Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua Existem dois tipos de crianças e adolescentes vivendo o cotidiano da rua. Meninos na rua – fazem biscate.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Mulheres e Aids: Desafios para os Serviços de Saúde São Paulo, 27 de Julho de 2001 Apoio: Ministério da Saúde - Coordenação Nacional de DST e Aids.
A Educação Sexual e os seus Contextos
Saúde e Prevenção nas Escolas
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
ACONSELHAMENTO.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
A Escola e as Mudanças Sociais
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A sexualidade trocada por miúdos
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Sexualidade, Orientação e Saúde
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Redução de Danos como Política de cuidado
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Projeto “Jovem Legal”.
ESF Integralidade da assistência
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Gravidez na Adolescencia
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Projeto de Educação para a Saúde
Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
A prática do psicologo no CRAS
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Transcrição da apresentação:

Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua Existem dois tipos de crianças e adolescentes vivendo o cotidiano da rua. Meninos na rua – fazem biscate durante o dia ou ficam perambulando pela rua o dia e a noite voltam para casa mantendo o vínculo familiar. Meninos de rua- são aqueles que já perderam o vínculo familiar ou cuja perda está acontecendo este não dormem mais em casa ou o fazem esporadicamente. Algumas causas que levam uma criança ou adolescente a abondonar a família e a morar nas ruas: pobreza e violência no meio familiar.

Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua Ações da enfermagem -Viabilizar no setor de saúde e por meio de parceria intersetorial, a assistência à clientela de adolescentes em situações de rua segundo suas necessidades -Instrumentalizar a enfermagem para o cumprimento de seu papel de agente de inclusão social dos adolescentes excluídos -Propor a criação de uma rede de apoio e acompanhamento de seu papel de agente de inclusão social dos adolescentes incluindo o Programa de Saude da Familia (PSF), igreja, escola, associacao de bairro, clube recreativo, parentes e amigos indicados pelo proprio adolescente.

Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao O adolescer e marcado como um momento do processo de crescimento e desenvolvimento humano, em que observamos rapidas e substanciais mudancas na vida e no organismo infantil, abrangendo: -Acentuado crecimento pondo- estatural e o surgimento de novas formas fisicas e esteticas. -Mudancas no funcionamento organico, sobretudo no sexual e no reprodutivo -Manifestacoes peculiares de novos sentimentos, modo de pensar e de comportar, refletindo novas identidades e insercoes no mundo interno e externo a familia As transformacoes que ocorrem na adolescencia abrangem distintos e integrados processos de desenvolvimento social, familiar, fisico, psico- emocional e intelectivo.

Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao De um modo geral, porem, certos problemas tem sido uma constante na vida de importante segmentos dos adolescentes brasileiros, tais como: -pobreza, violencias, trabalho infantil, evasao escolar -Conflitos familiares, sofriemtnos emocionais -Uso de substancias psicoativas e ilicitas -Atrasos no desenvolvimento psicologico e intelectual -Disturbios ortopedicos, fonoaudiologicos, odontologicos, oftalmologicos, transtornos nutricionais e metabolicos. - doencas cronicas, diabetes, hanseniase, tuberculose, cancer -Violencia fisica, abuso e sofrimento sexual, exposicao as DSTs -HIV- AIDS, maternidade/ paternidade indesejada Na estrutura da assistencia de enfermagem esses e outros problemas devem ser considerados.

Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Vulnerabilidaes e cuidados em saude sexual e reprodutiva do adolescente A sexualidade, tal como comcebida aqui abrange os aspectos fisicos, psico- emocionais e socio- culturais, relativo: -A percepcao e controle do corpo; -Ao exercicio do prazer/ desprazer; -A valores e comportamentos em processos afetivos e sexuais Esses campos envolvem questoes como: -Contracepcao -Praticas afetivas e sexuais -Sofrimento nas relacoes maternidade/ paternidade indesejada -Aborto em condicoes indevidas -DST -HIV entre outros.

Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Acoes de enfermagem -Ampliar a base de apoio social a vivencia da adolescencia, sexualidade e reproducao -Ofercer condicoes e medidas que favorecam a reducao/ eliminacao de vulnverabilidades relacionados a reproducao, maternidade/ paternidade e sexualidade do adolescente -Proporcionar elementos para o desenvolvimetno da autonomia e da responsabilidade dolescente com a vida e a saude sexual e reprodutiva -Desenvolver rotinas de atendimento captando precocemente adolescentes gravidas para acompanhamento pre- natal.

Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Acoes de enfermagem Planejar acoes de enfermagem apoiando fisica e emocionalmente as familias dos adolescentes Promover a participacao da familia, companheiro, pais no acompanhamento e cuidados com a adolescente gravida e ao RN Abrir espaco para o adolescente falar o que deseja Abrir espaco para a familia falar o que deseja Respeitar sua intimidae e garantir privacidade em torno de seus universos e experiencias Sensibilizar adultos, criancas e adolescentes a superacao das discriminacoes sociais de : classe, raca, credo, genero, sexualidade

Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Acoes de enfermagem -Envolver os adolescentes em todas as decisoes terapeuticas que dizem respeito a sua saude incluindo a saude sexual e reprodutiva -Estimular oficinais de reflexao em sexualidae, concepcao e contracepcao -Considerar a possibilidade de experiencia maternidade / paterniade ser positiva -Adotar medidas favoraveis ao funcionamento dos sistemas de referencia e contra- referencia, divulgar servicos e adotar uso de cartao do adolescente -Realizar procedimentos de prevencao e controle das doencas sexualmente transmissiveis e AIDS. Exame preventivo em adolescentes sexualmente ativas.

Exercicio 2 Voce e seus colegas da graduacao irao desenvolver com a turma da 2 a serie do ensino medio uma atividade de promocao de saude cujo tema: Prevenindo as Doencas Sexualmente Transmissiveis / AIDS. Voce distribuiu a um grupo de aproximdamente 12 alunos figuras geometricas tais como: 5 quadrados, 5 triangulos e 1 circulo. O objetivo e que cada aluno participante escolha a sua figura geometrica, somente voce e seus colegas de graduacao sabem o significado de cada figura que representam respectivamente: adolescentes saudaveis, adolescentes com DST e um adolescente com HIV. Nao pode ser revelado aos adolescentes o significado das figuras somente apos o termino da atividade. Voces devem orientar aos adolescentes para dancarem formando pares e, apos o termino de cada musica que seja anotado a figura geometrica dentro da sua propria figura, eles devem trocar de par durante cada musica, assim que se tiver certeza que todos ficaram com o maior numero e figuras geometricas, coloque- os em circulo e explique o que aconteceu durante a dinamica, fale sobre o que representava cada figura, fale sobre as DST, AIDS e uso de preservativos. A dinamica nao deve ultrapassar 20 minutos