Curso: Turma Recursal - Módulo de Atualização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Biblioteca Senac Minas Novembro MUDANÇA DO SOFTWARE Decisão estratégica do Senac Minas/ Superintendência Educacional. Proposta: centralização, organização.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Aplicações da informática na administração e assistência
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SRP - Sistema de Registro de Preços
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Tendências e Perspectivas para a Justiça Federal Eduardo Tonetto Picarelli.
Seminário sobre Execução Fiscal
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
Marco Aurélio Barbosa Schaan José Fernando de Abreu Pinto Ribeiro
PODER JUDICIÁRIO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS PRESIDENTE DA TURMA Ministro.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE USO DO ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Metodologias de Construção de Sites
Informática Instrumental
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Tratamento da indexação de documentos no LexML: como compatibilizar os múltiplos vocabulários? João Lima Senado Federal / Prodasen
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Amazonas Uadson Ulisses Marques.
Temas sobre Licitações e Contratos
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo em Sergipe Jackson Luiz Araujo Souza.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
eleitorais e partidárias
CAE.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Segurança de Dados no MAER.
7 ANOS ATRÁS. Foi Dito… Ao longo do tempo, mesmo face ao surgimento de meios mais tecnológicos, o jornal sempre manteve sua condição de meio informativo.
Organização e Redução de Custos
Novos Procedimentos de Concessão de Acesso ao Sistema AFI
Roberto Alves Monteiro
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Relatório de Gestão do Governo do Estado de Mato Grosso 2003 – 2009
PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015 Glória Maria da Silva Melo Gestora Governamental - SEPLAN Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN-MT.
Transcrição da apresentação:

Curso: Turma Recursal - Módulo de Atualização Tribunal Regional Federal da 4ª Região Coordenadoria de Documentação Divisão de Jurisprudência Curso: Turma Recursal - Módulo de Atualização Palestra: A indexação da jurisprudência das Turmas Recursais, pesquisa e bases de dados jurisprudenciais Edição RS

Divisão de Jurisprudência APRESENTAÇÃO Divisão de Jurisprudência Perspectiva de aumento do número de ações nos JEF’s Aprimoramento na prestação jurisdicional União de esforços: participação dos setores envolvidos Turma Recursal – Módulo de Atualização

BASES DE DADOS DE JURISPRUDÊNCIA Importância da manutenção das bases de dados de jurisprudência das Turmas Recursais na forma unificada Turma Recursal – Módulo de Atualização

UNIFICAÇÃO DAS BASES DE DADOS 1. Previsão na Resolução nº 580/2007 do Conselho da Justiça Federal de centralização do sistema de jurisprudência nos TRF’s; CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 580, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre a padronização e unificação da base de dados de jurisprudência dos Juizados Especiais Federais. Art. 3º Os Tribunais Regionais Federais exercerão a coordenação e o gerenciamento da base de jurisprudência dos JEFs nas respectivas Regiões, competindo-lhes: I - regulamentar as atribuições das áreas que desempenharão atividades de alimentação e armazenamento das decisões; II - sugerir ações com vistas a subsidiar os planos e projetos relativos à base de jurisprudência. Turma Recursal – Módulo de Atualização

4. Facilidade na manutenção da base de dados em termos de sistema; 2. Acesso único às bases de dados de jurisprudência para os usuários interno e externo; 3. Facilidade de atualização da base de dados em termos de conteúdo, sendo o próprio banco ferramenta para a seleção de acórdãos; 4. Facilidade na manutenção da base de dados em termos de sistema; 5. Facilidade em acompanhar a evolução das decisões existentes, permitindo fazer análise de entendimento sobre determinada matéria ou assunto; Turma Recursal – Módulo de Atualização

6. Facilidade no envio de dados ao sistema de pesquisa de jurisprudência do Portal da Justiça Federal (CJF); CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 580, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre a padronização e unificação da base de dados de jurisprudência dos Juizados Especiais Federais. Art. 1º Instituir a base de dados de jurisprudência dos Juizados Especiais Federais, padronizada e centralizada no Portal da Justiça Federal. Turma Recursal – Módulo de Atualização

7. Tendência de unificação das bases de dados de jurisprudência; 8. Aprimoramento e agilização da prestação jurisdicional gerados pela unificação das bases, bem como pela padronização dos procedimentos. Turma Recursal – Módulo de Atualização

UNIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE REGISTRO 1. Seleção de decisões a serem incluídas no banco, considerando-se os precedentes relevantes; SUGESTÃO DA SECRETARIA DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO EM MINUTA DE RESOLUÇÃO Art. 4º As Turmas Recursais deverão encaminhar as decisões ao órgão competente do seu respectivo Tribunal Regional Federal, por meio de correio eletrônico próprio do Juizado, obedecendo aos seguintes critérios de seleção: I – decisão de cada tese inédita enfrentada pelo órgão julgador de autoria de cada um de seus membros; II – nova decisão da mesma tese de cada relator, a fim de mostrar a continuidade no entendimento (em média de 6 em 6 meses). III – decisão de cada relator, quando houver mudança na composição da Turma, para possibilitar o conhecimento do entendimento (novo ou continuado) do órgão julgador; Turma Recursal – Módulo de Atualização

4. Facilidade no acompanhamento e verificação do banco. 2. Importância da elaboração de ementa para fins de viabilizar o registro da decisão; 3. Mesmo tratamento da informação, sendo irrelevante sua origem (unidade federativa ou órgão julgador); 4. Facilidade no acompanhamento e verificação do banco. Turma Recursal – Módulo de Atualização

UNIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE PESQUISA 1. Metodologia de pesquisa uniforme para toda 4ª Região, nos moldes da pesquisa do TRF4, facilitando o acesso aos documentos; 2. Rápida recuperação da informação pelos usuários; 3. Possibilidade de obtenção imediata do inteiro teor do acórdão, acesso rápido à consulta processual, bem como ao texto para citação; Turma Recursal – Módulo de Atualização

5. Importância da ementa para a recuperação da informação. 4. Além da pesquisa aos acórdãos das Turmas Recursais, acórdãos e súmulas da Turma Regional de Uniformização, acesso instantâneo aos demais produtos de Jurisprudência, (Informativo da COJEF, base de dados de acórdãos, súmulas e decisões monocráticas do TRF4, argüições de inconstitucionalidade do TRF4, Informativo Semanal do TRF4, etc), disponíveis no Portal da 4ª Região; 5. Importância da ementa para a recuperação da informação. Turma Recursal – Módulo de Atualização

INDEXAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA Indexação: conceito, objetivo, tesauro, principais etapas Turma Recursal – Módulo de Atualização

CONCEITO 1. É um processo que envolve a compreensão do texto e a sua descrição por uma linguagem padronizada e controlada; 2. Resumo Estruturado (STJ). Turma Recursal – Módulo de Atualização

OBJETIVO 1. O objetivo principal é possibilitar a recuperação da informação, isto é, havendo indexação do documento, o processo de recuperação se torna mais fácil; 2. Os termos constantes da ementa muitas vezes não correspondem aos utilizados por quem realiza a pesquisa. Turma Recursal – Módulo de Atualização

TESAURO 1. O Tesauro Jurídico é um vocabulário controlado (padronizado) composto de termos que uniformizam a linguagem utilizada. Turma Recursal – Módulo de Atualização

1. Compreensão do conteúdo do documento; PRINCIPAIS ETAPAS 1. Compreensão do conteúdo do documento; 2. Destaque dos assuntos relevantes tratados no documento. É a análise dos conceitos identificados no relatório e no voto que integrarão a indexação; 3. Tradução dos conceitos destacados, ou seja, os assuntos serão expressos por meio da linguagem do Tesauro Jurídico. Busca-se no tesauro os termos que expressarão os conceitos. Turma Recursal – Módulo de Atualização

PESQUISA DE JURISPRUDÊNCIA Páginas de pesquisa de jurisprudência relativas à área de interesse Turma Recursal – Módulo de Atualização

JURISPRUDÊNCIA DA TRU4 E DAS TURMAS RECURSAIS JURISPRUDÊNCIA DO TRF4 JURISPRUDÊNCIA UNIFICADA DO PORTAL DA JUSTIÇA FEDERAL LINKS ÚTEIS Turma Recursal – Módulo de Atualização