PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PROPOSTA O que é Planejamento Estratégico; Visão Geral da metodologia; Importância.

MUDANÇAS NO AMBIENTE Exigências da sociedade; Recursos escassos; Globalização; Novas tecnologias; Mudanças,mudanças... Cada vez mais rápidas.

O que fazer para enfrentar estes desafios e às constantes mudanças em nosso ambiente ?

DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES / GESTORES Instituir métodos de trabalho que cada vez mais conduzam à melhoria no desempenho.

DESAFIOS ORGANIZAÇÕES / GESTORES Aperfeiçoar cada vez mais o seu gerenciamento. Empírico X Científico Improvisado x Planejado

GERENCIAMENTO O gerenciamento é um trabalho que consiste em conduzir, a partir de um contexto dado, um grupo pessoas que busquem atingir em comum, um ou mais objetivos, de acordo com as finalidades da organização.

GERENCIAMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO “Um trabalho em si que se acrescenta à capacidade técnica de base.”

ESPAÇO DO GERENCIAMENTO

PRINCIPAIS FUNÇÕES GERENCIAIS CONTROLAR PLANEJAR LIDERAR ORGANIZAR

COMO MELHORAR A FUNÇÃO PLANEJAR? PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O QUE É ? “Uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando o maior grau de interação com o ambiente.” “É o planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las, de modo integrado e alinhado nos três níveis hierárquicos.”

NÍVEIS HIERÁRQUICOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINALIDADE: Pensar estrategicamente; Estabelecer prioridades; Desenvolver um processo de produção de decisões de base coerente e defensável;

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINALIDADE: Poupar tempo; Reduzir a descontinuidade; Melhorar o desempenho; Aperfeiçoar as habilidades dos gestores.

METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO ETAPAS

1ª ETAPA - VISÃO “É o ideal de uma organização. Aquilo que se quer ser num determinado tempo e espaço.”

IMPORTÂNCIA DA VISÃO A ausência de Visão, a sensação de falta de uma direção maior, de um norte que guie o esforço conjunto, dispersa a aplicação da energia que faz acontecer.

IMPORTÂNCIA DA VISÃO Na medida em que a visão é fragmentada, onde os vários segmentos da organização tem visões próprias, sem conexão com algo maior, a tendência é a busca de aprendizagem individualizada como fonte de maximização do desempenho setorial e como fonte de poder.

VISÃO DO STJ “Ser reconhecido pela sociedade como um Tribunal da Cidadania, modelo na garantia de uma Justiça célere, acessível e efetiva.”

“É o que dá direção e significado à existência da Organização.” 2ª ETAPA - MISSÃO “É o que dá direção e significado à existência da Organização.”

MISSÃO DO STJ “Garantir à sociedade uma justiça célere, acessível e efetiva, zelando pela autoridade e uniformidade na interpretação e no cumprimento das normas constitucionais.”

3ª ETAPA - VALORES “Explicitam as crenças e as convicções que devem ser defendidas pela instituição e orientam o comportamento das pessoas, permeando todas as atividades e relações que nela ocorram.”

VALORES STJ Orgulho Institucional; Presteza; Inovação; Cooperação; Comprometimento; Transparência; Confiança; Respeito.

4ª ETAPA - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL ANÁLISE DE AMBIENTES FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS

ESTRATÉGIAS Desta análise onde existe uma efetiva interligação entre os fatores internos e externos da instituição são estabelecidos os objetivos estratégicos a serem seguidos pela organização.

5ª ETAPA - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS São os sinalizadores dos aspectos da atuação organizacional em que o êxito é fundamental para o cumprimento das estratégias.

PERSPECTIVAS DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Cliente/sociedade: Direciona as ações para as necessidades e satisfação dos clientes; Orçamento/Finanças: reúne aqueles ligados à utilização adequada dos recursos orçamentários e financeiros; Processos Internos: analisa os processos de trabalhos críticos da organização, visando à melhoria contínua; Aprendizado/Crescimento:Direciona a atenção para as pessoas e para a infra-estrutura de RH necessária ao sucesso da instituição.

6ª ETAPA - METAS E PLANOS DESDOBRAMENTO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS EM METAS E PLANOS DE AÇÕES PELAS UNIDADES

ROTEIRO VISÃO / MISSÃO/ VALORES ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: Análise Ambiental 1 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: Identificação das oportunidades e ameaças externas e forças e fraquezas internas Ambiente Interno 2 – Diagnóstico Situacional ROTEIRO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 3 4 METAS PLANOS DE AÇÕES ANUAL 6

ACOMPANHAMENTO (CONTROLE) “Aquilo que não é medido não é gerenciado”.

7ª ETAPA - INDICADORES DE DESEMPENHO O sistema de medição de uma organização afeta em grande medida o comportamento de suas pessoas; Expressam a relação quantitativa entre o desempenho alcançado e o esperado contemplando às dimensões da eficiência, eficácia e efetividade.

DIMENSÕES Eficiência: É a otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados. Eficácia: É a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos da organização Efetividade: É a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.

8ª- REVISÃO-CICLO DA MELHORIA CONTROLAR PLANEJAR LIDERAR ORGANIZAR

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O QUE NÃO É: Um passatempo de intelectuais; Uma “camisa de força”; Um conjunto de ritos; Dissociado da ação.

PARA QUE NÃO OCORRA IMPLANTAÇÃO DO TIPO: 1ª - Entusiasmo; 2ª - Confusão; 3ª - Desilusão; 4ª - Procura de Culpados; 5ª - Castigo do inocente; 6ª - Condecoração dos não participantes.

É NECESSÁRIO: Internalizar como qualquer outro processo gerencial; Encarar que é um processo que tem a ver com as características e a cultura organizacional e no modo como gerenciamos;

Não são apenas técnicos. OS DESAFIOS Não são apenas técnicos.

ESTAMOS PENSANDO INTRODUZIR UMA MUDANÇA VISANDO MELHORAR NOSSO ...

MUDANÇA ???

“é bom para o privado, mas inadequado para o público”; 4 “BOAS DESCULPAS” PARA NÃO ADOTAR NOVAS FERRAMENTAS DE GESTÃO NO SERVIÇO PÚBLICO “é bom para o privado, mas inadequado para o público”; “é somente uma moda, passará”; “já o fazemos”; “é manipulação”.

QUATRO RAZÕES IMPORTANTES PARA ADOTÁ-LAS NO SERVIÇO PÚBLICO o serviço público continua mais indispensável do que nunca; mas deve provar sua eficácia; para atingir isso, precisa, antes de tudo, de quadros gerenciais que conduzam à mudança necessária, se não conduzir à mudança por si mesmo, corre o risco de que esta lhe seja imposta de fora.

“Não há vento favorável para quem não sabe onde vai ” MENSAGEM FINAL “Não há vento favorável para quem não sabe onde vai ” Sêneca

PARA O SERVIÇO AO CIDADÃO DO SERVIÇO À BUROCRACIA O DESAFIO DA MUDANÇA PARA O SERVIÇO AO CIDADÃO DO SERVIÇO À BUROCRACIA