Revolução Francesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revolução Francesa.
Advertisements

REVOLUÇÃO FRANCESA
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Criptografia Quântica : Um Estudo
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Desvantagens da Representação Binária Prof. Ricardo Linden.
Qual é a função de um texto literário?
PERSISTÊNCIA.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Trabalho Infantil no Brasil
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
" TÊNIS" Jogos parecidos ao tênis já eram praticados por gregos e romenos. Na Idade Média, a modalidade aparecia nas cidades italianas, onde era conhecida.
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Economia 2ª AULA.
Juliano Scherer Teles Jane Fleck Pontes Fabrício Silva Azeredo
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
Independência dos EUA.
Período Napoleônico
Iluminismo – Séc. XVIII Esta obra está carregada de simbolismo: A figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do.
INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA
Primeiro reinado
CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ! CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ!
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
1.
Aula III Fontes no Processo Civil Brasileiro. O direito processual e suas fontes.
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
A Proclamação da República
GUERRA DE CANUDOS Ana Carolina Tedeschi dos Santos. Beatriz Morelli.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
Primeira guerra mundial
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
Chile República do Chile.
LIDERANÇA.
Camila Toneloti Oliveira
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA COMO PARTICIPAR Aula 2 TANIA R. MENDES ATL – DPL/DC.
Legislação Eleitoral e Eleições Sistema Majoritário: Presidente, Governador, Prefeito e Senador Um turno: maioria simples dos votos. Só é aplicado.
1 A Revolução Francesa Prof. Dr. Vidal Mota Jr.. 2 Revolução Francesa Revolução Francesa Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa Antigo Regime
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
A REVOLUÇÃO O IMPASSE -1787: conselheiros reais sugerem que o Primeiro e o Segundo Estados paguem impostos. Resultado: foram demitidos. 1789: Ministro.
Revolução francesa Prof. Helton Chaves.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULAS 8-9.
A Revolução Francesa ( )
REVOLUÇÃO FRANCESA.
O nascimento do mundo burguês
O nascimento do mundo burguês
Transcrição da apresentação:

Revolução Francesa

Contexto histórico da França no séc. XVIII A miséria e pobreza eram marcas presentes neste período. Extrema injustiça social. Só a burguesia, trabalhadores urbanos e camponeses ( 3° estado ; os comuns ) pagavam impostos para manter o luxo do clero e da nobreza. O rei governava com poderes absolutos. ( País absolutista ) Os trabalhadores não tinham direito de votar . Os oposicionistas eram presos na bastilha ou condenados a guilhotina .

Charge do 3° estado.

A Revolução A França estava em crise, e gastava com o luxo da corte e pensão da nobreza . Viviam uma crise agrícola ( péssimas colheitas , o que gerou a falta de produtos aumentando o preço dos mesmos) começaram então manifestações populares. Percebendo tais problemas Luís XVI convoca a Assembleia nacional dos Estados-gerais . Os deputados burgueses formam outra assembleia , a assembleia nacional constituinte. Começaram revoltas populares nas ruas de Paris. Invasão à Bastilha.

14/07/1789 – Tomada da Bastilha – Grande Medo

O Lema dos revolucionários era “ Liberdade, igualdade e fraternidade”, pois resumia as necessidades do 3° estado francês.

A Revolução Francesa teve várias fases , uma delas foi a Monarquia Constitucional ou Assembleia Nacional ( 1789 – 1792). O rei Luís XVI teve que aceitar uma constituição, passando de uma monarquia absolutista para uma monarquia constitucional , limitando o poder do monarca. O clero e a nobreza passaram a pagar impostos . A igreja foi afrontada pelos anticlericanos, perdendo espaço na França, poder e bens. O Estado francês impôs ao clero a constituição civil , que tornava o clero submisso impondo ordens ao clero.

A revolução francesa tem ligações com o iluminismo ; criaram a declaração dos direitos do homem e do cidadão ( 1792-1795 ). Voto censitário. O monarca (rei) ficou submisso a uma constituição e tentou articular uma tentativa para retomar o seus poderes.

A burguesia mais moderada não foi favorável a morte do monarca. A França adota a república gerando outra fase da revolução francesa. A burguesia passa a comandar a república. Existiam dois tipos de burguesia: - os Girondinos, eram a alta burguesia , mais moderados e visando apenas os seus próprios interesses. - e os Jacobinos, pequenos e média burguesia, mais radicais e em sua maioria comerciantes, visavam os seus interesses e queriam medidas favoráveis para a população. Ganharam a força da população e chegaram ao poder.

A Convenção Nacional Disputas entre girondinos e jacobinos; Rei é Luís XVI é guilhotinado; Primeira coligação – Áustria, Prússia, Países Baixos e Inglaterra – contra ofensiva a Revolução Francesa; Levante popular – Revolta da Vendéia; Ascensão dos jacobinos – Convenção Montanhesa (1793-1794) Nova Constituição – Constituição do Ano I Sufrágio universal; Democratização

Luís XVI e sua esposa, Maria Antonieta tentaram fugir Luís XVI e sua esposa, Maria Antonieta tentaram fugir. Algumas pessoas o reconheceram e denunciaram. Foi julgado por traição a sua pátria. Sendo condenados à guilhotina os dois.

A fase do terror (1793 – 1794) Houve a fase radical, com censura e a tortura. Robespierre( líder jacobino) foi muito radical no poder. Era amigo de Dalton. Dalton fez críticas, então Robespierre mandou-o para a guilhotina. Robespierre foi tão radical que perdeu o apoio que tinha. Sendo assim os girondinos aproveitaram- se e deram um golpe – o golpe 9 temidor, onde os girondinos tiraram os jacobinos do poder. Robespierre foi condenado a guilhotina em 1794

O diretório (1795-1799) Última fase da revolução francesa. De volta o poder da Burguesia( girondinos ), buscou retomar o processo, cria-se um novo tipo de governo, o diretório formado por 5 diretores. Tinham a mentalidade voltada para os seus interesses próprios, voltaram atrás em relação às conquistas populares ( anulação ). Alguns países europeus se uniram para acabar com a revolução, temendo que ela se espalhasse pela Europa. A burguesia achou necessário que houvesse alguém para o poder militar, sendo nomeado Napoleão Bonaparte. Planejaram-se um golpe para colocar Napoleão no poder em 9 de novembro de 1799- o 18 Brumário.

Com o apoio burguês, militar e até mesmo popular, Napoleão tomou o poder e criou o consulado com três cônsules.