fechado a 20° C, uma mistura de 90% Xileno e 10% de Benzeno, produzira uma fase gasosa de composição: Benzeno 65% Xileno 35%

GASES E VAPORES FASE LIQUIDA FASE VAPOR 35% Xileno 90% Xileno 65% Benzeno 35% Xileno FASE LIQUIDA 90% Xileno 10% Benzeno

VIAS DE INGRESSO DOS AGENTES QUÍMICOS 1) RESPIRATÓRIA 2) EPICUTÂNEA 3) ORAL OU DIGESTIVA

VIAS DE INGRESSO DOS AGENTES QUÍMICOS 1) RESPIRATÓRIA  Os contaminantes estão dispersos na atmosfera na forma de gases, vapores e aerodispersóides.  O volume de ar inalado é muito grande(7500 a 15000 litros).  A área de trocas gasosas é de 90m2  O LT só leva em consideração a Via Respiratória.

VIAS DE INGRESSO DOS AGENTES QUÍMICOS 2) EPICUTÂNEA A pele possui uma camada protetora de gordura. No entanto alguns produtos químicos atravessam essa camada e a pele, atingindo a corrente sangüínea

VIAS DE INGRESSO DOS AGENTES QUÍMICOS 2) EPICUTÂNEA Produtos que penetram através da pele  Anilinas  Benzeno  Cloreto de vinila  Metanol  Fenol  Inseticidas

VIAS DE INGRESSO DOS AGENTES QUÍMICOS 2) EPICUTÂNEA Os Produtos que penetram através da pele, exigem um cuidado especial, pois o Limite de Tolerância só leva em consideração a absorção por via respiratória. Deve-se portanto evitar a inalação e o contato do produto com a pele.

VIAS DE INGRESSO DOS AGENTES QUÍMICOS 3) DIGESTIVA OU ORAL ESSA VIA DE ABSORÇÃO OCORRE POR HÁBITOS NÃO HIGIÊNICOS COMO:  Comer, beber e fumar nos ambientes de trabalho.  Não lavar as mãos antes de comer e não tomar banho após o término do trabalho.

INTOXICAÇÃO AGUDA É AQUELA QUE EM UM CURTO PERÍODO DE TEMPO PRODUZ ALTERAÇÕES SENSÍVEIS NO ORGANISMO E É CAUSADA POR SUBSTÂNCIAS MUITO TÓXICAS OU POUCO TÓXICAS PORÉM EM ALTAS CONCENTRAÇÕES.

INTOXICAÇÃO CRÔNICA É AQUELA QUE PRODUZ ALTERAÇÕES CONSIDERÁVEIS NO ORGANISMO A LONGO PRAZO, GERALMENTE POR EXPOSIÇÕES CONTÍNUAS A BAIXAS CONCENTRAÇÕES .

INTOXICAÇÃO CRÔNICA É O PIOR TIPO DE EXPOSIÇÃO, POIS GERALMENTE É DE DIFÍCIL DETECÇÃO E QUANDO ISTO ACONTECE, OS DANOS AO ORGANISMO ATINGIRAM UM ESTÁGIO DE DIFÍCIL RECUPERAÇÃO.

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES 2) ANESTÉSICOS 3) ASFIXIANTES

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES A irritabilidade das vias respiratórias está ligada á solubilidade dos gases e vapores em água, pois são extremamente úmidas.

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES Os gases e vapores muito solúveis em água atacam preferencialmente as vias aéreas superiores(nariz e garganta), enquanto que os pouco solúveis em água atacarão as vias aéreas inferiores(bronquíolos e alvéolos)

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES MUITO SOLÚVEIS Ácidos e Bases fortes(ácido sulfúrico, ácido clorídrico, amônia e hidróxico de sódio) ATACAM NARIZ E GARGANTA

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES (SOLUBIL.MÉDIA) Anidrido sulfuroso, dióxido de enxofre e cloro ATACAM OS BRÔNQUIOS

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES (BAIXA SOLUBILIDADE) Ozônio, fosgênio e gases nitrosos(NO2 e N2O4) ATACAM OS PULMÕES

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES (ATÍPICOS) Apesar da baixa solubilidade, irritam as vias aéreas superiores Acroleína, ácido acrílico e gases lacrimogêneos

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 1) IRRITANTES (SECUNDÁRIOS) Além da irritação, possuem ação tóxica generalizada Alcoois, Éteres e Gás Sulfídrico

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 2) ANESTÉSICOS  Primários  Ação no fígado e rins  Ação Sist.Form.Sangüín.  Ação no S.N.C. Ação no sangue e sistema circulatório

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 2) ANESTÉSICOS (PRIMÁRIOS) Provocam somente efeito narcótico: Hidroc.Alifáticos(butano, propano, etileno), Ésteres, Aldeídos e Cetonas.

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 2) ANESTÉSICOS (De ação no Fígado e Rins) Hidrocarbonetos Clorados(Tricloroetileno, Percloroetileno, Tetracloreto de Carbono, Diclorometileno etc.)

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 2) ANESTÉSICOS (De ação no Sistema Formador Sangüíneo) Hidrocarbon.Aromáticos: Benzeno Tolueno Xileno

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 2) ANESTÉSICOS (De ação sobre o sangue e sistema circulatório) Nitrobenzeno, Nitrotolueno, Nitrito de Etila, Toluidina, Anilina, etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 2) ANESTÉSICOS (De ação no Sistema Nervoso Central) Alcoois metílico e etílico, Dissulfeto de Carbono e Ésteres de ácidos orgânicos.

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 3) ASFIXIANTES  SIMPLES  QUÍMICO

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 3) ASFIXIANTES SIMPLES (Deslocam o oxigênio) Nitrogênio, Hélio, Dióxido de Carbono Hidrogênio e Gases Nobres

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 3) ASFIXIANTES QUÍMICOS (Interferem com o mecanismo de trocas gasosas, impedindo o aproveitamento do oxigênio)

CLASSIFICAÇÃO DOS GASES E VAPORES 3) ASFIXIANTES QUÍMICOS Monóxido de Carbono Ácido Cianídrico Anilinas

MECANISMO DE TROCAS GASOSAS Hemoglob. + O2 = Oxihemoglobina. (leva o oxigênio até a célula) Hemoglob.+ CO2 =Carbohemoglob. (leva o CO2 até os pulmões) Hemoglob.+ CO= Carboxihemoglob. (é estável e não se decompõe, impedindo o transporte de O2 e CO2

EQUILIBRIO LIQ/VAPOR