FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo de Procedimento de Emergência – AULA 1 Prof.º Saulo
Advertisements

Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Os trabalhadores autorizados a
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Normas Regulamentadoras
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
Engenharia e Segurança do Trabalho
Instalações e Serviços em eletricidade
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Higiene e Segurança do Trabalho
Pontos Relevantes e Contribuições para a Segurança dos Trabalhadores
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Luiz Carlos Lumbreras Rocha MTE
Direitos dos Trabalhadores
Segurança e Medicina do Trabalho
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES CBO:
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 7 Prof.º Cleverson Luis
Daiane Camini Tuane Sehnem Rubem Zimmer Clarice T. Formagini.
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI Prof.ª Célia Oliveira
BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI
ABORDAGEM INICIAL
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
Diferenças Entre Embargo e Interdição na Segurança do Trabalho.
Marcelo Gomes dos Santos
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
ESPAÇOS CONFINADOS P E R I G O PROIBIDA A ENTRADA RISCO DE MORTE
Módulo de Portuária e Construção Civil – ACI Prof.º Marivaldo Oliveira
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Trabalho em Altura.
Treinamento de uso e conservação de epis
Sinalização de Emergência
transporte e armazenamento
acidentes de trabalho: leis, normas e números
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
CURSO BÁSICO Trabalho em Altura - 8horas.
CURSO NR-11Recilcagem.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
CURSO BÁSICO Espaço Confinado - 16horas.
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
Riscos Ocupacionais em segmentos específicos
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Procedimentos de Emergência – AULA 1 Prof.ª Andréa de Vasconcelos Freitas Pinto

Legislação Aplicada a Procedimentos de Emergência APH - Atendimento Pré-Hospitalar - Histórico e Legislação no Brasil Constituição da República Federativa do Brasil CLT (capítulo V) Portaria e Normas MTE

Objetivo da disciplina Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para aplicar em situações de emergência.

APH - Atendimento Pré-Hospitalar - Histórico e Legislação no Brasil O atendimento médico no Brasil Colônia e no Brasil Império era escasso. Em 1808, foi fundada a Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

APH - Atendimento Pré-Hospitalar - Histórico e Legislação no Brasil Com a proclamação da república: SAMDU;INPS; INAMPS;SUS. Em 1981, em Brasília, o Corpo de Bombeiros.

APH - Atendimento Pré-Hospitalar - Histórico e Legislação no Brasil No primeiro semestre de 1990, é criado no Ministério da Saúde, a Coordenação Nacional de Emergência e Trauma.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA EM APH Portaria Ministerial nº 2048 A portaria datada de 05 de novembro de 2002 Estimula a criação de núcleos de ensino de urgências; Propõe currículos mínimos; Atua-se na identificação de situações de risco e comando das ações de proteção ambiental; Pode-se realizar suporte básico de vida.

Omissão de Socorro  Artigo 135 do Código Penal; Detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa Importante!

Direitos da pessoa que estiver sendo atendida Vítima possui o direito de recusa do atendimento; Porque isso pode ocorrer?

Segurança X Saúde Manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho; Ambiente de trabalho seguro e saudável; Constituição da República Federativa do Brasil, Legislação consolidada e Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e emprego.

Constituição da República Federativa do Brasil CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Art.7. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social;

Legislação Aplicada a Procedimentos de Emergência CLT/Consolidação das leis do trabalho (capítulo V)  Art.182.

CLT Art. 200  peculiaridades de cada atividade ou setor de trabalho: medidas de prevenção de acidentes e os equipamentos de proteção individual; depósitos, armazenagem e manuseio de combustíveis; trabalho em escavações, túneis, galerias; proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas.

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL: Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-07, NR-23 e sua relação com as demais NR’s NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL:

Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-07 Dos primeiros socorros. Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida.

NR-05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho Identificar os riscos do processo de trabalho; Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção.

Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-23 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio.

Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-10 SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA As ações de emergência que envolvam as instalações ou serviços com eletricidade devem constar do plano de emergência da empresa. Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimação cardio-respiratória.

Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-10 A empresa deve possuir métodos de resgate padronizados; Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a manusear e operar equipamentos.

Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-33 Emergência e Salvamento O empregador deve elaborar e implementar procedimentos de emergência e resgate adequados aos espaços confinados.

Portaria nº 3.214/78 do MTE – a NR-29 Segurança no Trabalho Portuário a) incêndio ou explosão; b) vazamento de produtos perigosos; c) queda de homem ao mar; d) condições adversas de tempo que afetem a segurança das operações portuárias; e) poluição ou acidente ambiental; f) socorro a acidentados.

NBR14276 - Brigada de Incêndio Estabelece as condições mínimas para a elaboração de um programa de brigada de incêndio e procedimentos de emergência, visando proteger a vida e o patrimônio.

NBR14276 - Brigada de Incêndio Saídas Portas Escadas

Ações de Emergência - Identificação da situação; - Alarme/abandono de área; - Corte de energia; - Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa; - Primeiros socorros; - Combate ao princípio de incêndio; - Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros.

ATIVIDADE 1ª PARTE – Elabore uma situação fictícia onde será necessário utilizar o conhecimento da legislação abordada na aula nas ações de emergência. (5,0 pontos) 2ªPARTE – Elabore um resumo sobre a NBR14276, falando sua importância em uma empresa. (5,0 pontos)

ATIVIDADE FORMATAÇÃO! Mínimo de 01 folha e máximo de 03 folhas. Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Justificado, com alinhamento de ambos os lados do texto. Utilize margens no padrão do word (direita = 3,0; esquerda = 3,0; superior = 2,5 e inferior = 2,5). Não se esqueça do cabeçalho, no início do trabalho, contendo o seu nome, o do curso, nome da disciplina, do professor pesquisador, do polo, a cidade e a data.

ATIVIDADE Abertura dia 21/05/2014 Fechamento dia 29/05/2014 às 23h55mim.

Dúvidas Acesse o Fórum Chat – Quinta-feira/19:30 às 21h.