FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE Silvani Alves Pereira Secretário de Políticas Públicas de Emprego Ministério do Trabalho e Emprego.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
A Enfermagem na Organização do SUS
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
A formação profissional técnica de
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Política Nacional de Saúde do Idoso
Escola Municipal de Saúde: um dos pilares da consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Setembro / 2012.
Como funcionam as unidades de saúde da familia
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
BOA TARDE!.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À PRIMEIRA INFÂNCIA Conceito de atenção integral e de primeira infância O Plano Nacional pela Primeira.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
ESF Integralidade da assistência
Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina PauloAlcoitão, Junho 2012.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE III Silvia Helena da Silva
Currículo Quais são as finalidades do curso?
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
PRONATEC Oferta de Cursos Técnicos Subsequentes – Por Instituições Privadas de Ensino Superior e Escolas Técnicas de Nível Médio 18/06/2013.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
10ª Reunião Plenária da CNPD
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
Associação Brasileira
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Seminário Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde. Direito das Pessoas com Deficiência:
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
DIREX 04/040. DIREX 04/040 “1. Matérias para Deliberação 1. 1 “1. Matérias para Deliberação 1.1. DIREX 04/040 – Nova Estrutura das Clínicas Próprias.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROMEU CORREIA OFERTA FORMATIVA 2013/ /2014.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC -
A ASSISTENCIA FARMACÊUTICA NO MODELO DE ATENÇÃO DO SUS CARMEN LAVRAS Abril 2015 I Congresso Regional Sul/Sudeste/Centro Oeste XXXI Congresso Paranaense.
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE Silvani Alves Pereira Secretário de Políticas Públicas de Emprego Ministério do Trabalho e Emprego

MERCADO DE TRABALHO PARA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Período considerado: jan/2009-dez/2012. Dados CAGED/ MTE. Fonte: IPEA, 2013: 23. Segundo o IPEA (2013), um em cada quatro novos postos de trabalho de nível técnico era da área da saúde. Segundo o IPEA (2013), um em cada quatro novos postos de trabalho de nível técnico era da área da saúde.

DISTRIBUIÇÃO DOS NOVOS POSTOS DE TRABALHO PARA TÉCNICOS DA ÁREA DA SAÚDE PELO BRASIL (UF) Período considerado: jan/2009-dez/2012 Dados CAGED/MTE Fonte: IPEA, 2013: 25

CARREIRAS DE NÍVEL SUPERIOR QUE MAIS GERARAM POSTOS DE TRABALHO (JAN/2009-DEZ/2012) Período considerado: jan/2009- dez/2012 Dados: CAGED/MTE Fonte: IPEA, 2013: 32

QUANTIDADE ABSOLUTA DOS NOVOS POSTOS DE TRABALHO POR UF: ENFERMEIROS E FARMACÊUTICOS Período considerado: jan/2009-dez/2012. Dados CAGED/MTE. Fonte: IPEA, 2013: 34-.

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL E PAÍSES SELECIONADOS: CONCLUENTES DE CURSO SUPERIOR ÁREA DA SAÚDE Reproduzido de IPEA, 2011: 28

MERCADO FORMAL SAÚDE

Bônus Demográfico Até 2022 – PEA máxima Até 2022 – PEA máxima Razão de dependência Pessoas com idade abaixo de 15 e superior a 64 anos – 2013 maioria crianças, 2060 maioria idosos ,365,9

PRONATEC - Guia de Cursos FIC 644 cursos disponíveis 644 cursos disponíveis 41 – Ambiente e Saúde - 6,36% dos cursos 41 – Ambiente e Saúde - 6,36% dos cursos Positivo Positivo Curso de cuidadores de idosos Curso de cuidadores de idosos Necessidade Necessidade Oferta de cursos: Oferta de cursos: Técnico de enfermagem; Técnico de enfermagem; Técnico em saúde bucal; Técnico em saúde bucal; Técnico em farmácia; Técnico em farmácia; Técnico em gestão de serviços de saúde. Técnico em gestão de serviços de saúde. Fonte: Portal Pronatec

Desafios da educação profissional em saúde Cuidar da população idosa e pacientes crônicos; Cuidar da população idosa e pacientes crônicos; Formar profissionais para trabalhar em equipe multidisciplinar; Formar profissionais para trabalhar em equipe multidisciplinar; Trabalhar em rede; Trabalhar em rede; Olhar o cidadão de maneira integral e não do ponto de vista do seu estado clínico; Olhar o cidadão de maneira integral e não do ponto de vista do seu estado clínico; Formar no uso intensivo de novas tecnologias; Formar no uso intensivo de novas tecnologias;

Desafios da educação profissional em saúde Qualidade dos serviços x quantidade de serviços; Qualidade dos serviços x quantidade de serviços; Cuidado domiciliar – precariedade das moradias; Cuidado domiciliar – precariedade das moradias; Promover o envelhecimento saudável – adotar políticas ativas de envelhecimento, com modelo diferenciado de atenção à saúde; Promover o envelhecimento saudável – adotar políticas ativas de envelhecimento, com modelo diferenciado de atenção à saúde; Formar profissionais para cuidar do indivíduo saudável e não só do doente; Formar profissionais para cuidar do indivíduo saudável e não só do doente;

Desafios da educação profissional em saúde Disponibilizar cursos com base na prospecção de necessidades e com visão territorial; Disponibilizar cursos com base na prospecção de necessidades e com visão territorial; Formar profissionais com ênfase na humanização do cuidado; Formar profissionais com ênfase na humanização do cuidado; Romper, definitivamente, com visão hospitalocêntrica – da população e dos profissionais de saúde; Romper, definitivamente, com visão hospitalocêntrica – da população e dos profissionais de saúde; Saúde na escola – iniciando nas creches. Saúde na escola – iniciando nas creches.

Desafios da educação profissional em saúde Formar profissionais para atender necessidades humanas e não somente mercadológicas; Formar profissionais para atender necessidades humanas e não somente mercadológicas; Adequar competências dos ofertantes de vagas no Pronatec para formar profissionais na área de saúde – o sistema “S” tem em sua origem, a especialização na formação técnica para as áreas de indústria e comércio. Adequar competências dos ofertantes de vagas no Pronatec para formar profissionais na área de saúde – o sistema “S” tem em sua origem, a especialização na formação técnica para as áreas de indústria e comércio.

Obrigado!