Pró-Reitora de Pós-Graduação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQ SP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Administração de Marketing 1
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
Moderadora: Marilza Vieira Cunha Rudge Pró-Reitora de Pós-graduação - UNESP Estratégias para a obtenção da excelência na Pós-graduação MESA REDONDA.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
(Metodologia Científica)
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Bonito 16 de Abril de 2008.
Brasil Cooperação Educacional
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Brazil – U.S. : PARTNERSHIP FOR THE 21 st CENTURY Ciência sem Fronteiras João Luiz Martins (Reitor da UFOP e Presidente da ANDIFES)
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
1 Carlos Alexandre Netto, UFRGS Grupo Coimbra Brasil – GT Reconhecimento de Títulos 1º Encontro de Reitores Brasil - México Abril de 2010, Salvador, BA.
Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública. Características do ensino nas ENSP do Brasil e Portugal Ensino pós-graduado e de extensão universitária.
Transcrição da apresentação:

Pró-Reitora de Pós-Graduação PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO www.usp.br/prpg Profa. Dra. Suely Vilela Pró-Reitora de Pós-Graduação

SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA USP

PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA Criada 1965 (Parecer 977/65) USP – 1969 (Portaria GR 885)

OBJETIVOS DA PÓS-GRADUAÇÃO Formar recursos humanos altamente qualificados Gerar novos conhecimentos científicos

MESTRADO DOUTORADO BRASIL ACADÊMICO PROFISSIONAL MESTRADO PRÉVIO DIRETO

96 créditos em disciplinas PÓS-GRADUAÇÃO DA USP MESTRADO ACADÊMICO PROFISSIONAL Prazo máximo: 2 anos Caráter terminal 96 créditos em disciplinas e dissertação Prazo máximo: 4 anos Número de créditos: 96 1440 h créditos em disciplinas (1 crédito 15 h/aula) créditos especiais Dissertação

MESTRADO INTERINSTITUCIONAL MESTRADO INTERUNIDADES PÓS-GRADUAÇÃO DA USP ACADÊMICO MESTRADO MESTRADO INTERINSTITUCIONAL MESTRADO INTERUNIDADES Unidade Promotora USP receptora Prazo máximo: 2 anos e 6 meses Entre Unidades da USP

PÓS-GRADUAÇÃO DA USP DOUTORADO COM MESTRADO DIRETO Tese Prazo máximo: 5 anos Número de créditos: 96 1440 h Total: 2880 h créditos em disciplinas (1 crédito 15 h/aula) créditos especiais Tese Prazo máximo: 6 anos Número de créditos: 192 2880 h

PÓS-GRADUAÇÃO DA USP CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS Aulas teóricas Aulas práticas Horas de estudo – proporção entre aulas teóricas e horas de estudo 1:3

PÓS-GRADUAÇÃO DA USP CRÉDITOS ESPECIAIS ATIVIDADES PROGRAMADAS Participação em congressos Publicação Disciplinas cursadas em outras Universidades Outras atividades

AVALIAÇÃO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO 1976

AVALIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Realizada pelos pares acadêmicos Ocorre a cada triênio Participam 44 comissões de avaliação com mais de 600 avaliadores Avaliação de 1.819 programas de pós- graduação responsáveis por 2.861 Cursos (M, D, MP) Escala de 1 a 7

AVALIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO COMITÊS DAS ÁREAS Atribuição de conceitos 1 2 3 – Regular 4 – Bom 5 6 7 Excelência Reprovados Internacionalização

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA USP SEGUNDO O CONCEITO CAPES (2001-2003) Nº de Programas CONCEITOS Programas BRASIL 6 49 558 583 426 136 61 1819 USP 3 26 58 81 31 20 219 USP(%) 0% 6,13% 4,66% 9,95% 19,02% 22,80% 32,79% 12,04%

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1987 –2003) USP 12,04%

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS TITULADOS NO BRASIL 1987 -2003 USP 18,44% USP 12,22%

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS TITULADOS NO BRASIL 1987 -2003 USP 44,33% USP 26,83%

REDE IBERO-AMERICANA DE PÓS-GRADUAÇÃO REDIBEP - CRIADA EM 21/10/03 COMITÊ TÉCNICO - USP E UNIVERSIDADES DO MÉXICO, ESPANHA, CHILE, ARGENTINA, CUBA, COSTA RICA E GUATEMALA OBJETIVOS Fortalecer a cooperação para a implementação de programas conjuntos Definir estratégias visando maior similaridade entre os programas de pós-graduação dos vários países, respeitando as tradições acadêmicas Estabelecer mecanismos de reciprocidade e equivalências entre instituições, títulos e programas Incentivar a mobilidade de estudantes e professores

REDE IBERO-AMERICANA DE PÓS-GRADUAÇÃO REDIBEP - CRIADA EM 21/10/03 COMITÊ TÉCNICO - USP E UNIVERSIDADES DO MÉXICO, ESPANHA, CHILE, ARGENTINA, CUBA, COSTA RICA E GUATEMALA OBJETIVOS Promover processos de formação complementar através de meios eletrônicos e a distância Estabelecer um Fundo Ibero-americano de bolsas e recursos econômicos Impulsionar o reconhecimento dos governos dos países membros sobre a importância da pós-graduação como caminho dos mais eficazes para o desenvolvimento eqüitativo, sustentável e democrático das nossas regiões

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO ...