Seminário de Andamento UNILASALLE André Sandri Maio 2006 PROFILE EM UML PARA MODELAGEM SIMPLIFICADA DE INTERFACES GRÁFICAS EM APLICATIVOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Experiments with Clustering as a Software Remodularization Method Nicolas Anquetil and Timothy C. Lethbridge University of Ottawa, Canada WCRE 1999:
Advertisements

Engenharia de Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
VISUALIZAÇÃO DA LIGAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE DOCUMENTOS
Identificando requisitos
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Planificação do Projecto de SW
Producto x Processo x Projecto
Adriano Teixeira João Vide Luís Silva Maria Pedroto
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Arquitetura de Aplicações Web
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Técnicas de Apoio ao Processo de Engenharia de Requisitos
- GQM – Goal/Question/Metric
QIP Quality Improvement Paradigm NASA Software Engineering Laboratory (70s) Abordagem bottom-up para melhoria de software a partir de experimentação e.
Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Modelo de Apresentação de Seminário de Andamento
Título do Trabalho Nome Orientador Data.
Michel David da Costa Maio de 2009
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Viabilidade de Construção de Software com MDD e MDA
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Engenharia de Requisitos
Visão Geral do RUP.
Cap 2 – Processo de Software
Rose A ferramenta Case Rational Rose
Laboratórios de Informática IV Ferramentas CASE
MAS-ML Tool: Um Ambiente de Modelagem de Sistemas Multi-Agentes
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN.
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Planejamento e Gerenciamento
1 1.
PFC Projeto Final de Curso
Modelo de Apresentação de Seminário de Andamento
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Técnicas e Projeto de Sistemas
[nome do aluno] [nome do orientador]
1.
Heron Vieira Aguiar “Seminário da disciplina MDA” Julho de 2006
Processos Fundamentais – Desenvolvimento de Software INF /9 Processos Fundamentais Desenvolvimento de Software Baseado na norma ISO/IEC
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
Unified Modeling Language
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
André Drummond RA Danilo Benzatti RA
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
UML Components MO409 – Eng. de Software Profa. Eliane Martins
Processo de Desenvolvimento de Software Dirigida a Modelos e Orientada a Serviços (SOA/MDE) Vítor Braga –
APS II Análise e Projeto de Sistemas de Informação II
Introdução O processo de design de software consiste de uma série de decisões de design que geralmente envolvem diferentes alternativas de solução, consideradas.
2005 Rodrigo Cavalcante Mendes Modelagem e Avaliação do CMMI no SPEM para Definição de um Meta- Processo de Software Graduando: Rodrigo.
/ de Julho de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
/ de Abril de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Dissertação de Mestrado.
1 Workshop GrecO 2005 ipPROCESS: Validação e Extensão do Processo Baseada em Estudos de Caso.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
Acadêmico: Dario Erasmo Salviano de Paula Jr Orientador: Ovidio Felippe Jr, Dr.
Transcrição da apresentação:

Seminário de Andamento UNILASALLE André Sandri Maio 2006 PROFILE EM UML PARA MODELAGEM SIMPLIFICADA DE INTERFACES GRÁFICAS EM APLICATIVOS

2 Roteiro O que será feito? Relevância Fundamentação teórica Como está sendo implementado? Aonde espero chegar? Como será avaliado? Conclusões preliminares Anexos

3 O que será feito? Profile UML para Interfaces Gráficas Falta da existência deste recurso notada durante a pesquisa Viabilidade de Construção de Software com MDD e MDA Existem profiles UML para outras tecnologias (EJB, WEB, etc.) GUI até agora é modelado de forma não padronizada Engenharia de Software – MDD Borland Together (protótipo) + +

4 Relevância Ainda não existe este profile (com abordagem genérica e qualitativa) É uma necessidade de mercado Explicar importância em minha formação acadêmica Contribuição: este profile poderá ser utilizado de forma imediata em processos de desenvolvimento de software, e poderá servir como base para outros estudos.

5 Fundamentação teórica Foi necessário estudar MDA, MDD, UML, MOF, OCL, MDE, MSF, ferramentas, vários artigos e documentos, entre outros. Forma que estes contribuem p/ solução Trabalhos similares: Extending UML to Model Navigation and Presentation in Web Applications The Expressive Power of UML-based Web Engineering (UWE) Modeling the User Interface of Web Applications with UML A UML Profile for GUI Layout (Thesis) Livro: Designing the User Interface +

6 Como está sendo implementado? Alternativas: UML Profile, Novo Metamodelo MOF, outras. UML Profile 2.0 aparenta ser suficiente, muitas ferramentas têm suporte, possibilidade de especialização do profile, popularidade do UML. Etapas: muita pesquisa, escolha dos elementos (widgets), definição de limites, esboço do profile, modelagem do metamodelo do profile, testes de modelagem em cima do protótipo. Onde estou? Previsão/etapas?

7 Aonde espero chegar? Profile UML especificado Profile UML em execução (ferramenta ou protótipo próprio)

8 Avaliação Comparar nosso profile contra outros pesquisados Utilizando e estendendo requisitos e métricas de GUILayout Engenharia-reversa de GUI utilizando a execução do profile Requisitos e métricas a definir

9 Conclusões preliminares Modelagem de GUI é complexa O modelo proposto (simplicidade x complexidade) será fundamental para evitar rejeições Estado atual: modelagem em cima da ferramenta Together Estado da monografia: Inicializada

10 Muito obrigado! André Sandri

11 Refinamento do objetivo Criar um Profile UML para possibilitar a modelagem de interfaces gráficas com foco na apresentação de widgets sob o ponto de vista da qualidade e da usabilidade para ambientes de desenvolvimento de software que utilizam MDD Voltar

12 Rose WEB Modeler Voltar

13 WEB UML Profile (UWE)

14 GUILayout (Tese Doutorado)

15 Exemplo GUI e Usabilidade Voltar