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Amostra: 257 pais/ responsáveis AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE TRAUMATISMO DENTÁRIO POR CUIDADORES DE CRIANÇAS ATENDIDAS NA CLÍNICA DE ODONTOPEDIATRIA DA UFPR APÓS LEITURA DE FOLDER EDUCATIVO Márjori FRÍTOLA PIBIC/UFPR-TN Ana Carolina F. COUTO, Denise SPINARDI, Mônica C. JUNKES, Fabian C. FRAIZ, Fernanda de M. FERREIRA Introdução OTraumatismo alvéolo-dentário (TAD) – exige condutas rápidas e imediatas de prontoatendimento. As condutas determinam o prognóstico do elemento afetado. É de importante conhecimento para a população. Objetivos: Verificar A eficácia de um folheto educativo na melhora do nível de conhecimento da amostra A associação entre fatores socioeconômicos da amostra e seu conhecimento Resultados Não houve influência dos fatores socioeconômicos e demográficos no escore total dos participantes em QTAD1. Foi encontrada influência dos fatores socioeconômicos e demográficos no escore total do QTAD2 (Teste de Mann-Whitney e Correlação de Spearman, p<0,05). Houve aumento no escore total de QTAD e na frequência de acertos para a maioria das questões individuais (Teste de Wilcoxon, p<0,001). O aumento foi mais expressivo entre os respondentes mais jovens (rs=-0,127, p=0,042), com maior escolaridade (Teste de Mann-Whitney, p<0,001) e renda (rs=0,135, p=0,030) e menor escore em QTAD1 (rs=-0,524, p<0,001). Método Amostra: 257 pais/ responsáveis Questionário com dados socioeconô-micos e demográficos QTAD 1 QTAD 2 Questionário composto por 10 perguntas de múltipla escolha sobre o pronto-atendimento em casos de avulsão, intrusão, extrusão e fratura Folheto Educativo Folheto ilustrado de linguagem simples e direta, baseado nas orientações da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária Reaplicação do QTAD TABELA 2: Escores do questionário sobre o pronto-atendimento em caso de TDA, antes e após a exposição ao folheto educativo e a diferença entre estes resultados, Colombo – PR, 2012 (n = 257).   Média Mediana Mínimo Máximo Escore QTAD1 5,87 6,0* 1 10 Escore QTAD2 7,51 8,0* 2 (Escore QTAD2) – (Escore QTAD1) 1,64 1,0 -3 7 QTAD1 = 1ª aplicação do questionário sobre o pronto-atendimento em caso de TAD, antes da exposição ao folheto educativo. QTAD2 = 2ª aplicação do questionário sobre o pronto-atendimento em caso de TAD, após a exposição ao folheto educativo. *Diferença estatisticamente significante (p < 0,001, Teste de Wilcoxon) Referências Gassner R, Bösch R, Tuli T, Emshoff R. Prevalence of dental trauma in 6000 patients with facial injuries: Implications for prevention. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 1999; 87(1):27-33. Arikan V, Sönmez H. Knowledge level of primary school teachers regarding traumatic dental injuries and their emergency management before and after receiving an informative leaflet. Dent Traumatol. 2012; 28:101–7. DOI: 10.1111/j.1600-9657.2011.01042.x Conclusão O folheto educativo mostrou-se um instrumento válido para melhorar o nível de conhecimento da amostra sobre o prontoatendimento em casos de TAD em crianças, especialmente para os pais mais jovens, com maior escolaridade e renda e menor conhecimento inicial sobre o assunto.