Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

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Transcrição da apresentação:

Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática Luiz A M Palazzo UCPEL/CPOLI/BCC Março de 2010

Agenda Por que este assunto é importante? Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia? O que é exatamente Inovação? Qual é a posição brasileira com respeito a CT&I? O que é CT&I para a Informática? Quais são os “Grandes Desafios” da Informática? Como o BCC se insere neste cenário? Que princípios podem ser adotados? Que ações irão fazer diferença? Mensagem final 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

A Evolução do Universo 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

O Calendário Cósmico Carl Sagan em Dragões do Éden Cada mês corresponde a aproximadamente um bilhão de anos. 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Quantos segundos há em um ano? 365 x 24 x 60 x 60 = 31.536.000 segundos. No modelo: 1 segundo  500 anos. O último segundo da história do universo condensada em um ano corresponde aos últimos 500 anos da história da humanidade. 10 segundos para pensar nisto... 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

A Evolução do Homem 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

A Evolução Social SOCIEDADE INDUSTRIAL SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros 1800 1900 2020 1950 2000 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

A Evolução Tecnológica Computação Pervasiva Computador Banda Larga Luz Elétrica Automóvel Telégrafo Televisão Internet Celular Rádio Redes Web A Evolução Tecnológica -150 -120 -110 -90 -70 -50 -40 -30 -20 -10 -5 Tecnologia Anos atrás 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

O Mundo do Século 21 Explosão da Informação Economia Global Revolução Cognitiva Competição Internacional Recursos Finitos Força de Trabalho Diversificada Investimento em Segurança Sustentabilidade Ambiental Bem-estar Compartilhado Desigualdades Geográficas Uso Dual 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Ciência x Tecnologia Ciência: É onde tudo se sabe... e nada funciona. Tecnologia: É onde tudo funciona, mas não se sabe o porquê. Então aqui nós unimos a Ciência à Tecnologia! ... Nada funciona e não se sabe o porquê. (Desculpem, não resisti ) 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Definição de Ciência A Ciência (do latim scientia, conhecimento) é o conjunto de informações sobre a realidade acumuladas por várias gerações de investigadores depois de devidamente validadas pelo método científico. Também se designa por ciência o processo de coleta e validação de informações sobre a realidade. (Wikipédia, 2010) 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Definição de Tecnologia Termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais a competência natural. Etimologia: Do grego. tekhno (de tékhné - arte) (Wikipédia, 2010) 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Uma Visão Histórica Ciência Tecnologia Aplicação 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Uma Visão Mais Realista Ciência Tecnologia Nova Ciência 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Tendências da Última Década Ciência e tecnologia estão cada vez mais próximas. Todos os campos da ciência são agora claramente interdependentes. Não existe mais uma “ciência unidisciplinar”. A tecnologia está dirigindo a ciência mais do que o inverso. 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

A Lei de Moore Cálculos por Segundo por US$ 1.000 Escala Exponencial Relé Transistor Eletromecânica Tubo a Vácuo Circuito Integrado 10+10 10+8 10+6 10+4 Escala Exponencial 10+2 Cálculos por Segundo por US$ 1.000 10 10-2 10-4 10-6 1900 1910 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Em Processadores 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

O Ciclo do Exagero Gartner, 2004 Negative Hype Positive Hype Peak of Inflated Expectations Technology Trigger Trough of Disillusionment Slope of Enlightenment Plateau of Productivity Maturity 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Tecnologias Emergentes Visibility Less than two years Two to five years Five to 10 years More than 10 years Key: Time to Plateau Instant messaging, retail Web services Mobile applications, corporate Business rules engine Mobile payments Document imaging Document management/archive Data mining Sales planning and pricing tools Contact chip cards, Europe Network identity services Artificial intelligence Mobile applications, retail Partner relationship management (PRM) Biometrics E-tag Instant messaging, corporate Intelligent agents/push technology E-signatures Grid computing Speech and voice technologies Contact chip cards, U.S. As of May 2003 Chip-based cards, corporate Technology Trigger Peak of Inflated Expectations Trough of Disillusionment Slope of Enlightenment Plateau of Productivity 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

TI nas Organizações Conectividade Embutida Conectividade Lógica Importância Relativa Conectividade Lógica Conectividade Física PCs Mainframes Era do Conhecimento Era Nano & Quantum Era do Silício ? 1970 1980 1990 2000 2010 2020 2030 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Inovação “Há uma maneira melhor de fazer isto...” Thomas Edison 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Inovação John D. Wolpert “Eu não estou falando sobre processos para fazer melhorias em produtos e serviços existentes. Eu não estou falando sobre invenção puramente técnica. Inovação significa perseguir as oportunidades de novas idéias radicais, explorando novas tecnologias - potencialmente de ruptura - e introduzindo mudanças no conceito principal de cada atividade”. John D. Wolpert 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

O Brasil e a Inovação 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

O Brasil Tecnológico 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Lei da Inovação https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2004/Lei/L10.973.htm Permite o investimento de recursos públicos diretamente nas empresas de tecnologia. Constituição de ambiente propicio às parcerias estratégicas entre as universidades, institutos tecnológicos e empresas. Estimulo à participação de instituições de ciência e tecnologia no processo de inovação. Incentivo à inovação nas empresas. 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Obstáculos para a Inovação Planejamento de curto-prazo. Falta de tempo, recursos ou equipe. A organização espera retorno muito rápido do investimento. Não há recompensa à inovação. Falta de um processo sistemático de inovação. Crença de que a inovação é uma atividade de risco. 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

A Visão da Organização 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Inovação em Informática Área privilegiada no campo da CT: presente em TODAS as demais áreas. Amplo escopo de possibilidades. Grande impacto possível a curto prazo. Estratégica em qualquer política tecnológica. Alto valor agregado. Continuidade assegurada. 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Megatendências Sociedade Conectada Smart Objects Wearables Wireless Location-based services Digital ink RFID WiMax Smart dust Ultra-wide band Smart phones MEMS Embedded computing Conectividade Semântica Automatic tagging Semantic Web Affinity profiles XBRL Information extraction 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Os Grandes Desafios da SBC Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio culturais e da interação homem-natureza. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos. 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

O BCC e a Inovação Manter um ambiente aberto e propício à inovação. Pesquisar na fronteira do conhecimento. Incentivar multi e trans-disciplinaridade. Introduzir processos sistemáticos e criativos para a geração de novas idéias (seminários, brainstorming...). Divulgar e compartilhar novos conhecimentos. Intensificar o relacionamento com parceiros externos. Dominar o mecanismo de registro de patentes. ... Etc. 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Inovação Sistemática Liderança e Organização Processos e Ferramentas Efetiva Cultura e Valores Equipe e Talentos 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

O Leão e a Gazela Toda manhã a gazela acorda… Ela sabe que deve correr mais rápido do que o mais rápido dos leões para não ser devorada. Toda manhã o leão acorda… Ele sabe que deve correr mais rápido do que a mais lenta das gazelas para não ficar com fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela. O negócio é começar a correr. (Provérbio Africano) 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Inovação... OU NÃO. E não adianta queimar na largada! 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

CT&I “Tenho ótimas respostas, só preciso das perguntas certas”. (Douglas Adams em O Guia do Mochileiro das Galáxias) 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

Em Resumo Vamos criar a NOSSA realidade Vamos viver a NOSSA formação profissional Vamos vencer os NOSSOS desafios “Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas” - (Provérbio Chinês) 2010 - Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática