1 E.E.Prof. Dr. Norberto de Souza Pinto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Advertisements

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
numa perspectiva inclusiva
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Ivoti.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
CONSELHO DE CLASSE CADEP
POR QUE O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEIÇÃO   ANOS iniciais DO ensino fundamental Professoras: beth, cássia, cláudiana, cláudia, margarida e stella.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Conectado com a Educação
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
PROJETO DE PESQUISA LER E GOSTAR!!! Coordenadora Maria Aparecida Cagnoni Sant’Anna e Acadêmicas 3º ano Pedagogia UEG – Formosa – GO.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
UMA AULA DE MATEMÀTICA COM MÚSICA
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Encontro de Coordenadoras e Orientadoras Associação Mineira Leste.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Fluxogramas e Pseudocódigos
7º ENCONTRO por Roseane. Luana Fátima Débora.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Professora Míria Gomes
Finalidade da Avaliação Celso dos Santos Vasconcellos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
Leituras no Brasil: Lendo o Brasil Helena Bomeny (CPDOC/FGV/UERJ) PNL, Lisboa – Outubro 2007.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
playagamesavealife.wordpress. com O Problema A falta de acesso a material educativo e interativo sobre primeiro socorros, para alunos do CMCB visto que.
Professor(es) Apresentador(es):
AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

CLÁUDIA MARTELLI martelli@iqm.unicamp.br 1 E.E.Prof. Dr. Norberto de Souza Pinto 2 Instituto de Química - Unicamp

ALTERNATIVAS DE TRABALHOS NA AULA DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES EM REDAÇÃO,LEITURA E A MATEMÁTICA BÁSICA

As necessidades de alguns alunos vão além do conteúdo de química Professores outras Química Disciplinas Semi-analfabeto

Pressões para aprovações Progressão continuada Supletivo fracasso escolar medidas introduzidas Secretaria da Educação Reclassificação Classes de aceleração Pressões para aprovações Progressão continuada Supletivo Professores e direção descomprometidos

Aprovação Dúvidas reprovação Acompanhamento Professores Aprovação Dúvidas reprovação Acompanhamento Consultar os alunos (carta) 380 alunos do ensino médio/supletivo Aprovação Reprovação Sem o conteúdo maior chance em aprender

61% preferem ser retidos e aprender mais RESULTADOS DA PESQUISA 15% desejam somente o diploma 26% desejam o diploma, mas gostariam aprender mais 61% preferem ser retidos e aprender mais

Alunos aprovados alunos reprovados Conselho de classe Alunos aprovados alunos reprovados Acompanhamento (química, português e história) literatura (3a e 4a séries livros do ensino fundamental), caligrafia e matemática básica HTPC e aula de química Avaliação Exemplos: Odisséia - autor : Ruth Rocha O Bazar do Folclore – autor : Ricardo Azevedo O Santinho - autor : Luís Fernando Veríssimo Histórias de Fadas – autor : Oscar Wilde Um assassinato um mistério e um casamento - autor Mark Twain

CONCLUSÕES Resultados leitura e escrita gratificante Surpreendentes Professor Os alunos são o público alvo do nosso trabalho, portanto devemos ensinar-lhes o que seja bom e necessário para eles, e não para nós ou Secretaria da Educação. O professor de química deve suprir suas deficiências, vencer seus preconceitos pessoais e ir além, quando necessário, do conteúdo de química.