Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos
Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão
Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão
Introdução n Ciência da Computação: –ciência com raízes antigas –conceitos básicos –tecnologia e evolução –projeto e implementação –pesquisa e desenvolvimento
Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão
Cursos da Área de Computação e Informática n Diversidade de denominações: –Análise de Sistemas –Bacharelado em Análise de Sistemas –Bacharelado em Informática –Ciências da Computação –Informática –etc.
Cursos da Área de Computação e Informática n Padronização MEC –Bacharelado em Ciências da Computação –Bacharelado em Sistemas de Informação –Engenharia de Computação –Licenciatura em Computação
Cursos da Área de Computação e Informática n Fora da Padronização MEC –Tecnologia em Processamento de Dados Análise de Sistemas etc –Cursos Seqüenciais em... Redes de Computadores Desenvolvimento de Sistemas etc.
Cursos da Área de Computação e Informática n Caracterização da Atividade: –Meio: Objetivo principal: utilizar a ciência da computação e a tecnologia disponível para solucionar problemas nas diversas áreas do conhecimento. (visão de empresa) Exemplos: –Bacharelado em Sistemas de Informação –Teconologia em... –Curso Seqüencial em...
Cursos da Área de Computação e Informática n Caracterização da Atividade: –Fim: Objetivo principal: desenvolver as diversas áreas da ciência da computação e da tecnologia associada à área de computação e informática, criando a base para a solução de problemas. (visão de ciência) Exemplos: –Bacharelado em Ciências da Computação –Engenharia de Computação
Cursos da Área de Computação e Informática n Caracterização da Atividade: –Fins Pedagógicos: Objetivo principal: ensinar computação nos cursos do ensino fundamental e médio. (formação de professores) Exemplo: –Licenciatura em Computação
Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel em Sistemas de Informação: principal: suprir a demanda do mercado (software). secundária: desenvolver as sub-áreas da ciência da computação, afetas às atividades meio (software).
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel Sistemas de Informação: discreta: desenvolvimento de tecnologia (software). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel Ciências da Computação: principal: desenvolver as diversas áreas da ciência da computação (software e hardware) e da tecnologia (software). secundária: desenvolver a tecnologia da área (hardware).
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Bacharel Ciências da Computação: discreta: atender a demanda de mercado (software e hardware). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Engenheiro de Computação principal: desenvolver a tecnologia (software e hardware) e atuar em ambientes industriais variados (ex. automação). secundária: desenvolver as diversas áreas da ciência da computação (software e hardware).
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Engenheiro de Computação discreta: atender a demanda de mercado (software). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Licenciado em Computação: principal: ensinar a computação no ensino fundamental e médio. secundária: atuar no ensino e pesquisa em nível superior (área de educação).
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Licenciado em Computação: adicional: –ministrar aulas em cursos de treinamento. –ser um empreendedor.
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: n Tecnólogos: principal: suprir a demanda emergencial do mercado (software). secundária: suprir a demanda emergencial do mercado (hardware).
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –Tecnólogos: discreta: desenvolver as sub-áreas da ciência da computação, afetas às atividades meio (software). adicional: –atuar no ensino (e pesquisa) em nível superior e em centros de treinamento. –ser um empreendedor.
Egressos: Interação Entre as Atividades n Atuação dos Egressos: –de Cursos Seqüenciais: principal: suprir a demanda de segmento específico do mercado (software, hardware e outras áreas associadas). adicional: (cuidado...) –atuar no ensino em centros de treinamento. –ser um empreendedor.
Egressos: Interação Entre as Atividades n Interação BCC EC BSI TPD LC Cursos Seqüenciais ?????
Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão
Conflitos Com Outras Áreas n Profissão: –Não há regulamentação: vantagens desvantagens
Conflitos Com Outras Áreas n Profissão: –Sociedade Brasileira de Computação - SBC: proposta de certificação de conhecimento sugestão: sejam sócios da SBC
Conflitos Com Outras Áreas n Conflitos: Engenharias Administração Economia etc.
Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão
Provão n Regras gerais já estabelecidas n Regras específicas ainda não estabelecidas n O que deve ser esperado n Postura da academia n Importância n Quando?
Tópicos Abordados n Introdução n Cursos da Área de Computação e Informática n Egressos: Interação Entre as Atividades n Conflitos Com Outras Áreas n Provão n Conclusão
Conclusão n Atuação: –Atividade Fim: ensino, pesquisa e desenvolvimento; atuação diversificada no mercado; empreendedorismo;
Conclusão n Atuação: –Atividade Meio: atuação diversificada no mercado; ensino, pesquisa e desenvolvimento; empreendedorismo;
Conclusão n Atuação: –Atividade Pedagógica: atuação no ensino fundamental e médio; ensino, pesquisa e desenvolvimento (educação); empreendedorismo.
Conclusão n Cursos visam a: –Formação abrangente permitindo atuar: na área acadêmica: docência e pesquisa ; no emprego da ciência da computação e das tecnologias na solução de problemas; no desenvolvimento de tecnologia; no treinamento; na implantação de empresas; etc.
Conclusão n Mercado de trabalho –Amplo: Universidades Laboratórios de desenvolvimento Setores de Informática da Indústria, Comércio, Saúde, Agricultura, Pecuária, etc. Setores que precisam da computação…. Empreendedores etc.
FIM