Classe de condutividade hidráulica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Advertisements

Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Profa Rejane Freitas Benevides
Influência da espessura e da natureza de um filme de óxido na transferência de calor em uma microestrutura. IC: Alexandre Martins Orientador: Amilton Sinatora.
Validação do Algoritmo de Backprojection aplicado a Tomografia de Impedância Elétrica com o Uso de Problema Direto Fernando Silva de Moura Pai Chi Nan.
Prof. Dr. Amilton Sinatora
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Precipitação média anual (mm)
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
Efeito do Tratamento com Metilfenidato sobre a Ritmicidade Circadiana em Modelo Animal do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Laura Simões.
Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados João Paulo Cunha Bolsa Voluntária/PIBIC Prof. André Augusto Mariano, Ph.D. / Bernardo R. B. A. Leite, Ph.D.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS COMPOSTOS POLIFENÓLICOS FLAVONÓIDES E TANINOS DE FOLHAS DE Eucalyptus grandis, MYRTACEAE. Sabrina Freitas de OLIVEIRA. Iniciação.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
IDENTIFICAÇÃO DA INSERÇÃO ESPACIAL DOS MIGRANTES PROVINDOS DA AMÉRICA DO SUL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ( ) Caio da Silveira Fernandes.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
A Periculosidade Penal como Conceito Histórico e Ideológico Hermínia Geraldina Ferreira de Carvalho Iniciação Científica – Fundação Araucária – 2012/2013.
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Ciências de Materiais I
Sensor de Proximidade Capacitivo
Sensor Fotoelétrico por Sistema de Difusão
Sensor Magnético de Efeito HALL
Prof: Sensor de temperatura Prof:
Controle de nível de fluido (água)
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
TA 733 A – Operações Unitárias II
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Aula04 - Modelagem da Histerese Magnética Jean Vianei Leite Maio de 2010.
Centro Superior de Educação Tecnológica CESET UNICAMP Prof. Dr. Mário Garrido Altimetria.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Sistema de Planejamento da Produção
Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Análise do Desempenho dos Modelos
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
Introdução ao controle de robôs
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Transcrição da apresentação:

Classe de condutividade hidráulica Permeâmetro de carga constante para a determinação da condutividade hidráulica em solo saturado Bolsista PIBITI/CNPq : Daniel Ribeiro Lange Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores: Fernando H. S. Marangon – Gilson B. Schultz Setor de Ciências da Terra – Departamento de Geografia Introdução/Objetivos Resultados/Discussões O permeâmetro de carga constante é um equipamento usado em campo para a determinação da condutividade hidráulica do solo saturado Ks. A partir da quantificação da taxa de Ks pode se estabelecer uma relação com o abastecimento de água, as características do solo e a drenagem. O objetivo deste trabalho foi a construção de um Permeâmetro de Carga Constante Automático (PCCA – LHG). A pesquisa apresenta os fundamentos do método do PCCA-LHG, demonstra os métodos empíricos para a obtenção de Ks, os materiais utilizados para sua construção e verifica qualidade dos dados obtidos por comparação aos obtidos com equipamentos tradicionais. O valor de Ks obtido através do método do poço invertido realizado simultaneamente se aproxima dos encontrados com o método que utiliza o PCC-LHG, como demonstrado na tabela 1. Tabela 1. Comparação entre métodos para a determina ção da condutividade hidráulica saturada. Quando comparado o método de leituras visuais com o obtido pelo sensor automático foram obtidos resultados satisfatórios como mostram as figuras 2 e 3. Método Ks (cm/h) Classe de condutividade hidráulica Poço invertido 0,60 Moderadamente lenta PCCA - LHG 0,52 Materiais e Métodos O PCCA–LHG (Figura 1) é composto de um reservatório de água que garante uma carga praticamente constante ao ensaio, de um tripé ajustável para sustentação e nivelamento, e de uma ponteira para controle do nível de água. O equipamento foi construído com materiais não oxidantes, leves e resistentes para facilitar o transporte, o uso em terrenos acidentados e de baixo custo para facilitar a sua reprodução. Para as leituras automáticas foi utilizado o sensor do modelo MPXV7007DP, no interior do reservatório de água do PCCA- LHG, conectado ao coletor de dados datalogger modelo GL500-2-1 fabricado pela empresa GLOBAL WATER. Figura 2. Medições manuais e automáticas Figura 3. Relação entre leituras manuais e visuais. Como verificado o PCCA – LHG apresentou resultados coerentes e, relação ao método tradicional. Conclusões Figura 1. PCCA - LHG Referências Após testar o desempenho do equipamento em bancada e campo e verificar a qualidade dos dados obtidos, observar-se que o PCCA – LHG é uma alternativa aos equipamentos para a medição da condutividade hidráulica saturada, disponíveis no mercado. A escolha de seus materias garantem sua fácil reprodutibilidade, robustez e praticidade. A automação das medições reduz o esforço e o tempo de trabalho no campo, atribui maior confiabilidade aos registros e aperfeiçoa o tratamento de dados. CARDURO, F. A. e DORFMAN, R. Manual de ensaios de laboratório e de campo para irrigação e drenagem. PRONI: IPH- UFRGS Porto Alegre, 1996. FREESCALE SEMICONDUCTOR, INC. MPXV7007DP Series. Freescale Semicondoctor, inc, 2011.