ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
Potencial antimicrobiano in vitro das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarius de aves, frente a microrganismo indicadores.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
IDENTIFICAÇÃO DA INSERÇÃO ESPACIAL DOS MIGRANTES PROVINDOS DA AMÉRICA DO SUL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ( ) Caio da Silveira Fernandes.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
A Periculosidade Penal como Conceito Histórico e Ideológico Hermínia Geraldina Ferreira de Carvalho Iniciação Científica – Fundação Araucária – 2012/2013.
Inconsciente Símbolo - Imagem.
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Qual é a função de um texto literário?
ENEM REDAÇÃO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Introdução à Economia 2ª AULA.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
1.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Matemática e Educação Ambiental.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
RELAÇÕES HUMANAS Ética.
Marketing de Relacionamento
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
Legislativo, Democracia e Liberdade Seminário. Legislativo e Sociedade: uma perspectiva educacional Rildo Cosson.
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO: Este trabalho aborda processos de criação/ singularização/ formação do artista Fernando Rosenbaum e da reverberação de algumas proposições suas para a cidade de Curitiba, dentre elas a Bicicletaria Cultural. Pensamos tais ressonâncias – políticas, sociais, ecológicas, educativas, estéticas, éticas –, utilizando principalmente os conceitos de ecosofia e singularização de Félix Guattari. Refletimos sobre a educação/ criação/ invenção como uma afirmação de outros modos de viver, pensar, sentir, diferindo dos modelos padronizados do capitalismo globalizado. Refletindo sobre a relação entre educação, ecosofia e invenção. pensar e agir; produção da diferença, protesto inconsciente diante as imposições pela subjetividade dominante. Ecosofia, como articulação ético-política entre três registros ecológicos: o do meio ambiente, o das relações sociais e o da subjetividade humana. Pensando a invenção de modos de existência, de trabalhar, de se relacionar com as pessoas e com a cidade, nos processos singulares e singularizantes cartografados, bem como nas proposições. Através de experimentações, construção de novas solidariedades, criação e formação conjunta de modos de pensar, sentir e se guiar, envolvendo arte, mobilidade e ativismo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os momentos de processos de singularização que articulam esferas individuais, coletivas e ambientais, problematizam questões de mobilidade urbana, de acesso à arte e cultura com formas políticas, ativistas, de ação. Num momento político e METODOLOGIA: A cartografia foi o método escolhido. Formulada por Deleuze e Guattari, modo de pesquisar objetos processuais, como processos de formação e subjetivação. Através dela, pensar os processos de maneira rizomática, desenhando linhas que se interligam, e se relacionam. Como fonte, utilizamos o depoimento do artista, gravado em áudio e vídeo, transcrito e analisado, bem como um levantamento de materiais, registros de conversas, encontros e eventos que documentam a trajetória, produção e proposições. social em que as questões da mobilidade ganham nova urgência, a forma com que algumas dessas questões têm sido abordadas no universo dessa pesquisa ganham especial relevância. Dessa materialização de espaços, práticas e proposições, a instauração de novos mundos. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Investigando os processos de formação e criação de Fernando Rosenbaum, e algumas proposições suas para a cidade de Curitiba, como a Bicicletaria Cultural, utilizamos os conceitos de singularização e ecosofia de Félix Guattari, entre outros. Singularização como processo de rupturas no campo da produção do desejo, de afirmação de outras formas de ser, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed.34, 1992. GUATTARI, Félix. As três ecologias. 11 ed. Campinas: Papirus, 2001. GUATTARI, Félix; ROLNIK, Sueli. Micropolítica: cartografias do desejo. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.