PERSUS – Protocolo Impugnação/Recurso

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Transcrição da apresentação:

PERSUS – Protocolo Impugnação/Recurso GEIRS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES ANS Abril/2015

Objetivo O Protocolo Eletrônico do Ressarcimento ao SUS - PERSUS é um serviço online que permite às operadoras de planos privados de assistência à saúde encaminhar impugnações e recursos em processos de ressarcimento ao SUS.

Conceitos e requisitos gerais de documentos - Documento digital: Documento codificado em dígitos binários, produzido, tramitado, armazenado e visualizado por meio de sistemas computacionais. Original em meio digital. -Documento digitalizado: Cópia digital de documento físico. Original em meio físico. Requisitos: -Formato PortableDocumentFormat – PDF, preferencialmente com conteúdo pesquisável; -Tamanho de, no máximo, 10 MB.

Escâner - Características Resolução máxima de, pelo menos, 300 dpi; Opções de profundidade de cor – pelo menos preto-e-branco (1 bit), 256 cores ou escala de cinza (8 bits), 65.536 cores (16 bits) e 16,8 milhões de cores ou True Color (24 bits); Formato de imagem – pelo menos JPG e TIFF; Formato do arquivo final – pelo menos PDF; Preferencialmente com reconhecimento de caracteres (OCR).

Formulário de Impugnação ou Recurso Cada formulário de impugnação ou recurso deve tratar apenas de um único atendimento identificado e é permitida apenas a inclusão de um único formulário de impugnação ou recurso para cada atendimento identificado. Cada formulário, deverá ainda, ser assinado digitalmente em ambiente exterior ao PERSUS por qualquer usuário credenciado com um dos perfis de contas de usuários. (Novo!) Não podem ser mesclados formulários de outros atendimentos identificados no arquivo de um formulário de impugnação ou recurso, tampouco nenhum outro documento. Para elaborar o formulário de impugnação ou recurso, a OPS poderá utilizar editor de texto de sua preferência, desde que converta a versão final para PDF. 5

Documentos Comprobatórios Cada documento comprobatório deve ser enviado separadamente e na íntegra, não podendo ser: - Dividido em mais de um arquivo; - Mesclado com outro documento no mesmo arquivo. Exceções: - Podem ser mesclados em um único arquivo documentos correlatos, como: Um contrato e seus termos aditivos; Um contrato individual/familiar assinado e a proposta de adesão do beneficiário Documentos com mais de cem páginas 6

Utilizando o sistema O sistema pode ser acessado por meio do portal da ANS na Internet http://www.ans.gov.br/. A autenticação do acesso é feita por meio de login e senha. A funcionalidade de protocolo eletrônico somente está disponível para contas com o perfil “impugnação/recurso em processo híbrido”. O protocolo de impugnação ou recurso pode ser iniciado através da conta de usuário com o perfil “impugnação/recurso em processos híbridos” acessando Módulos >>Protocolo>>Impugnação/recurso em processos híbridos .

Selecionar o atendimento identificado e anexando Formulário de Impugnação ou Recurso Selecione o tipo de petição - impugnação ou recurso. Em seguida clique na lupa do campo “Atendimento Identificado. O sistema exibirá uma lista de atendimentos identificados. Localizado o atendimento identificado desejado, clique nele. Após, clique no botão “Novo” do campo “Formulário de Impugnação/Recurso”. O sistema exibirá a ficha de documento do formulário de impugnação/recurso. Clique em “Salvar”. Exibida a mensagem de salvamento da ficha, clique no botão “Ok”. Após salvar a ficha de documento, clique no botão “Incluir”. O sistema exibirá uma janela de inclusão de arquivo. Clique em “Procurar” e selecione o arquivo PDF do formulário de impugnação/recurso a ser anexado. Selecionado o arquivo, clique no botão “Incluir”. De volta à ficha de documento, clique no botão “Salvar e fechar”. 8

Selecionar e anexar Documentos Comprobatórios já Anexados Se um documento comprobatório já tiver sido utilizado em protocolo anterior, ele poderá ser selecionado como documento comprobatório de qualquer protocolo posterior, sem necessidade de carregar e assinar o arquivo novamente. Para selecionar documento comprobatório, clique no botão “Selecionar” do campo “Documentos Comprobatórios”. O sistema exibirá uma janela de pesquisa. Você poderá pesquisar pelos metadados registrados da ficha do documento, ou pelo conteúdo do arquivo, em se tratando de texto ou imagem pesquisável. Preenchidos os parâmetros da pesquisa, clique em “OK”. Exibido o resultado da pesquisa, basta clicar no documento desejado. O documento selecionado será incluído no campo “Documentos Comprobatórios”.

Selecionar e anexar Documentos Comprobatórios Novos Caso o documento comprobatório não disponível para seleção, ele precisará ser cadastrado no sistema. Na tela de registro do protocolo, clique no botão “Novo” do campo “Documentos Comprobatórios”. O sistema exibirá uma ficha de documento em branco. Preencha o campo “Tipo de Documento” e demais campos que desejar, clique em “Salvar” . Exibida a mensagem de salvamento da ficha, clique no botão “Ok”. Após salvar a ficha de documento, clique no botão “Incluir”. O sistema exibirá uma janela de inclusão de arquivo. Clique em “Procurar” e selecione o arquivo PDF do formulário de impugnação/recurso. Selecionado o arquivo, clique no botão “Incluir”. De volta à ficha de documento, clique no botão “Salvar e fechar”. 10 10

Protocolo Carregados a petição e os documentos comprobatórios, é necessário que eles sejam protocolados pelo usuário. Na tela “Protocolo » Impugnação/recurso em processo híbrido » Registrar Petição”, você tem as opções de cancelar a operação, ou protocolar a petição. Para prosseguir com o protocolo, clique no botão “Protocolar Petição” na parte superior da tela. (Novo!) O sistema exibirá uma mensagem de confirmação. Basta clicar em “Sim”. Será exibida uma mensagem de sucesso do registro do protocolo. Clicando no botão “Visualizar comprovante de protocolo” o sistema exibirá o comprovante do protocolo da petição e dos documentos comprobatórios.

Fim