Prof. Celso Gramática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2008 LCG/UFRJ. All rights reserved. 1 Standard Template Library STL Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti.
Advertisements

Comunicação verbal midiática
Comunicação verbal midiática
Questão 1: investigue na teoria, não tenho a menor idéia Questão 2: Há um problema de semântica no enunciado. Não entendi porque ele usa a palavra embora.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Introdução a Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias
Introdução à Consulta 24/3/06. Categorias de comandos DDL : estruturação de objetos de BD Ex. create table, drop index, alter table... DML: manipulação.
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
Criptografia Quântica : Um Estudo
Protocolos Criptográficos. Múltiplas chaves em RSA Para RSA, escolhe-se dois números, e e d, tal que e. d = 1 mod (p-1).(q-1) Entretanto, também pode-se.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Café Ortográfico Profª Seila Mar Profº Wendell.
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Qual é a função de um texto literário?
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PRONOME Pronome é a classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
RESUMO A primeira etapa para se escrever um bom resumo é compreender o texto que será resumido. Auxilia essa compreensão o conhecimento sobre o autor,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
Sentimentos. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo, e não consegue.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Jumpers 1. O que são Jumpers
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
TA 733 A – Operações Unitárias II
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
PRONOMES Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele.
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
VELOCIDADE DE REAÇÃO 1.A CONCENTRAÇÃO E A VELOCIDADE DE REAÇÃO 2.A VELOCIDADE INSTANTÂNEA DE REAÇÃO 3.AS LEIS DE VELOCIDADE E A ORDEM DE REAÇÃO.
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
Tamanho da amostra em pesquisa primária
PROTEÍNAS.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Programação Concorrente com Thread Java
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
THE SIMPLE PRESENT TENSE As orações abaixo estão no simple present tense, um tempo para expressar ações habituais no presente. I GO to school every.
PRESENTE DO INDICATIVO
Transcrição da apresentação:

Prof. Celso Gramática

Processos de Formação de Palavras: Antes do feriadão... Dois principais processos: I COMPOSIÇÃO II DERIVAÇÃO

COMPOSIÇÃO: DERIVAÇÃO: Aglutinação Justaposição Prefixal Sufixal Prefixal e Sufixal

Hoje: Outras 3 formas de derivação: Parassintética, Regressiva e Imprópria. DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: Acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo ao radical. Não é possível notar sentido na palavra quando se retira um dos afixos(um prefixo ou um sufixo). É essa característica que a diferencia da Derivação Prefixal e Sufixal. EX: anoitecer: anoitecer (não existe “anoite” nem “noitecer”) desalmado: desalmado (não ocorre “desalma” nem “almado”) rejuvenescer: rejuvenescer (não há “rejuvene” nem “juvenescer”)

DERIVAÇÃO REGRESSIVA: Forma-se uma palavra por redução da palavra primitiva, e não por acréscimo. Esse processo forma basicamente substantivos a partir do verbo (Substantivos Deverbais). Se o substantivo denota ação, será palavra derivada, e o verbo palavra primitiva. Se o nome refere-se a algum objeto, tem-se o contrário. Ex: Compra, beijo, ≠ perfume, âncora ... Boteco, portuga, comuna

Ex: Não aceito mais nenhum não daquela pessoa! DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA : Simples mudança de classe gramatical da palavra. Sua forma não se modifica. Por exemplo: um advérbio passa a ter sentido de substantivo; um verbo muda sua função para substantivo; um adjetivo torna-se substantivo. Ex: Não aceito mais nenhum não daquela pessoa! Advérbio substantivo Diálogo entre prédios: “Nossa, como seu andar é bonito!” Verbo substantivo O quatro-por-quatro é ótimo em trilhas. Adjetivo substantivo

Outros Processos de formação de Palavras REDUÇÃO ou ABREVIAÇÃO: Formação de novas palavras na língua reduzindo uma palavra já existente. Ocorre normalmente em palavras muito extensas, e se dá principalmente na forma coloquial. Ex. Pneu (pneumático), moto (motocicleta), vestiba (vestibular), Sampa (São Paulo), cine (cinema) etc.

EMPRÉSTIMOS LEXICAIS: Estrangeirismos na língua EMPRÉSTIMOS LEXICAIS: Estrangeirismos na língua. Inserção de novas palavras na língua oriundas de outros idiomas, fato que reflete influência de determinada cultura sobre outra. Ex. show, abajur, stress, web, site, deletar, hardware, software

NEOLOGISMO: Criação de palavras novas para atender a necessidade da expressão em situações específicas. Ex. O dicionário de Lulês. (referente às falas do presidente Lula). Fracassomania (mania de fracasso). Ecochato (ecologicamente correto ao extremo).

Exercícios UEL-PR: O vocábulo “pré-história” é formado por: Derivação prefixal, somente Derivação sufixal, somente Derivação prefixal e sufixal Composição por justaposição Composição por aglutinação Resp.: A

Exercícios 2) ITA-SP: Assinale a opção que apresenta somente palavras formadas por derivação parassintética: desvalorização, avistar, resfriado, reintegração, infelizmente expropriar, entornar, amanhecer, desalmado, ensurdecer escolarização, antiinflação, retrospectivo, comilão, corpanzil desigualdade, endurecer, alfabetizar, abençoar, chuviscar Administração, entretela, contrabalançar, semicondutor, relembrar RESP.: B

Exercícios 3) UNICAMP-SP: A breve tira abaixo fornece um bom exemplo de como o contexto pode afetar a interpretação e até mesmo a análise gramatical de uma sequência linguística.

Exercícios A) Supondo que a fala da moça fosse lida fora do contexto, como você a entenderia? B) Se a fala da moça fosse considerada uma continuação da fala do rapaz, poderia ser entendida como uma única palavra, de derivação não prevista na língua portuguesa. Que palavra seria e o que significaria?