Gustavo Vieira Pereira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circuitos Lógicos e Organização de Computadores Capítulo 6 – Blocos com Circuitos Combinacionais Ricardo Pannain
Advertisements

VHDL VHSIC Hardware Description Language Very High Speed Integrated Circuits VHDL-87 VHDL-93.
VHDL VHSIC Hardware Description Language Very High Speed Integrated Circuits VHDL-87 VHDL-93.
VHDL Very High Speed Integrated Circuit Hardware Description Language Prof. Eduardo Todt 2008.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
CCS – Centro de Componentes Semicondutores Luiz Carlos Moreira/Jacobus W. Swart ASIC´s – Application Specific Integrated Circuits.
Estruturas de Dados para projeto de SGBD. Estruturas de dados analisadas Estruturas de nível Esparso Denso Combinadas Arvore B+ Tabela de hash.
Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados João Paulo Cunha Bolsa Voluntária/PIBIC Prof. André Augusto Mariano, Ph.D. / Bernardo R. B. A. Leite, Ph.D.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Arquiteturas de 4, 3, 2, 1 e 0 endereços.
1. Conceitos de Álgebra Booleana 2. Portas Lógicas e Inversores
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
Algoritmos com laços (ou seja, com conjuntos de instruções que devem ser executados repetidas vezes)
Criptografia de chave única
Criptografia Quântica : Um Estudo
Tolerância a Falhas em Sistemas Prototipados em FPGAs Tiago Balen CMP251 – Sistemas Confiáveis Maio de 2006.
Análise e Solução de Problemas
Multiplicador Booth para o FemtoJava
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
(Como implementar multiplicação e divisão uma vez só :-)
Gustavo Vieira Pereira
Criptoanálise Integral Criptoanálise diferencial: diferença (subtração) entre duas cifragens Criptoanálise integral: efeito cumulativo (soma) entre várias.
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Técnicas de Processamento Imagens
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Arquitetura de Computadores I
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Serviços Integrados na Arquitetura da Internet Apresentação: Fernando Nadal.
Aplicação de Técnica Fuzzy em SIG como alternativa para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) Maria Isabel Sobral Escada.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Prof: Encoder Angular Prof:
2ª Aula Teórica Prof. Cesar Costa
1.a Aula: Laboratório Integrado 10. Prof. Cesar da Costa.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
OTIMIZAÇÃO DE DESEMPENHO
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
Introdução à Codificação de Canal Evelio M. G. Fernández
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
Sistemas Lineares Parte 2
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
The Data Warehouse Toolkit
PRODUTOS E FATORES: UMA QUESTÃO NOTÁVEL Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Análise do Desempenho dos Modelos
Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor:
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I prof. Dr. César Augusto M. Marcon prof. Dr. Edson Ifarraguirre Moreno Verificação por Simulação Circuitos Descritos.
Introdução à Linguagem VHDL
Transcrição da apresentação:

Gustavo Vieira Pereira A New FPGA for DSP Applications Integrating BIST Capabilities Gustavo Vieira Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática - Porto Alegre - RS - Brasil e-mail: gvpereira@inf.ufrgs.br

BiFi-FPGA Continuando...

BiFi-FPGA Outline Descrição VHDL Validação da Arquitetura Implementação de um bloco básico Descrição do bloco básico implementado Implementação de um circuito de aplicação alvo Descrição do circuito de aplicação alvo implementado Simulações funcionais Conclusões

BiFi-FPGA Descrição VHDL Para modelagem da arquitetura utilizou-se a linguagem VHDL(Very-High Speed Integrated Circuit Hardware Description Language); O projeto foi ordenado de forma estrutural, com módulos parametrizáveis.

BiFi-FPGA Validação da Arquitetura Como primeira etapa de validação, foi implementado e simulado um bloco básico (comparador) necessário nas aplicações DSP e BIST; Após o mapeamento e simulação funcional desse bloco, iniciou-se a implementação de um circuito de aplicação alvo (multiplicador) utilizando as células do BiFi-FPGA.

BiFi-FPGA Validação da Arquitetura Visto que a célula manipula um conjunto de 4 bits, quando se deseja implementar uma parte operativa maior, será necessário fazer o cascateamento destas células.

BiFi-FPGA Implementação do Bloco Básico Comparador 8 bits

BiFi-FPGA Descrição do Bloco Básico Comparador 8 bits Um comparador de 8 bits é implementado utilizando-se a função XOR bit a bit da ULA; Os operando a serem comparados devem ser fornecidos pelas entrada inA e inB; A saída Zout fornecerá 1(um lógico) quando os operadores forem iguais ou 0(zero lógico) se eles forem diferentes.

BiFi-FPGA Simulações Funcionais

BiFi-FPGA Implementação do Circuito Alvo Multiplicador Embora seja necessário um operador de multiplicação, decidiu-se não implementar esse operador diretamente na célula, visto que este tipo de estrutura consome muita área. Outra decisão tomada foi quanto ao formato dos operandos, decidindo-se que o multiplicador deveria ser capaz de trabalhar com números com sinal (complemento de dois).

BiFi-FPGA Implementação do Circuito Alvo Multiplicador Com o objetivo de não se fazer modificações na arquitetura do BiFi-FPGA, decidiu-se que as multiplicações seriam feitas através de soma de produtos parciais de um dos operandos; Além disto, decidiu-se que seria utilizada uma lógica adicional para se fazer o devido ajuste de sinal quando necessário.

BiFi-FPGA Implementação do Circuito Alvo Multiplicador Serial 8x8

BiFi-FPGA Descrição do Circuito Alvo Multiplicador Serial 8x8 Para sua implementação, utiliza-se duas células mais uma máquina de estados para gerar os sinais de controle apropriados; O resultado da multiplicação é obtido após n+1 pulsos de relógio, onde n é o número de bits do operando multiplicador; No primeiro pulso, o operando multiplicador é colocado na entrada inB e o ShifterRegLFSR é carregado com esse operando.

BiFi-FPGA Descrição do Circuito Alvo Multiplicador Serial 8x8 Nos seguintes pulsos, o multiplicando é colocado na entrada inB e após n pulsos de relógio, obtém-se o resultado; A parte alta do resultado é armazenada no RegOut e a parte baixa no ShifterRegLFSR.

BiFi-FPGA Simulações Funcionais

BiFi-FPGA Conclusões Os resultados obtidos através da simulação do bloco básico e do circuito alvo destinados à aplicações em DSP e BIST foram bastante satisfatórios; Nenhum estudo referente à estimativa de redução de área utilizando-se o BiFi-FPGA foi desenvolvido até o presente momento;

BiFi-FPGA Conclusões É importante salientar que para este trabalho foi feito um estudo superficial de várias áreas: processamento digital de sinais, teste de hardware e projeto de arquiteturas reconfiguráveis. Portanto, para implementação de circuitos tais como: LFSRs, BIST em memória RAM e ROM, é necessário um estudo detalhado sobre cada uma das áreas citadas acima.