CONFLITO, SIM, VIOLÊNCIA, NÃO! Gabriel Perissé
O QUE VOCÊ JÁ LEU SOBRE O BULLYING ?
Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, de Cleo Fante. Campinas (SP): Verus, 2005.
Bullying e suas implicações no ambiente escolar, de Sônia M. Pereira. São Paulo: Paulus, 2009.
Bullying – o que você precisa saber, de Lélio Braga Calhau. Niterói (RJ): Impetus, 2009.
Mentes perigosas nas escolas: como identificar o preconceito, a violência e a covardia entre alunos, de Ana Beatriz B. Silva. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.
Proteja seu filho do bullying – impeça que ele maltrate os colegas ou seja maltratado por eles, de Allan L. Beane. Rio de Janeiro: Best Seller, 2010.
Manual Antibullying – para alunos, pais e professores, de Gustavo Teixeira. Rio de Janeiro: Best Seller, 2011.
O REAL
Fonte: BULLYING ESCOLAR NO BRASIL. São Paulo: CEATS/FIA, # A violência é um fenômeno relevante nas escolas brasileiras: cerca de 70% dos alunos pesquisados informam ter visto, pelo menos uma vez, um colega ser maltratado no ambiente escolar em # Quase 9% dos alunos afirmam ter visto colegas serem maltratados várias vezes por semana. Outros 10% afirmam ter visto esse tipo de cena todos os dias. Ou seja, cerca de 20% dos alunos presenciam atos de violência dentro da escola com uma frequência muito alta.
NA SUA OPINIÃO, A ESCOLA É CORRESPONSÁVEL NOS CASOS DE BULLYING ?
O POSSÍVEL
VAMOS FECHAR OS OLHOS ?
O JEITO É REZAR?
QUE TAL EXPULSAR O PROBLEMA ?
QUE SOLUÇÕES VOCÊ JÁ IMAGINOU PARA O PROBLEMA DO BULLYING ?
“Um agressor demonstra uma lacuna ética ao humilhar e bater em alguém. “Tendemos a ‘psicologizar’ a questão, tratando o agressor como alguém com problemas em casa. É o caso de alguns, mas no geral é uma questão ética, e a escola não deve ignorá-la.” Yves de la Taille, autor do livro Ética para meus pais (2011).
Juan Rof Carballo, autor do livro Violência e ternura (1987). “Toda decisão, para ser tomada, requer uma certa violência.”
SOLUÇÕES EM 3 DIMENSÕES
“O professor apaixonado por sua disciplina tem grandes chances de obter disciplina.” Philippe Meirieu, autor do livro Carta a um jovem professor (2006) DIMENSÃO DIDÁTICA
DIMENSÃO INSTITUCIONAL
DIMENSÃO AMBITAL “O clima organizacional da escola apoia-se nos valores compartilhados.” Heloísa Lück, autora do livro Planejamento em orientação educacional (2009)