LEITURA DE IMAGENS.

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LEITURA DE IMAGENS.
Transcrição da apresentação:

LEITURA DE IMAGENS

Quando se olha para uma obra de arte, vê-se um filme, lê-se um livro, observa-se uma pintura ou escultura, cria-se na mente uma série de pensamentos que podem ser diferentes a cada vez que se repete a mesma atividade de ver e observar a obra de Arte. Ao ato de observar e produzir pensamentos novos pode ser chamado de Leitura de Imagem. A Leitura de Imagem de uma obra de Arte pode ser desenvolvida e incrementada permitindo que o observador consiga uma série de informações e significados enriquecendo seus conhecimentos.

Percebe-se também que cada pessoa, de acordo com seu repertório e seu modo de vida consegue ver o mesmo filme por exemplo, e interpretá-lo de forma totalmente diferente de uma outra pessoa. Além disso, essa mesma pessoa assistindo o mesmo filme no dia seguinte ou em outro momento, produz uma descrição com idéias bem diferentes das que produziu quando o viu pela primeira vez.

Afinal, o que é uma leitura de Imagem Afinal, o que é uma leitura de Imagem? Superficialmente é a observação e análise visual, auditiva, táctil, sensorial com a posterior produção de uma análise descritiva. Em síntese: Perceber a obra finalizada, como o resultado do trabalho produzido pelo artista. No momento seguinte iniciar uma investigação sobre os meios utilizados pelo artista para produzí-la, por último buscar saber a vida do artista, seu contexto social e sua realidade.

Leitura de imagem– Identificação do tema,das cores predominantes, do suporte utilizado(madeira, tela, papel, pedra etc.), dos movimentos,da luminosidade, das linhas e dos volumes. Contextualização histórica – Estabelecimento de relações entre a obra e seu contexto de produção (dados biográficos do artista e sua relação com movimentos ou estilos artísticos, patrocinadores etc.). Produção artística – Proposta de trabalhos de releitura das obras analisadas, com destaque para o tema abordado ou para as técnicas de produção utilizadas pelo artista.

Roda de criança, de Hans Thoma, 1884.

Leitura Que personagens aparecem na pintura? Como eles estão vestidos? Onde eles estão? O que estão fazendo? Há diferenças entre eles? Quais? Que cores predominam na representação das figuras e construções?

Meninos, de Belmiro de Almeida, 1892.

Contextualização o nome das pinturas e dos pintores o ano em que foram realizadas. a época de produção: vestimentas, atividades e locais retratados.

Temática abordada: Que brincadeiras as crianças estavam realizando? Vocês também realizaram essas brincadeiras? Que outras brincadeiras realizaram? Vocês usaram o mesmo tipo de roupa das crianças representadas nas pinturas?

Morro de favela, obra de Tarsila do Amaral, de 1924.

Responda: Que elementos da paisagem e personagens foram representados? Em que suporte eles foram representados? Eles foram representados de forma realista, isto é, buscando semelhança com o mundo “real”? Quais as cores predominantes? Que tipos de linhas e figuras geométricas podem ser identificados? Como foi o trabalho com a luz? É muito ou pouco iluminado E com o movimento? Tem movimento na obra como se precebe?

Na Arte figurativa, em geral, a preocupação na organização e disposição dos elementos ultiliza- se dos mesmos princípios posteriormente estudados pela Gestalt, desde os estudos de Leonardo DaVinci e Alberti sobre a perspectiva e a hierarquização dos componentes, podendo os valorizar, dar-lhes destaque ou relegando-os a segundo plano, tendo como resultado na obra final um papel principal e destacado, logo percebido pelo espectador, ou secundário no entendimento da cena. Em Gestalt, explicamos esse “fenômeno da percepção” através da decomposição e imediata recomposição das partes em relação ao todo.

Imagem comunicativa: Os mesmos elementos da figura artística se aplicam à comunicação visual. Uma imagem é capaz de ter a mesma eloquência que um discurso falado ou mesmo que um livro. Tudo depende da ordem e da intensidade em que são organizados: a sua configuração ou Gestalt. Seja texto ou imagem, estamos lidando com discursos da propaganda, e daí devemos perseguir sempre os elementos fundamentais desses objetos de análise.