BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de 2012. APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.

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Transcrição da apresentação:

BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de 2012

APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados III. Considerações finais

HISTÓRICO - O Programa de Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas -MAPP da Universidade Federal do Ceará- UFC foi criado em 11/09/2000; - Acordo firmado ente a assessoria da Presidência da República, a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o Governo do Estado do Ceará e a Presidência do Banco do Nordeste; - O MAPP, modalidade profissional, foi recomendado e aprovado pela CAPES em 21/12/2004; -Primeiro Programa de Mestrado com área de concentração específica em avaliação de políticas públicas no país.

OBJETIVO GERAL Formar profissionais, dotando-os de instrumental teórico- metodológico que capacite à avaliação de políticas públicas, como via de promoção do desenvolvimento econômico- social, sobretudo no Nordeste.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Propiciar e difundir conhecimentos teórico- metodológicos em políticas públicas, visando uma compreensão da realidade socioeconômica, política, ambiental e cultural do país, da região Nordeste e do estado do Ceará; - Circunscrever e intervir na dinâmica de avaliação de políticas públicas no âmbito do Estado em suas relações com a sociedade civil;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Priorizar a produção técnico-científica em avaliação de políticas públicas, desenvolvendo estudos articulados entre perspectivas metodológicas qualitativas e quantitativas; - Viabilizar a interdisciplinaridade na avaliação de políticas públicas, a partir de contribuições teórico-metodológicas das diferentes áreas do conhecimento;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Construir um centro de produção de pesquisa em avaliação de políticas públicas no âmbito do Núcleo Multidisciplinar de Políticas Públicas – NUMAPP; - Formar avaliadores de políticas públicas com um perfil técnico-analítico para a atuação qualificada e multidisciplinar em diferentes espaços profissionais: órgãos federais, estatais, municipais, fundações, empresas e em organizações não-governamentais.

LINHAS DE PESQUISA 1ª.) Desenho das Políticas Públicas de Caráter Social Estudos sobre o desenho das políticas públicas no âmbito nacional, regional e local, relativas à cidadania, equidade e inclusão social, visando reformular ou criar novas metodologias para avaliação de políticas públicas.

LINHAS DE PESQUISA 2ª.) Políticas Públicas e Mudanças Sociais Estudos sobre a efetividade e impactos das políticas públicas federais, estaduais e municipais, e conexões com as iniciativas de instituições não-governamentais, na área social: infra- estrutura; desenvolvimento local ou regional; geração de trabalho, emprego e renda; saúde; educação; seguridade social; ações afirmativas; segurança pública.

LINHAS DE PESQUISA 3ª.) Políticas Públicas, Território e Cultura Transformações espaciais e impactos sócio-culturais das políticas públicas sobre territórios, nos espaços rurais e urbanos: deslocamentos de populações, fragmentação e dispersão de grupos, perdas territoriais e reconfiguração de identidades sociais.

CORPO DOCENTE: FORMAÇÃO

CORPO DOCENTE: TITULAÇÃO

ESTRUTURA CURRICULAR NÚCLEOSDISCIPLINAS NÚCLEO BÁSICO Formação Social e Econômica do Brasil Fundamentos de Análise do Estado Brasileiro Contemporâneo Políticas Públicas no Brasil Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas Fundamentos do Trabalho Científico Métodos de Análise Quantitativa e Qualitativa I e II Seminário de Trabalho Discente Final NÚCLEO SETORIAL Políticas Setoriais e Regionais Tópicos Especiais em Políticas Públicas

Articulação: Ensino & Pesquisa - O Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas - NUMAPP, foi criado em 04 de Outubro de 2006; - Órgão interdisciplinar de pesquisa para o desenvolvimento de metodologias de avaliação de políticas públicas a serem adotadas por órgãos públicos, organizações não- governamentais e empresas; - O NUMAP estrutura-se em torno dos “Projetos Temáticos Integrados de Pesquisa – PTI´s” que contemplam projetos individuais e coletivos.

ALUNOS ( ): FORMAÇÃO INICIAL FORMAÇÃOQTD% Administração de Empresas 3 6,00 Agronomia 1 2,00 Biblioteconomia 1 2,00 Ciências Contábeis 1 2,00 Ciências Econômicas 1 2,00 Ciências Sociais 3 6,00 Economia Doméstica 2 4,00 Enfermagem 1 2,00 Filosofia 1 2,00 História 1 2,00 Letras 1 2,00 Medicina 1 2,00 Outros 12 24,00 Pedagogia 10 20,00 Psicologia 2 4,00 Serviço Social 9 18,00 TOTAL50100,00

ALUNOS( ): VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL

ALUNOS FORMADOS ( ) ANODISSERTAÇÕES DEFENDIDAS% , , , , , , ,43 TOTAL ,00

DISSERTAÇÕES POR LINHAS DE PESQUISA

DISSERTAÇÕES POR TEMÁTICAS

ALUNOS EGRESSOS (ÚLTIMOS 5 ANOS) Colocação profissionalEgressos (amostragem) Universidades públicas 04 Outras instituições de ensino superior 09 Setor governamental não acadêmico 60 Terceiro Setor 03 Setor privado 01 Doutorado e Pós-doutorado 07

A PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO A formação profissional do MAPP fundamenta-se na construção de uma perspectiva avaliativa que contempla três aspectos: 1º.) Multi e interdisciplinaridade, congregando distintas áreas do conhecimento; 2º.) A articulação entre abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas de avaliação;

A PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO 3º.) A construção de um campo epistemológico em avaliação de políticas públicas de caráter social: - A análise do conteúdo das políticas (formulação, bases conceituais, coerência interna); - O contexto de formulação e implementação (conjuntura política e sócio-econômica, articulação entre políticas, marcos legais); - A trajetória institucional dos programas; - O espectro temporal e territorial ( políticas públicas confrontadas com especificidades de contextos locais e distintas historicidades).

Acesso:

CONSIDERAÇÕES FINAIS - Construção própria de uma perspectiva analítica e metodológica do MAPP na avaliação de políticas públicas: “avaliação em profundidade” (Rodrigues, 2008); - Formação profissional na interface entre a produção acadêmica e a intervenção profissional, buscando inovações no campo da avaliação;

CONSIDERAÇÕES FINAIS - Construção de novas institucionalidades em avaliação de políticas públicas, entre a academia, e órgãos públicos, privados e entidades da sociedade civil.