APAE de Campinas betafedosse@gmail.com.

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Transcrição da apresentação:

APAE de Campinas betafedosse@gmail.com

MOVIMENTO APAEANO É uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas - para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. São mais de 2 mil APAEs em todo o Brasil

A APAE CAMPINAS A APAE Campinas é uma associação, filantrópica, de caráter assistencial – sem fins econômicos, que tem como objetivo atender, por meio de um trabalho terapêutico e pedagógico – crianças, jovem-adultos com deficiência intelectual.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL É uma incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual da pessoa e no seu comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, práticas e sociais, originando-se antes dos 18 anos de idade (AAMR, 2002).

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Áreas de habilidades adaptativas: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer; trabalho.

PROGRAMAS DE ATENDIMENTOS DA APAE CAMPINAS Atendimento Terapêutico Integração e Orientação -Pátio das Mangueiras; Serviço de Acolhimento e Avaliação: Seja Bem Vindo; Estimulação Precoce;

PROGRAMAS DE ATENDIMENTOS DA APAE CAMPINAS Escolarização (educação infantil e ensino fundamental); Educação profissional e trabalho; Programa sócio ocupacional: Diversidade

PROGRAMAS DE ATENDIMENTOS DA APAE CAMPINAS PROJETOS EDUCACIONAIS: Esporte Dança ESCOLARIZAÇÃO PARA MÃES (fumec)

PROGRAMAS DE ATENDIMENTOS DA APAE CAMPINAS Nos diversos programas são atendidos: 1036 usuários mensalmente.

Equipe envolvida: Pedagogos Professores de Educação física e dança Instrutores de cursos Monitores de Campo Professor de Informática Fisioterapia

Equipe envolvida: Psicologia Assistente Social Médico neurologista e psiquiatra Agente Educador Fonoaudiologia Terapia Ocupacional outros

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO 1ª ETAPA : CENTRO DE INICIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSISONAL “PROF. SEBASTIANA MORAES MELLO” (CIQP)

1ª ETAPA: CIQP OBJETIVO GERAL: Garantir aos jovens e adultos matriculados na APAE-Campinas, cursos de iniciação e qualificação profissional, desenvolvendo as competências imprescindíveis ao desempenho pessoal e profissional.

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO ALIMENTOS Auxiliar de Cozinha Salgadeiro Manipulador de alimentos Higiene e Boas Práticas para manipuladores de alimentos

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO ALIMENTOS

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO GESTÃO Empacotado Repositor Estoquista Rotinas administrativa

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO GESTÃO

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL Pintor Decorador de paredes Pequenos reparos

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO Informática Aplicada

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO SERVIÇOS Auxiliar de Limpeza

PARAMENTAÇÃO TOUCA AVENTAL TECIDO MÁSCARA BOTA LUVA DE PLÁSTICO AVENTAL PLÁSTICO

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO SERVIÇOS Auxiliar de Jardineiro Controlador de viveiro Produtor de mudas Horticultor Herbário Orquidário

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO SERVIÇOS

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO TEXTIL e VESTUÁRIO Auxiliar de costura Bordado Customização:Aplicação em Pedraria Técnicas de tingimento artesanal Estamparia artesanal

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO TEXTIL e VESTUÁRIO

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO PAPEL E CELULOSE Papel artesanal co fibras vegetais

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO ARTESANATO Decoupage Mosaico Papel Machê

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO ARTESANATO

CIQP Atualmente 180 alunos matriculados

2ª etapa: TREINAMENTO PROFISSIONAL OBJETIVO GERAL: Vivenciar as dinâmicas laborais em ambiente real de trabalho através do treinamento em empresas parceiras, assim desenvolver as competências necessárias para inclusão profissional.

2ª etapa: TREINAMENTO PROFISSIONAL

2ª etapa: TREINAMENTO PROFISSIONAL

Treinamento Profissional Atualmente 71 estagiários

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO Desenvolver competências: Habilidades básicas: saber pensar Habilidades específicas: saber fazer Habilidades de gestão: saber agir

Habilidades Básicas: SABER PENSAR Leitura, escrita, matemática, conhecimentos gerais, interpretação; Conhecimento sobre a cidadania; Cuidados e saúde; Segurança; Direitos humanos; Meio ambiente; Identidade; Outros. .

Habilidades Específicas: SABER FAZER O desenvolvimento das habilidades específicas pressupõe a experimentação e vivência de: tarefas ocupacionais e atividades produtivas; prática manipulativa; conhecimento de procedimentos e processos da atividade profissional; conhecimento de instrumentos, equipamentos e máquinas e sua operacionalidade; são exigidas nos postos de trabalho e profissões; implicam conhecimento técnico e competências que garantem a empregabilidade em longo prazo ao trabalhador; Outros.

Habilidades de Gestão: SABER AGIR O desenvolvimento das habilidades de gestão pressupõe o contato, entendimento e aplicação de conteúdos relacionados: a preparação profissional; valores positivos voltados à cidadania e meio ambiente; relacionamento interpessoal; Empregabilidade; controle emocional; pró-atividade; Criatividade; Flexibilidade; outros.

COLOCAÇÃO PROFISSIONAL OBJETIVO GERAL: Articular e viabilizar o acesso a inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual através do trabalho competitivo tradicional, trabalho apoiado ou alternativas de trabalho e renda.

Protocolo de colocação: Empresa entra em contato ofertando a vaga; Visita de profissional da equipe para avaliação de função e acessibilidade; Seleção de candidatos com perfil compatível e orientação à família;

Protocolo de colocação: Acompanhamento do candidato na entrevista; Acompanhamento no processo de colocação; Monitoramento e suporte (trabalhador, família e empresa).

COLOCAÇÃO PROFISSIONAL Desde 2003: Mais de 250 vagas preenchidas; Em torno de 185 permanecem no emprego ou foram recolocados; Mais de 65 empresas parceiras na colocação profissional.

COLOCAÇÃO PROFISSIONAL

COLOCAÇÃO PROFISSIONAL

COLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Perspectivas da Ed. Profissional e da colocação no trabalho Paradigma da inclusão; Modelo social da deficiência; Filosofia da vida independente; Direitos e dignidade humana;

Perspectivas da Ed. Profissional e da colocação no trabalho Ações da escola na transição do aluno para o trabalho; Singularidade e Diversidade.