Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

PORTAS ABERTAS VESTIBULAR 2010 CONTRIBUIÇÃO DA COMGRAD FIS Pensando em fazer Física e querendo convencer seus pais com aquele papo da Física do.
PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
UDESC Pública, Gratuita, de Qualidade e a Melhor do Estado de Santa Catarina.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
Mudanças no mercado de trabalho: Quais? Onde?
Instituto de Geociências Universidade de São Paulo Causas e conseqüências das mudanças climáticas no Brasil O que o Instituto de Geociências têm feito.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Aplicações da informática na administração e assistência
Economias de Escala e Comércio Internacional
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Arquitetura de Computadores I
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
ENGENHARIA E ARQUITETURA
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
Curso de Introdução ao Sistema Operacional Linux Parte 1 Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo Laboratório de Sistemas Integráveis.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Física / Enlace Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
FASE 3: Apresentação do Projeto FazGame Desenvolvimento de uma nova arquitetura para construção de games educacionais Carla Zeltzer
Apresentação de Estágio Supervisionado
Novembro 2009.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Transcrição da apresentação:

Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos

Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão

Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão

Introdução n Ciência da Computação: –ciência com raízes antigas –conceitos básicos –tecnologia e evolução –projeto e implementação –pesquisa e desenvolvimento

Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão

Cursos da Área de Computação e Informática n Diversidade de denominações: –Análise de Sistemas –Bacharelado em Análise de Sistemas –Bacharelado em Informática –Ciências da Computação –Informática –etc.

Cursos da Área de Computação e Informática n Padronização MEC –Bacharelado em Ciências da Computação –Bacharelado em Sistemas de Informação –Engenharia de Computação –Licenciatura em Computação

Cursos da Área de Computação e Informática n Fora da Padronização MEC –Tecnologia em Processamento de Dados Análise de Sistemas etc –Cursos Seqüenciais em... Redes de Computadores Desenvolvimento de Sistemas etc.

Cursos da Área de Computação e Informática n Caracterização da Atividade: –Meio: Objetivo principal: utilizar a ciência da computação e a tecnologia disponível para solucionar problemas nas diversas áreas do conhecimento. (visão de empresa) Exemplos: –Bacharelado em Sistemas de Informação –Teconologia em... –Curso Seqüencial em...

Cursos da Área de Computação e Informática n Caracterização da Atividade: –Fim: Objetivo principal: desenvolver as diversas áreas da ciência da computação e da tecnologia associada à área de computação e informática, criando a base para a solução de problemas. (visão de ciência) Exemplos: –Bacharelado em Ciências da Computação –Engenharia de Computação

Cursos da Área de Computação e Informática n Caracterização da Atividade: –Fins Pedagógicos: Objetivo principal: ensinar computação nos cursos do ensino fundamental e médio. (formação de professores) Exemplo: –Licenciatura em Computação

Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel em Sistemas de Informação: principal: suprir a demanda do mercado (software). secundária: desenvolver as sub-áreas da ciência da computação, afetas às atividades meio (software).

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel Sistemas de Informação: discreta: desenvolvimento de tecnologia (software). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel Ciências da Computação: principal: desenvolver as diversas áreas da ciência da computação (software e hardware) e da tecnologia (software). secundária: desenvolver a tecnologia da área (hardware).

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel Ciências da Computação: discreta: atender a demanda de mercado (software e hardware). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Engenheiro de Computação principal: desenvolver a tecnologia (software e hardware) e atuar em ambientes industriais variados (ex. automação). secundária: desenvolver as diversas áreas da ciência da computação (software e hardware).

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Engenheiro de Computação discreta: atender a demanda de mercado (software). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Licenciado em Computação: principal: ensinar a computação no ensino fundamental e médio. secundária: atuar no ensino e pesquisa em nível superior (área de educação).

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Licenciado em Computação: adicional: –ministrar aulas em cursos de treinamento. –ser um empreendedor.

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: n Tecnólogos: principal: suprir a demanda emergencial do mercado (software). secundária: suprir a demanda emergencial do mercado (hardware).

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Tecnólogos: discreta: desenvolver as sub-áreas da ciência da computação, afetas às atividades meio (software). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.

Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –de Cursos Seqüenciais: principal: suprir a demanda de segmento específico do mercado (software, hardware e outras áreas associadas). adicional: (cuidado...) –atuar no ensino em centros de treinamento. –ser um empreendedor.

Egressos: Interação Entre as Atividades n Interação BCC EC BSI TPD LC Cursos Seqüenciais ?????

Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão

Conflitos Com Outras Áreas n Profissão: –Não há regulamentação: vantagens desvantagens

Conflitos Com Outras Áreas n Profissão: –Sociedade Brasileira de Computação - SBC: proposta de certificação de conhecimento sugestão: sejam sócios da SBC

Conflitos Com Outras Áreas n Conflitos: Engenharias Administração Economia etc.

Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão

Provão n Regras gerais já estabelecidas n Regras específicas ainda não estabelecidas n O que deve ser esperado n Postura da academia n Importância n Quando?

Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão

Conclusão n Atuação: –Atividade Fim: ensino, pesquisa e desenvolvimento; atuação diversificada no mercado; empreendedorismo;

Conclusão n Atuação: –Atividade Meio: atuação diversificada no mercado; ensino, pesquisa e desenvolvimento; empreendedorismo;

Conclusão n Atuação: –Atividade Pedagógica: atuação no ensino fundamental e médio; ensino, pesquisa e desenvolvimento (educação); empreendedorismo.

Conclusão n Cursos visam a: –Formação abrangente permitindo atuar: na área acadêmica: docência e pesquisa ; no emprego da ciência da computação e das tecnologias na solução de problemas; no desenvolvimento de tecnologia; no treinamento; na implantação de empresas; etc.

Conclusão n Mercado de trabalho –Amplo: Universidades Laboratórios de desenvolvimento Setores de Informática da Indústria, Comércio, Saúde, Agricultura, Pecuária, etc. Setores que precisam da computação…. Empreendedores etc.

FIM