MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Auguste Comte, o Pai do Positivismo
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
Professora: Karina Oliveira Bezerra
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Arcadismo Contexto Histórico.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
O I L U M N S Professora: Marta.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Sociologia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
O Positivismo.
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França:
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
O I L U M N S Professor: Odair.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
Introdução ao Estudo da Sociedade.
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
A proposta de um pensamento positivo
A formação da sociedade moderna.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia geral Introdução.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Augusto Comte e o Positivismo
Disc. Sociologia das Organizações
Fundamentos das Ciências Sociais
O Surgimento da Sociologia como Disciplina Científica.
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Introdução a sociologia
Alain Touraine.
O Positivismo.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Século XVIII Século das Luzes
O Contexto Histórico e o Surgimento da Sociologia
Fernando Albuquerque – Especialista
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A divisão do trabalho social
Surgimento da Sociologia
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
Sociologia.
O que é Sociologia?.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Contexto histórico - “A modernidade”
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO “As grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, sendo quase imperceptível para aqueles que nela estão imersos!”

Século XVIII - Indústria “A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira revolução industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política e urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta.”

Êxodo Rural “A capitalização e a modernização da agricultura provocaram um êxodo de milhares de famílias que, expulsas de seu habitat ancestral, vagavam à procura de trabalho.”

Novas instituições “Com o advento da modernidade, certas instituições começaram a se consolidar e a adquirir importância – entre elas o amor romântico, o casamento por escolha mútua, a estrutura nuclear da família, a infância e a adolescência enquanto fases da vida...”

Trabalho forçado Apenas em 1833, é que as fábricas têxteis inglesas, pararam de aceitar jornadas de trabalho, maior do que 9 horas, para crianças entre 9 e 13 anos, e jornada de até 12 horas, para crianças entre 13 e 16 anos, e o turno da noite, era para os que estudavam.

Nova ordem do pensar “ A crença de que a razão é capaz de captar a dinâmica do mundo material e de que a lei natural, inscrita no coração dos homens, pode ser descoberta espontaneamente, vai ganhando força, deteriorando os antigos princípios autoritários (advindos, em especial, da Igreja), e dando bases ao empirismo.”

O Iluminismo “O auge do pensamento Iluminista, no campo sócio-político, vai ser a Revolução Francesa. Esta terá um papel fundamental no foco que a Sociologia dará: o conflito entre o legado da tradição e as forças da modernidade.”

O progresso “A idéia de que o progresso era uma lei inevitável que governava as sociedades, consolida-se e vem manifestar toda a sua força no pensamento social do século XIX, atuando sobre os primeiros teóricos da Sociologia!”

A história real e não dedutiva “Montesquieu foi um filósofo político de grande impacto sobre as ciências sociais, tendo lançado mão do conhecimento histórico e empírico para fundar seus argumentos, distanciando-se dos argumentos hipotéticos-dedutivos, característico dos contratualistas.”

O que é o contratualismo? “Foi uma resposta, que alguns filósofos deram para o surgimento da sociedade e de sua organização. Os primeiros homens fizeram um contrato entre si para poderem viver de maneira melhor, fazendo surgir o poder da lei. Entretanto, surge também a propriedade privada, a a desigualdade social, a submissão...”

Saint Simon (1760-1825) “Ele foi um dos primeiros que deu conta da inutilidade da aristocracia no contexto da nova sociedade. Um dos fundamentos é de que existem classes sociais com interesses conflitantes.”

O industrialismo “Saint Simon acreditava no industrialismo como domínio da natureza, sendo a história humana a do trabalho material e espiritual, ou do esforço coletivo – que engloba os avanços da ciência. A característica fundamental da sociedade moderna é o progresso!”

Uma ciência social “Uma ciência social positiva, revelaria as leis do desenvolvimento da história, permitindo uma organização racional da sociedade.” Estas idéias de Saint Simon atingiram, Marx, Engels, Durkheim, e também Augusto Comte.

Augusto Comte. (1798-1857) Foi o criador do termo Sociologia, e o grande divulgador do método positivo do conhecimento das sociedades. “Ciência, daí previdência, daí ação!” – Trata-se de conhecer as leis sociais para poder prever os fenômenos e agir com eficácia. Explicar e antever, combinando a estabilidade e a atividade, as necessidades simultâneas de ordem e progresso.