Formação de agentes da Pastoral da Comunicação JORNAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dicas práticas para o uso do FEMM
Advertisements

DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Arquivo de Imagens Base de dados: ARQFOTO Objetivos: Tratamento de documentos fotográficos (fotografias, diapositivos); documentos imagéticos; iconografias,
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
CONCEITOS BÁSICOS HTML - HiperText Markup Language Principais TAGS:
Prof.: Marcos Venicio Cadorin
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Aplicações da informática na administração e assistência
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
SCARTA - Geração de Cartas e Impressão
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Fazendo Slides no Power Point
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa.
Ontologia da Linguagem e Gestão da Informação Margarita Morales
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Planejamento Estratégico Situacional – PES
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Kelvin TamashiroRA = Cristiano SukRA = Maurílio CampanoRA =
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Clique.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
1 CASES ANUNCIANTES EM JORNAL 26 de Abril de 2006.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo III Comandos de Controle.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
7 ANOS ATRÁS. Foi Dito… Ao longo do tempo, mesmo face ao surgimento de meios mais tecnológicos, o jornal sempre manteve sua condição de meio informativo.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Diretoria Operacional Diretoria Administrativa
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.
COMUNICAÇÃO DIGITAL TRANSMISSÃO DIGITAL EM BANDA BASE Evelio M. G. Fernández
Um portal na Internet com informações sobre seguros, previdência complementar aberta e capitalização
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (de baixa tensão ≤ V)
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Sistema de Planejamento da Produção
AES - Academia de Ensino Superior HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web Prof.º Enrique Pimentel Leite de Oliveira
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

Formação de agentes da Pastoral da Comunicação JORNAL

Jornal : Jornal : Para a criação de um jornal, pode-se distinguir quatro etapas: - Análise - Planejamento - Implementação - Avaliação Veículo impresso, noticioso e periódico, de tiragem regular.

Jornal: Jornal: Análise: - O jornal é o melhor veículo de comunicação para a comunidade neste momento? - Quem é o público-alvo e sobre o que ele deseja ser informado? - É viável fazer o jornal? - Quais recursos precisa e quais já possui?

Jornal: Jornal: Planejamento (projeto editorial) : - Objetivo / estilo: informar? formar? - Público-alvo: quem é? o que informar? qual linguagem usar? - Periodicidade: quinzenal, mensal, bimestral... - Equipe: divisão das funções - Metodologia de trabalho: produção, edição, impressão, distribuição - Prazos: datas de reunião de pauta, entrega dos materiais para publicação, fechamento da edição - Recursos / Anúncios: equipe comercial

Jornal: Jornal: Planejamento: - Projeto gráfico: a cara do jornal Formato: Standart, Tablóide Páginas / Editorias Cor ou preto e branco Cabeçalho: nome (marca), data, ano, número, paróquia Padronização: identidade do jornal Colunagem Espaçamento: entrelineamento, entre colunas Diagramação: capa, página 2, páginas centrais, páginas pares e ímpares, disposição dos elementos, ilustração

Jornal: Jornal: - Páginas: horizontal; vertical; modular Diagramação : - Matérias: em L; em 7; em U; em O - Alinhamento: texto justificado, título centralizado ou à esquerda - Hierarquia: na página, entre as matérias; na matéria, entre os elementos que a formam

Jornal: Jornal: - Foto: reforça a informação do texto - Charge: informativa e opinativa; crítica e com humor - Infográfico: mapas, estatísticas, esquemas visuais - Arte: imagens produzidas para ilustrar, complementar ou substituir a informação do texto - Vinheta: minitítulos que marcam temas recorrentes ou de destaque - Box: espaço graficamente delimitado, geralmente com um texto explicativo - Fios: separa elementos que podem ser confundidos - Cores Ilustração :

Jornal: Jornal: Implementação: - Hora de pôr em prática, com a divisão da equipe: fazer a pauta apurar redigir editar diagramar revisar imprimir distribuir

Jornal: Jornal: Avaliação: - Avaliação entre a equipe - Avaliação com o público leitor - Os objetivos estão sendo atingidos? - Está no caminho certo? - Quais erros devem ser corrigidos? - O que pode ser aperfeiçoado? - Novos conteúdos podem ser acrescentados?