CONFLITO, SIM, VIOLÊNCIA, NÃO! Gabriel Perissé www.perisse.com.br.

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Transcrição da apresentação:

CONFLITO, SIM, VIOLÊNCIA, NÃO! Gabriel Perissé

O QUE VOCÊ JÁ LEU SOBRE O BULLYING ?

Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz, de Cleo Fante. Campinas (SP): Verus, 2005.

Bullying e suas implicações no ambiente escolar, de Sônia M. Pereira. São Paulo: Paulus, 2009.

Bullying – o que você precisa saber, de Lélio Braga Calhau. Niterói (RJ): Impetus, 2009.

Mentes perigosas nas escolas: como identificar o preconceito, a violência e a covardia entre alunos, de Ana Beatriz B. Silva. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.

Proteja seu filho do bullying – impeça que ele maltrate os colegas ou seja maltratado por eles, de Allan L. Beane. Rio de Janeiro: Best Seller, 2010.

Manual Antibullying – para alunos, pais e professores, de Gustavo Teixeira. Rio de Janeiro: Best Seller, 2011.

O REAL

Fonte: BULLYING ESCOLAR NO BRASIL. São Paulo: CEATS/FIA, # A violência é um fenômeno relevante nas escolas brasileiras: cerca de 70% dos alunos pesquisados informam ter visto, pelo menos uma vez, um colega ser maltratado no ambiente escolar em # Quase 9% dos alunos afirmam ter visto colegas serem maltratados várias vezes por semana. Outros 10% afirmam ter visto esse tipo de cena todos os dias. Ou seja, cerca de 20% dos alunos presenciam atos de violência dentro da escola com uma frequência muito alta.

NA SUA OPINIÃO, A ESCOLA É CORRESPONSÁVEL NOS CASOS DE BULLYING ?

O POSSÍVEL

VAMOS FECHAR OS OLHOS ?

O JEITO É REZAR?

QUE TAL EXPULSAR O PROBLEMA ?

QUE SOLUÇÕES VOCÊ JÁ IMAGINOU PARA O PROBLEMA DO BULLYING ?

“Um agressor demonstra uma lacuna ética ao humilhar e bater em alguém. “Tendemos a ‘psicologizar’ a questão, tratando o agressor como alguém com problemas em casa. É o caso de alguns, mas no geral é uma questão ética, e a escola não deve ignorá-la.” Yves de la Taille, autor do livro Ética para meus pais (2011).

Juan Rof Carballo, autor do livro Violência e ternura (1987). “Toda decisão, para ser tomada, requer uma certa violência.”

SOLUÇÕES EM 3 DIMENSÕES

“O professor apaixonado por sua disciplina tem grandes chances de obter disciplina.” Philippe Meirieu, autor do livro Carta a um jovem professor (2006) DIMENSÃO DIDÁTICA

DIMENSÃO INSTITUCIONAL

DIMENSÃO AMBITAL “O clima organizacional da escola apoia-se nos valores compartilhados.” Heloísa Lück, autora do livro Planejamento em orientação educacional (2009)