A Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos na formação do Engenheiro de Pesca na Amazônia Antonio José Inhamuns – Coordenador do PPG-CIPET Novembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Programa de Pós-Graduação em Física PPG-Física UFRGS Junho de 2010 Sérgio Ribeiro Teixeira (Coordenador) Kepler de S. Oliveira Filho (Coordenador Substituto)
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Política Nacional de Meio Ambiente
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Investigação de Surtos
« A Vida Acadêmica e O Profissional de Ciência da Computação »
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
II - UFRGS Grupo de Computação Gráfica e Processamento de Imagens Instituto de Informática - UFRGS Outubro 2000.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura nos Municípios
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
Departamento de Engenharia Elétrica
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
II FÓRUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA IMPACTO DA AVALIAÇÃO CAPES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE Geraldo Brasileiro Filho.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Matemática e Educação Ambiental.
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil Papel da Sociedade Brasileira de Matemática Marcelo Viana.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
Sistema de Gerenciamento da Base de Informações do ZEE Projeto MacroZEE AML Reunião FINEP – março de 2009.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
A experiência da auto- avaliação institucional na UFRN: Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora de Avaliação e Controle/Presidente da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte RESULTADOS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Comissão Própria de Avaliação - CPA.
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Faculdade de Engenharia – FEN Estágio Supervisionado X Professor: Luiz Sebastião Costa Apresentação da.
Aluno: Israel Paulo Araujo Carvalho Mat.: Professor: Luis Sebastião – 2010/02 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA - PEU Nível de Mestrado
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA UFSCar
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Transcrição da apresentação:

A Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos na formação do Engenheiro de Pesca na Amazônia Antonio José Inhamuns – Coordenador do PPG-CIPET Novembro de 2010

Coordenação do PPG-CIPET Coordenador: Prof. Antonio Inhamuns/UFAM Vice- Coordenador: Prof. Carlos Edwar Freitas/UFAM Membros: Ana Cristina Belarmino de Oliveira/UFAM Maria Gercilia Mota Soares/INPA Ronãn Alves de Freitas/Repres. Discente

Apresentação - Criado e reconhecido pela CAPES em 2006; - Início em março de 2007 - Conceito 4 - Grande Área de Ciências Agrárias; - Comitê de Zootecnia e Recursos Pesqueiros; - Funciona atualmente com 4 turmas: Mestrado - 2009 e 2010 – 20 alunos – 12 bolsistas; Doutorado – 2008 e 2009 – 10 alunos – 10 bolsistas; - Professores permanentes: 9 - Professores colaboradores: 3 - Técnico – administrativo: 1

Objetivo Capacitar profissionais em nível de pós-graduação Stricto sensu, com informações e experiências no trato interdisciplinar necessário na área de recursos pesqueiros e engenharia de pesca, para trabalhar no planejamento, execução e gerenciamento de atividades vinculadas ao uso dos recursos e ambientes aquáticos, assim como para ensino e pesquisa.

USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS PESQUEIROS TROPICAIS Área de concentração USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS PESQUEIROS TROPICAIS Estudar as dimensões sociais, culturais, espaciais, ecológicas e econômicas da atividade pesqueira sustentável, respondendo a necessidades da gestão dos recursos e de desenvolvimento das teorias científicas relacionadas à sustentabilidade integrada do uso dos recursos pesqueiros e ambientes associados.

Linhas de Pesquisa 1) BIOLOGIA E DIVERSIDADE DE RECURSOS PESQUEIROS Estudar a biologia dos principais recursos pesqueiros amazônicos incluindo: reprodução, alimentação, fisiologia, sistemática, distribuição zoogeográfica e abundância. 2) ECOLOGIA DE RECURSOS PESQUEIROS E AMBIENTES Estudar estratégias que facilitem a interpretação das inter-relações entre os organismos aquáticos e os demais fatores ambientais. Inclui ecologia de populações e sistemas, uso de sistemas de informação geográfica, de informações climáticas, de impactos ambientais antropogênicos da aquicultura, pesca alimentar e esportiva, do processamento do pescado e das políticas de fomento efetuadas, entre outras. 3) TECNOLOGIAS DE USO DE RECURSOS PESQUEIROS Estudar aspectos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao uso sustentável dos recursos pesqueiros, incluindo análise das cadeias produtivas, da qualidade dos produtos, processamentos póscolheita, agregação de valor à produção, e tecnologias apropriadas na aquicultura e na captura da pesca alimentar, ornamental e esportiva.

Público alvo Profissionais interessados na capacitação em uso sustentável dos recursos pesqueiros. Devem apresentar curso de Graduação Plena, preferencialmente nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas.

Corpo docente permanente do CIPET Nome dos professores Instituição Regime 1. Ana Cristina Belarmino de Oliveira UFAM DE 2. Antonio José Inhamuns 3. Bruno Adan Sagratzki Cavero 4. Carlos Edwar de Carvalho Freitas 5. Jansen Alfredo Sampaio Zuanon INPA 6. José Celso de Oliveira Malta 7. Luis Antonio Kioshi Aoki Inoue EMBRAPA 40 h 8. Ning Labbish Chao 9. Maria Gercilia Mota Soares 10. Jaydione Luiz Marcon DE = dedicação exclusiva

Universidade Federal de Rondônia Corpo docente colaborador do CIPET Nome dos professores Instituição Carga horária Carolina Rodrigues da Costa Dória Universidade Federal de Rondônia 15 horas 2. Miguel Petrere jr. UNESP/UEA 3. Vandick da Silva Batista UFAL Professor Visitante Instituição Carga horária 1. James Handall Khan WLU DE

No de alunos desligados Ingresso e desempenho dos discentes 12 vagas/ano – mestrado Vagas variáveis/ano - doutorado Ano No de alunos ingressantes No de alunos desligados concluintes 2007 12 [M] 2 [M] 10 2008 7 [M] 7[D] 5 [M] 2009 7 [M] 3[D] 1 [M] - 2010 9 [M] TOTAL 35 [M] 10 [D] 7 [M] 15 [M] 34 Engenheiros de Pesca; 6 Biólogos; 2 Zootecnistas; 1 Oceanógrafo; 1 Economista; 1 Veterinário

Grato pela atenção