4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
do Latim catholicu < Grego katholikós, universal
Advertisements

Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NA DIDÁTICA CRÍSTICA
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
“MOSTRA-ME A TUA GLÓRIA”
A IGREJA QUE AMA MISSÕES
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
VERBUM DOMINI A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Luiz Carlos Lisboa Gondim
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Os estágios da Célula.
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
O caminhar com Cristo “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” PV 4:18.
Fazendo Slides no Power Point
Metodologia da Infância Missionária
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Conectando pessoas, tecendo redes:
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Técnicas de Amostragem
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
COMPREENDENDO E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS AT 1, Parte 3.
ESTILOS DE PESCADORES.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
SANTAS MISSÕES POPULARE S. O QUE SÃO SMP? Uma sacudida Sacudir é acordar É tomar consciência do mundo que nos rodeia, daquilo que somos e queremos ser.
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015 Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida ( Jo 14, 6)
GUARAPUAVA, 23 de outubro de Pe. Claudemir da Silveira Didek
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. Que poderei temer
A AMPLA ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 1 Cr.12:7.
Caríssimos, São Lucas narra-nos que Jesus ia a caminho de Jerusalém (Lc 10, 38-42) e entrou numa aldeia antes de chegar à cidade. Parou para descansar.
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
Comunidade Saudável Atos 2:38-47.
NOVA SÉRIE (Maio) Família: Ideia de Deus.
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
O que são os Dons Espirituais
Igreja, Comunidade da Palavra
TRANSFORMADOS NA SUA IMAGEM
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Toda manhã, na África, uma gazela acorda
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Missão Visão Valores.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUNDIAÍ AGOSTO DE O ministério do ensino é apresentado na Bíblia como uma função essencial ao crescimento da igreja. Jesus.
Vamos focalizar alguns aspectos práticos da vida do cristão que precisam condizer com a sua confissão de fé Vamos focalizar alguns aspectos práticos.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Quem é o meu próximo?" Na época, "próximo" era o membro do Povo de Deus; excluíam os inimigos, os pecadores e os não praticantes... Jesus responde com.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
Redação jornalística na RCC Elaborado pelo Ministério de Comunicação Social da RCC de Santa Catarina.
PROJETO DE VIDA?. A mudança pessoal e social tem um preço: organizar a esperança e projetar os sonhos!
Transcrição da apresentação:

4.4 Igreja: Comunidade de comunidades

Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência e o aprofundamento da comunhão. (DGAE 98)

A variedade de vocações, carismas, espiritualidades e movimentos é uma riqueza e não motivo de competição, rejeição ou discriminação. (DGAE 98) A variedade de vocações, carismas, espiritualidades e movimentos é uma riqueza e não motivo de competição, rejeição ou discriminação. (DGAE 98) Grande é o desafio da educação para a vivência da unidade na diversidade. (...) Quanto maior for a comunhão, tanto mais eficaz será o testemunho de fé da comunidade. (DGAE 98) Grande é o desafio da educação para a vivência da unidade na diversidade. (...) Quanto maior for a comunhão, tanto mais eficaz será o testemunho de fé da comunidade. (DGAE 98)

Paróquias têm importante papel na vivência da fé. Para a maioria de nossos fiéis, elas são o único espaço de inserção na Igreja. Relação que se restringe aos chamados serviços paroquiais (DGAE 99) Paróquias têm importante papel na vivência da fé. Para a maioria de nossos fiéis, elas são o único espaço de inserção na Igreja. Relação que se restringe aos chamados serviços paroquiais (DGAE 99) É urgente que a paróquia se torne cada vez mais, comunidade de comunidades vivas e dinâmicas de discípulos e missionários de Jesus Cristo. (DGAE 99) É urgente que a paróquia se torne cada vez mais, comunidade de comunidades vivas e dinâmicas de discípulos e missionários de Jesus Cristo. (DGAE 99)

As Paróquias são células vivas da Igreja e lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial (DAp 170), mas precisam de renovação e reformulação de suas estruturas para que sejam rede de comunidades e grupos (DAp ). (DGAE 100)

Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão: eis o grande desafio que nos espera no milênio que começa, se quisermos ser fiéis ao desígnio de Deus e corresponder às expectativas mais profundas do mundo. (NMI 43)

Entre as formas de renovação da paróquia está a urgência de sua setorização em unidades territoriais menores, com equipes próprias de animação e de coordenação que permitam maior proximidade com as pessoas e grupos que vivem na região. (DGAE 101) DAp 372; SD 58 a 60 (setorização)

Nem sempre é fácil passar de uma paróquia centralizada num único prédio, (...) a uma paróquia comunidade de comunidades espalhadas por todo o seu território. (...) Investir na descentralização. (DGAE 101; DAp 365)

Nas pequenas comunidades eclesiais temos um meio privilegiado para a Nova Evangelização e para chegar a que os batizados vivam como autênticos discípulos e missionários de Cristo. (DAp 307) São elas um ambiente propício para escutar a Palavra de Deus, para viver a fraternidade, para animar na oração, para aprofundar processos de formação na fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje. (DAp 308)

DGAE 102; Puebla 629; 632 Investir em líderes e em sua capacitação. (cf. Puebla 630) Formas válidas de pequena comunidades e redes de comunidades, de movimentos, de grupos de vida, de oração e de reflexão da Palavra de Deus. (DAp 180 e 312)