Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
O Homem como agente de mudanças ambientais
Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Organização e Técnicas Comerciais
Evolução no uso das fontes de energia
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
Gestão Ambiental.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
USO INTERNO.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
LEONARDO GEMMA, LUCA DI PILLA,FELIPPE FRANCESCONI
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
Programa UFBA Ecológica
implementados e propostos no Brasil.
ENERGIA = capacidade de realizar trabalho
Sociedade de Consumo Por: Carolina.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
O planeta terra está esquentando
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Eco-92.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
DETERMINANTES DA PROCURA
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Sustentabilidade.
Energia Renovável Biomassa.
Desenvolvimento sustentavel
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
A Solução de Pigou P = CMg privado + CMg social Concorrência perfeita:
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Objetivos Conhecer as ações adotadas pelas grandes empresas sobre as mudanças climáticas.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Inversão Térmica VERÃO INVERNO (INVERSÃO TÉRMICA)
Desenvolvimento Sustentável
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Natureza e Tecnologia.
Ambiente Natural do Marketing
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 03/04/08. Sumário da Aula de Hoje Economia da Poluição  Externalidades: positivas e negativas  Ineficiência Econômica.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Cidades Modernas e Sustentáveis ALUNOS: ISABELLA, WESLEY, ESTEFANI ALMEIDA, KAROLAINE E RAFAELA FREITAS. 2º ANO “A”
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade

Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas, através da mudança no sistema de produção através da introdução de inovações tecnológicas. Sustentabilidade Ações e atividades que têm como princípio suprir a necessidades humanas, sem que o futuro das próximas gerações seja comprometido e sem que o meio ambiente seja agredido, utilizando-se de recursos naturais de maneira inteligente para que tenham longa duração.

Desenvolviment o Econômico Sustentabilidade Desenvolvimento Sustentável

Tendência a valorizar a reutilização e a reciclagem, transformando os setores da energia, transporte e agricultura para que estes também se agreguem a este novo processo. Plano de desenvolvimento econômico que tem como principio preservar o meio ambiente e dar fim à pobreza; suprir a necessidades das gerações atuais, sem que as gerações futuras venham a ser prejudicadas. Pretende equilibrar tecnologia e meio ambiente. Tem como principio a geração de riquezas que venham ser distribuídas em modo igualitário, melhorando a qualidade de vida da população.

Crédito de carbono Criado em 1997 com o intuito de reduzir a emissão de gases poluentes que aceleram o processo de aquecimento do planeta, ou seja, o efeito estufa. Foram criados certificados que autorizam todos os países a terem uma porcentagem de emissão de poluentes que não pode ser ultrapassada. Países têm o dever de criar projetos ambientais que reduzam a produção de gases de efeito estufa em 5,2%, com relação aos anos anteriores.

Países que não conseguem atingir suas metas podem ter a opção de comprar certificados de outros países, em negociações que tendem a ser mais lucrativas do que o pagamento das multas impostas. Países em desenvolvimento são favorecidos nessas negociações.

Brasil País em desenvolvimento e com forte setor florestal, com uma grande diversidade de fontes de energia favorecida pelo espaço físico–geográfico e pelo clima. Vantagens econômicas: produção de Biodiesel no Brasil favorece ainda mais seu papel em meio à venda de créditos de carbono, pois reduz a emissão de gases poluentes e aumenta os créditos para venda.

Risco Brasil Acontece também em países como a África. É o que mais tem feito com que o Brasil não seja alvo de compra de créditos de carbono é a credibilidade que foi perdida, por não ser considerado um bom pagador no mercado internacional.

Vantagens Diminuição geral da poluição e a adequação às leis ambientais, permitindo uma melhoria na condição de vida humana presente e, sobretudo, preservando o Planeta para que as condições futuras também possam ser boas. Economia de países em desenvolvimento como o Brasil consiga crescer. Desvantagens Créditos de carbono vêm sendo vendidos no mercado a preços cada vez mais baixos, devido ao excesso de ofertas. Se for mais barato poluir, os países não terão interesse em comprar créditos.