FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE Silvani Alves Pereira Secretário de Políticas Públicas de Emprego Ministério do Trabalho e Emprego
MERCADO DE TRABALHO PARA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Período considerado: jan/2009-dez/2012. Dados CAGED/ MTE. Fonte: IPEA, 2013: 23. Segundo o IPEA (2013), um em cada quatro novos postos de trabalho de nível técnico era da área da saúde. Segundo o IPEA (2013), um em cada quatro novos postos de trabalho de nível técnico era da área da saúde.
DISTRIBUIÇÃO DOS NOVOS POSTOS DE TRABALHO PARA TÉCNICOS DA ÁREA DA SAÚDE PELO BRASIL (UF) Período considerado: jan/2009-dez/2012 Dados CAGED/MTE Fonte: IPEA, 2013: 25
CARREIRAS DE NÍVEL SUPERIOR QUE MAIS GERARAM POSTOS DE TRABALHO (JAN/2009-DEZ/2012) Período considerado: jan/2009- dez/2012 Dados: CAGED/MTE Fonte: IPEA, 2013: 32
QUANTIDADE ABSOLUTA DOS NOVOS POSTOS DE TRABALHO POR UF: ENFERMEIROS E FARMACÊUTICOS Período considerado: jan/2009-dez/2012. Dados CAGED/MTE. Fonte: IPEA, 2013: 34-.
COMPARAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL E PAÍSES SELECIONADOS: CONCLUENTES DE CURSO SUPERIOR ÁREA DA SAÚDE Reproduzido de IPEA, 2011: 28
MERCADO FORMAL SAÚDE
Bônus Demográfico Até 2022 – PEA máxima Até 2022 – PEA máxima Razão de dependência Pessoas com idade abaixo de 15 e superior a 64 anos – 2013 maioria crianças, 2060 maioria idosos ,365,9
PRONATEC - Guia de Cursos FIC 644 cursos disponíveis 644 cursos disponíveis 41 – Ambiente e Saúde - 6,36% dos cursos 41 – Ambiente e Saúde - 6,36% dos cursos Positivo Positivo Curso de cuidadores de idosos Curso de cuidadores de idosos Necessidade Necessidade Oferta de cursos: Oferta de cursos: Técnico de enfermagem; Técnico de enfermagem; Técnico em saúde bucal; Técnico em saúde bucal; Técnico em farmácia; Técnico em farmácia; Técnico em gestão de serviços de saúde. Técnico em gestão de serviços de saúde. Fonte: Portal Pronatec
Desafios da educação profissional em saúde Cuidar da população idosa e pacientes crônicos; Cuidar da população idosa e pacientes crônicos; Formar profissionais para trabalhar em equipe multidisciplinar; Formar profissionais para trabalhar em equipe multidisciplinar; Trabalhar em rede; Trabalhar em rede; Olhar o cidadão de maneira integral e não do ponto de vista do seu estado clínico; Olhar o cidadão de maneira integral e não do ponto de vista do seu estado clínico; Formar no uso intensivo de novas tecnologias; Formar no uso intensivo de novas tecnologias;
Desafios da educação profissional em saúde Qualidade dos serviços x quantidade de serviços; Qualidade dos serviços x quantidade de serviços; Cuidado domiciliar – precariedade das moradias; Cuidado domiciliar – precariedade das moradias; Promover o envelhecimento saudável – adotar políticas ativas de envelhecimento, com modelo diferenciado de atenção à saúde; Promover o envelhecimento saudável – adotar políticas ativas de envelhecimento, com modelo diferenciado de atenção à saúde; Formar profissionais para cuidar do indivíduo saudável e não só do doente; Formar profissionais para cuidar do indivíduo saudável e não só do doente;
Desafios da educação profissional em saúde Disponibilizar cursos com base na prospecção de necessidades e com visão territorial; Disponibilizar cursos com base na prospecção de necessidades e com visão territorial; Formar profissionais com ênfase na humanização do cuidado; Formar profissionais com ênfase na humanização do cuidado; Romper, definitivamente, com visão hospitalocêntrica – da população e dos profissionais de saúde; Romper, definitivamente, com visão hospitalocêntrica – da população e dos profissionais de saúde; Saúde na escola – iniciando nas creches. Saúde na escola – iniciando nas creches.
Desafios da educação profissional em saúde Formar profissionais para atender necessidades humanas e não somente mercadológicas; Formar profissionais para atender necessidades humanas e não somente mercadológicas; Adequar competências dos ofertantes de vagas no Pronatec para formar profissionais na área de saúde – o sistema “S” tem em sua origem, a especialização na formação técnica para as áreas de indústria e comércio. Adequar competências dos ofertantes de vagas no Pronatec para formar profissionais na área de saúde – o sistema “S” tem em sua origem, a especialização na formação técnica para as áreas de indústria e comércio.
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