FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ-RJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLEÇÃO DE CULTURAS DPUA
Advertisements

MP /01 – Legislação de acesso ao patrimônio genético brasileiro
Coleção de Leishmania do Instituto Oswaldo Cruz
AS CIDADES E AS CULTURAS URBANAS EM PERSPECTIVA COMPARADA
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Arquivo e Documentação
Biotecnologia.
II Seminário de Avaliação dos Projetos PRODOC 1 e 2
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Cristina M.A. Azevedo Teresa Moreira
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Divisão de Recursos Microbianos
COLEÇÃO DE CULTURAS IBSBF
MENÇÃO HONROSA PESQUISA DA ATIVIDADE REPELENTE E FUMIGANTE DOS EXTRATOS VEGETAIS: GRAVIOLA (ANNONA MURICATA), FRUTA DO CONDE (ANNOMA SP) E ARRUDA.
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Introdução.
1 CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental Missão: promover a socialização do conhecimento científico visando a conservação e a utilização sustentável.
EDIÇÃO 2006 Elaboração: Coordenadoria de Comunicação do CED/UFSC.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Ministério da Ciência e Tecnologia Maio de 2002 PROGRAMA DE BIOTECNOLOGIA E RECURSOS GENÉTICOS.
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
MICOTECA URM LOCALIZAÇÃO
Coleções de Culturas Existentes na Embrapa Seminários do Controle Biológico 03 de Dezembro de Recursos Genéticos e Biotecnologia Sueli Corrêa M.
Dipro - Diretoria de Programas Integradores e Metrologia Aplicada às Ciências da Vida DIPRO Dipro - Diretoria de Programas Integradores e Metrologia Aplicada.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
O PPGGBM e o desenvolvimento sustentável da região sul da Bahia: estudos genéticos, genômicos e biotecnológicos do cacau UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Escola de Enfermagem Anna Nery Grupo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar Programa de Pós- doutoramento Tutora: Deyse da Conceição Santoro Pos- doutoranda:
Coleção de Bactérias Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ
COLEÇÃO DE CULTURAS DO GÊNERO Bacillus E GÊNEROS CORRELATOS - CCGB
Programa Biodiesel no Rio Grande do Norte
INSTITUTO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ -. COLEÇAO DE CULTURAS DE FUNGOS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ Curadora: Maria Inez de Moura Sarquis Pesq.: Aurea Mª. Moraes.
O Treinamento e Educação no Projeto LBA. Estudantes e jovens cientistas no Ano 2003 Gradua(n)do187 Mestra(n)do124 Doutora(n)do160 TOTAL471 = 30% do total.
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFJF
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
LABORATÓRIO DE HIDROLOGIA FLORESTAL ENG. AGR
WHO Global Salm-Surv Experiência da Rede no Brasil
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ANÍSIO TEIXEIRA
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
DR. PAULO FRIEDERICH BÜHRNHEIN E Msc.CATARINA DA SILVA MOTTA
Ministerio da Saúde - MS Funda,cão Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz - IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Análises.
Desmitificando do ABNT ISO Guia 34
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Regional Nordeste "OS NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES DA UFRN E O SEU PAPEL NA INOVAÇÃO" MINISTÉRIO.
Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
CNPq 10/março/2016 Gilberto Ferreira de Souza Coordenador-Geral Coordenação Geral do Programa de Pesquisa em Saúde – CGSAU.
Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ-RJ

COLEÇÃO DE CULTURAS DE FUNGOS IOC/FIOCRUZ Dra.Maria Inez de Moura Sarquis isarquis@ioc.fiocruz.br Tel. 021- 2598-4423 2004

CORPO TÉCNICO CIENTÍFICO Dept. MICOLOGIA/IOC Dra. Aurea Maria Lage de Moraes Dra. Cintia de Moraes Borba Dra. Gisela Lara da Costa Dra. Kátia Ferreira Rodrigues Dra. Maria Inez de Moura Sarquis Dra. Osana Cunha de Oliveira Técnica Sandra Paschoa

CCF-IOC/FIOCRUZ 1922 Conservação Ex-sito 1800 cepas fungos filamentosos Filos: Ascomycota, Basidiomycota, Zigomycota e Fungos Mitospóricos

Coleção de Culturas de Fungos/IOC SERVIÇOS Coletar Isolar Identificar Preservar Centro de conservação de recursos genéticos Fornecer cepas para pesquisa e indústria Prestar acessoria

Coleção de Culturas de Fungos/IOC Taxonomia de fungos filamentosos Clássica e Molecular Caracterização por isoenzimas Preservação sob óleo mineral, liofilização e água estéril Informatização, base de dados (http://sicol.cria.org.br)

Atividades Desenvolvidas no Laboratório de Coleção Estudos morfológicos, bioquímicos e moleculares de fungos filamentosos Estudos de fungos patogênicos ao homem para a identificação de fatores de virulência Estudo de fungos de interesse biotecnológico Estudo de fungos endofíticos para produção de metabólitos secundários Controle biológico de vetores de doenças tropicais e atividades biológicas de metabólicos fúngicos Estudo da atividade antimicrobiana por metabólitos secundários de fungos filamentosos

Coleção de Culturas de Fungos/IOC Preservação e Manutenção Sobrevivência Estabilidade Pureza Distribuição Serviços de identificação Informação Patentes Treinamento Pesquisa

Coleção de Culturas de Fungos/IOC Coleção de serviços Coleção comercial – Industrial Coleção pesquisa

Coleção de Culturas de Fungos/IOC 1922

Coleção de Culturas de Fungos/IOC Apoio FINEP 2002

Coleção de Culturas de Fungos/IOC Importância Preservação, manutenção e distribuição de linhagens com suas características originais. Todo o material que for depositado em uma coleção deve ser numerado de acordo com sua entrada. As fichas dos materiais devem conter: - Nome do fungo - Data - Número - Nome do doador - Hospedeiro - Coletor - Local de coleta - Obs:

Coleção de Culturas de Fungos Ficha catalográfica

Coleção de Culturas de Fungos/IOC Preservação em água estéril Preservação em ágar

Coleção de Culturas de Fungos/IOC Preservação sob óleo mineral Preservação por liofilização

Instituições que solicitam cepas fúngicas e laudos técnicos UFRJ - Escola de Química Dep.Eng.Bioquímica Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Dept. Biotecnologia Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM) Universidade do Pará Far- Manguinhos – FIOCRUZ UNAERP – Dept. Biotecnologia Vegetal CEPLAC/CEPLEC/Dept. Fitopatogia UFRRJ - Curso de Pós - Graduação em Parasitologia Biomanguinhos – FIOCRUZ Museus e Bibliotecas

FINANCIADORES FINEP CNPq FAPERJ PDTIS/ FIOCRUZ IOC CETEM EMBRAPA – BELÉM/ PARÁ

2 ª ed. Catálogo de Fungos/IOC

Propostas I Simpósio Nacional de Coleções Científicas/IOC Elaboração da 2ed. do catálogo de linhagens Credenciamento da Coleção de Fungos – Ministério do Meio Ambiente- Secretaria de Biodiversidade e Florestas – Departamento do Patrimônio Genético e Secretaria Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.

INSTITUTO OSWALDO CRUZ I Simpósio Internacional de Coleções Científicas do Instituto Oswaldo Cruz Data: 11 e 12 de maio de 2005 Local: Instituto Oswaldo Cruz- 105 anos Promover um evento que reúna todos os curadores envolvidos nas Coleções Científicas no IOC e de outros curadores de instituições nacionais e internacionais Estabelecer as bases do Plano Estratégico para as Coleções Científicas do IOC 2005-2010 Apoio FINEP/IOC Dr. JL Tepedino (Gestor das Coleções) http://www.fiocruz.br

Aspergillus tamarii IOC 186 400x