Os dez mandamentos para o bem planejar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Dicas práticas para o uso do FEMM
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Momento de estudo “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Provérbios 9:9.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ! CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ!
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controle de Gastos Públicos
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
ENSINA-ME A FAZER A SUA VONTADE Como é que eu posso saber a vontade de Deus, sobre? - Relacionamento sentimental. - Relacionamento familiar.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
5W1H.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Projeto Fotografia. Projeto de Fotografia Nosso projeto de fotografia consistiu em, basicamente, compreender os comportamentos e propriedades da luz e.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Como as Pessoas Aprendem?
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Os dez mandamentos para o bem planejar

Os dez mandamentos para o bem planejar 1 - ESQUEÇA A BUROCRACIA Acabou a idéia de que planejar é ir a reuniões chatas em que o professor se sente como um carimbador de papéis. "Antes o plano vinha pronto, em pacotes"."Hoje quem leciona tem espaço para criar." 2 - CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos estudantes. "Pergunte-se sempre: 'O que meu aluno deve e pode aprender? 3 - FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA) O planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Os dez mandamentos para o bem planejar 4 ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM "Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe“. Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar. Claro que também é preciso saber como ensinar. 5 COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno. 6 DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos alunos. 7 PESQUISE EM VÁRIAS FONTES Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, no Referencial Curricular, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Os dez mandamentos para o bem planejar 8 USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo, pesquisas de campo, etc... "Combinar várias formas de trabalho é a essência da arte de ensinar“. 9 CONVERSE E PEÇA AJUDA Seu coordenador precisa ajudar você a planejar contribuindo para que seu trabalho seja coerente com o P.P.P. , P.A. e Referencial Curricular. Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões. 10 ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Vamos a prática Primeiro: TEMA GERADOR – Sua aula será sobre o quê? Segundo: OBJETIVO – O que seu aluno deve fazer, saber, e ser? Fazer: o que o aluno vai fazer durante a aula? Dançar? Pintar? Escrever? Recortar? Colar? Saber: a atividade que seu aluno desenvolveu o levou a saber o que? O que ele “aprendeu”? Ser: a atividade que seu aluno fez o levou a se apropriar de um conhecimento, certo? Como este conhecimento acrescentará nele ( o aluno) como pessoa, cidadão? Terceiro: PROCEDIMENTOS: como será desenvolvida a sua aula? Como proceder para que o aluno FAÇA, SAIBA e SEJA? Quarto: AVALIAÇÃO: como você avaliará seu aluno? ( não fique sentado durante o desenvolvimento das atividades, circule pela sala de aula observando-os e tirando, dúvidas. Elogie, estimule, avalie!) Profª. Vanuzia Machado Pereira

Referências Bibliográficas www.escolaecia.hpg.ig.com.br Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Técnicos de Acompanhamento. Dre-Araguaína Ótimas Aulas !!! Técnicos de Acompanhamento. Coordenação de Ensino Fundamental e Médio.